sábado, 24 de setembro de 2011

Scott Feiner & Pandeiro Jazz

2010 - Accents
Gênero: Jazz



Os leitores mais assíduos do Blog Jazz & Rock, certamente irão se lembrar do pandeirista de jazz Scott Feiner. Sua música é mais do que um bom motivo para trazê-lo de volta ao blog, mas dessa vez teve algo a mais, é que o Scott irá se apresentar na próxima quinta-feira no Rock in Rio, no palco Rock Street.

Para aqueles que não leram o primeiro post sobre o Scott, aproveito para fazer um pequeno resumo da sua trajetória musical. Scott nasceu em Nova York e se formou em música como guitarrista de jazz, na renomada Hartt School of Music. Como guitarrista chegou a gravar dois álbuns. Mas foi em uma visita ao Brasil, que o então guitarrista se rendeu ao pandeiro, um instrumento pouco conhecido dos americanos, mas que serviu para que Scott tivesse um incentivo de voltar à cena musical. Apesar de ter levado o pandeiro para NY, Scott não estava completamente satisfeito e decidiu voltar ao Brasil em definitivo, mais precisamente no Rio de Janeiro, para que pudesse ficar mais próximo da música brasileira. Essa proximidade rendeu bons frutos para o agora pandeirista de jazz, já que ele gravou três excelentes álbuns e sempre inúmeras participações e apresentações. O interessante disso tudo, é que o Scott conseguiu fazer com que o pandeiro tivesse um papel importante no jazz, sendo que em seus álbuns, Scott usa o pandeiro como o instrumento de percussão, a ponto de deixar a bateria de fora.

Depois de lançar os álbuns Pandeiro Jazz (2006) e o Dois Mundos (2008), Scott Feiner apresenta o seu novo trabalho, Accents (2010). Assim como nos dois primeiros, o pandeirista segue a mesma receita que o colocou em evidência. Nesse novo álbum, Scott chamou três músicos de renome da cena jazzística nova iorquina, o saxofonista Joel Fraham, o baixista Joe Martin e o guitarrista Freddie Bryant, vale destacar que os três já tocaram com Scott no primeiro álbum. Ou seja, entrosamento é não é o problema do quarteto. Com esse time de feras, Scott segue a risca a mesma receita dos álbuns anteriores, usando o pandeiro como o único instrumento de percussão, dando a ele uma posição de destaque em meio a uma formação clássica de jazz e assim criando uma sonoridade única e versátil

Accents (2010) tem um repertório de dez canções, que se baseia em composições próprias e interpretações. O álbum abre com “Alone”, uma composição do guitarrista Freedie Bryant, uma canção empolgante, com direito a improviso do saxofonista Joel e o pandeiro jazzístico do Scott, a principio para quem não está familiarizado pode soar estranho, mas depois você passa a perceber a genialidade e a criatividade desse musico. “Accents” é o resultado da parceria de Scott e Freedie, uma canção com uma pegada rítmica muito interessante. “Jobimiola” tem uma pincelada de bossa nova e foi composta pelo saxofonista Joe Fraham, uma música que parece ser um grande improviso, onde todos os músicos participam. Outra excelente canção é a “7 na Ciranda”, que começa com Scott tocando apenas o pandeiro até que os demais músicos o acompanha, destaque para o arranjo dela, simplesmente perfeito. Mas não é só de composições próprias que o álbum é feito, há espaço para clássicos do jazz, como a canção “Watermelon Man” do pianista Herbie Hancock. A banda decidiu manter a base original, mas em cima dela fez um trabalho genial, como sempre com o pandeiro ditando o ritmo e acompanhado de perto pelo sax, o baixo e a guitarra. Há ainda a versão de outro standart do jazz, a clássica “Soul Eyes” do pianista Mal Waldron. Para encerrar o álbum, Scott como um bom pandeirista, escolhe a canção “Chiclete com Banana”, composição de Jackson do Pandeiro.

Scott Feiner mais uma vez mostra que é um musical genial e de um talento nato, afinal só ele mesmo para conseguir enxergar que o pandeiro poderia ser de alguma forma útil no meio de uma formação clássica de jazz e o resultado da sua ousadia é isso ai, três álbuns maravilhosos e que certamente cairão no gosto de qualquer jazzista. Boa Audição.

Track List

01. Alone
02. Accents
03. Watermelon Man
04. 7 na Ciranda
05. Share & Share Alike
06. Soul Eyes
07. Before Your Eyes
08. Jobimiola
09. Old Devil Moon
10. Chiclete com Banana

Scott Feiner & Pandeiro Jazz - "7 Na Ciranda" (SESC Instrumental)


Site Oficial: Scott Feinir

Um comentário :

  1. E aí J&R! Conheço e gosto muito do disco Dois Mundos. Na verdade é aquela coisa... o Scott não toca nada demais como pandeirista, mas se juntou com uns caras feras e fez um disco muito bom, visto que no Dois mundos o Saxofonista o trumpetis e o pianista arrebentam né, e, de fato, não se sente falta de uma bateria.
    Estou fazendo o download.
    Brigadão.
    Abrç.

    Zezo Maltez
    zezomaltez@yahoo.com.br

    ResponderExcluir