sábado, 8 de outubro de 2011

Review: Maria Rita - "Elo" (2011)

Artista: Maria Rita
Título: Elo
Gênero: MPB
Ano de Lançamento: 2011
Gravadora: Warner Music Brasil.
Site Oficial: Maria Rita
Avaliação do Blog: (5 Estrelas)

A espera foi longa e ano após ano a esperança de um novo álbum acabava deixando os fãs ansiosos e ao mesmo tempo desapontados. O álbum Samba Meu (2007) foi sem dúvida um grande sucesso e rendeu uma turnê duradoura, mas era preciso que chegasse ao fim, para que a diva da MPB voltasse aos estúdios e assim pudesse focar em seu novo trabalho. Demorou, mas como fã, digo que valeu esperar.

Elo (2011) é o mais novo trabalho da cantora Maria Rita. O álbum acabou de sair de forno e pelo o que acompanhei, está causando opiniões diversas entre os ouvintes, afinal é um trabalho cercado de expectativas e incertezas. Maria Rita começou sua carreira lançando dois grandes álbuns de MPB, com grandes composições e um som que flertava com o jazz. No próximo acontece uma reviravolta e a cantora surge com um álbum de samba. Independente do gênero, ela novamente acertou e fez um grande trabalho no estúdio. Inclusive eu conheci a Maria Rita justamente por causa do álbum Samba Meu e depois tive o prazer e a honra de ir a um show da turnê. Desde então os rumores que se ouvia era em relação ao novo álbum da cantora, será que ela iria continuar com um pé no samba ou voltaria para a mpb?. O fato é que a Maria Rita guardou esse segredo a sete chaves.

Antes do tão esperado lançamento, foi divulgado um single, da música “Pra Matar Meu Coração”, foi através dessa música que o publico e a critica começaram a ter uma dimensão do que estava por vir.

Definir o repertório do álbum Elo (2011) é um pouco complicado, pois ao mesmo tempo em que ele é inédito, ele não é. Entenderam?. A cantora escolheu onze canções, sendo que dez são gravações inéditas de músicas que fizeram parte da história da diva em algum momento. Mesmo com o fim da turnê do álbum anterior, Maria Rita continuou fazendo shows e montou um novo repertório e boa parte dessas músicas estão no novo álbum. A novidade fica por conta da sonoridade, que irá agradar boa parte dos fãs, já que a cantora optou por deixar o samba um pouco de lado e focou em um trabalho voltado para a mpb. Mas há exceções, que contarei logo mais. A outra novidade é em relação aos músicos – uma formação que nos remete aos primeiros trabalhos da diva – um trio formado por Tiago Costa (piano), Sylvinho Mazzuca (contrabaixo) e Cuca Teixeira (bateria), ou seja uma formação jazzística. Outra curiosidade foi o tempo que ele levou para ser gravado, apenas 10 dias. O estúdio escolhido foi o Toca do Bandido, do Tom Capone e foi produzido por ela mesma, Maria Rita.

No vocal a cantora provou mais uma vez por que é uma das grandes interpretes do cenário nacional. Bom mais vamos ao que de fato interessa: as músicas. O álbum abre com duas canções inéditas, “Conceição dos Coqueiros” de Lula Queiroga, que nos remete aos primeiros álbuns da Maria Rita. “Santana” de Junio Barreto, surge na sequencia, com uma cadência bem jazzística. “Perfeitamente” dos compositores Fred Martins e Francisco Bosco, é outra canção para matar a saudade de qualquer fã. Em “Coração a Batucar” de Davi Moraes, Maria Rita encanta o ouvinte com um samba/jazz agradável e grudento, sim, essa letra ficará na sua memória durante dias. Na sequencia “Menino do Rio” de Caetano Veloso e que ficou famosa na voz da Baby Consuelo. A inédita “Pra Matar o Meu Coração” dos compositores Pedro Baby e Daniel Jobim, uma das canções mais bonitas do álbum, começando pela letra belíssima e o arranjo refinado, um samba cool com toques de jazz, maravilhoso. De Chico Buarque e Edu Lobo, a cantora interpreta “A História de Lily Braun”, uma música com uma cadência deliciosa e que novamente nos remete aos tempos da música “Conta Outra”, a voz da Maria Rita impecável como sempre, afinadíssima. “Nem um Dia” de Djavan e que tem uma interpretação marcante da cantora. “A Outra” é uma canção do seu parceiro de outros álbuns, Marcelo Camelo e que foi lançada em 2003 pelos Los Hermanos. E claro que a diva não iria deixar de interpretar uma canção da Rita Lee, a escolhida “Só de Você”, simplesmente sensacional. O álbum fecha com o samba “Coração em Desalinho”, composição de Mauro Diniz e Ratinho, a interpretação ficou conhecida por ter sido tema de abertura da novela da globo.

Se eu curto MPB, devo isso principalmente a Maria Rita, foi através dos álbuns dela que passei a procurar e conhecer um pouco sobre esse gênero. E o que dizer sobre o álbum Elo (2011)? Na minha opinião de fã e blogueiro, a cantora surpreendeu mais uma vez, talvez muitos esperavam um álbum mais voltado para o samba e com mais canções inéditas, mas o fato é que o seu novo álbum fez com que ela focasse na sonoridade do inicio da sua carreira, independente de ter canção inédita ou interpreção, o resultado é um álbum primoroso, Maria Rita provou mais uma vez ser uma grande interprete, ela consegue colocar a sua marca em canções conhecidas, são poucas as cantoras que conseguem isso e que demostram essa personalidade. Elo (2011) tem tudo para ser uma das grandes surpresas do ano. Boa Audição.

Maria Rita - "Pra Matar Meu Coração"


Maria Rita - "Coração a Batucar"


Maria Rita - "Perfeitamente"

9 comentários :

  1. Também gosto muito da Maria Rita. Esse álbum já está na minha wish list!

    ResponderExcluir
  2. Caro Daniel,
    Sempre que posso acompanho o J&R e seus ótimos posts (tanto os links quanto os comentários). Apenas para servir como uma referência aos inúmeros visitantes deste excelente blog, se me permite, gostaria de registrar o meu (quase que total) descontentamento com este álbum da Maria Rita. Em minha opinião, ela vem descendo cada vez mais a ladeira da MPB, tanto nas vezes que pude assistí-la "ao vivo" quanto nos seus CDs que compro religiosamente (desde o seu excelente début). Neste álbum ela nos dá claras mostras de sua decadência tanto no quesito escolha de repertório, quanto no estilo de interpretação. Mas é claro que esta é apenas uma opinião pessoal minha, e nada melhor que cada um ouça e tire suas conclusões. De qualquer forma, acho melhor uma Maria Rita "meia-boca" que uma Cláudia Leitte no auge(?) se é que isto seja possível.
    Abraços a todos e muito obrigado pela regularidade e qualidade do blog.
    Abraços,
    --zm

    ResponderExcluir
  3. Vc disse q o Álbum tinha sido produzido pelo Tom Capone? Mas o Tom faleceu na época do lançamento do "Segundo". Tom estava no primeiro cd dela.

    ResponderExcluir
  4. Erro meu caro anônimo. O álbum foi produzido pela Maria Rita e gravado no estúdio do Toca do Bandido, do Tom Capone (que realmente já faleceu).

    Falha nossa ! rs...

    E ZM-JazzRock depois vou comentar o seu comentário, mas já agradeço desde já pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  5. Ué...cadê link pra Download meu querido!

    Pow...empleno dia das crianças vç coloca o doçe na boca da criança depois tira..Ah..sacanagem...rsrs....


    Rodney Bass

    ResponderExcluir
  6. Nas postagens classificadas como REVIEW não estou disponibilizando o link, apenas o texto e alguns videos.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Daniel, mais uma vez muito obrigado! Não ouvi ainda todo o álbum, mas creio que está muito bom! Abços!
    Edu Camargo

    ResponderExcluir
  8. Não consigo ver maria rita como grande cantora,principalmente quando lembro em sua mãe,essa sim cantora em estado puro.

    ResponderExcluir