segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Motörhead

2000 - We Are Motörhead
Gênero: Heavy Metal



Em quatro anos de existência do Jazz & Rock e com muito material na bagagem, acabei de maneira displicente deixando muito som que deveria ter lugar de destaque, de fora. E os motivos foram muitos, como não ter uma equipe de uploaders e parceiros, o tempo cada vez mais escasso e principalmente a quantidade de material que eu tenho em mãos para publicar. E mesmo fazendo o possível e o impossível para compartilhar esse material, não tem jeito, sempre irá ficar um som de fora, o que é sem duvida uma grande perda. E como metaleiro, um dos grandes pecados que cometi foi o de não postar um álbum dos deuses do metal, o Motörhead. Mesmo curtindo o som dos caras a pouco mais de três anos, acabei cometendo esse pecado. Mas felizmente, podemos nos arrepender, clamar por misericórdia e postar um álbum do Motörhead.

Primeiramente não há o que falar sobre o Motörhead e o vocalista/baixista Lemmy Kilmister. Talvez por que não somos dignos de citar o nome desse cara, ele que já fez muito pelo heavy metal, é sem duvida uma referência no mundo inteiro, sua importância vai além da compreensão humana. E sobre o Motörhead, bom são mais de 35 anos de estrada e muito rock’n’roll.

E como se trata da primeira postagem do trio britânico no Jazz & Rock, escolhi um álbum mais do que especial, foi através desse álbum que passei a curtir e venerar o som desses caras. We Are Motörhead (2000) pode ser considerado o álbum mais avassalador e barulhento do trio britânico.

O álbum abre com “See Me Burning”, um excelente cartão de visita do Motörhead, um heavy metal visceral, com uma pegada muito rápida, destaque para Mikkey Dee e sua bateria (ou seria uma metralhadora?), enquanto Lemmy solta a sua voz rouca de forma impiedosa e nesse caso, sem misericórdia. Não há tempo para respirar, são três minutos de um som brutal. Na sequencia surge “Slow Dance”, que começa com o guitarrista Phil Campbell dando as boas vindas com um riff pesado e arrastado, a música tem uma pegada mais cadenciada e um refrão grudento demais, “Slow dance, slow dance, slow dance... Show me you´re a mover”. “Stay Out of Jail” segue a mesma linha da primeira, com uma pegada acelerada, porém com um pouco menos de peso e não menos avassaladora. “God Save The Queen” está entre um dos hits da banda, o interessante dessa música é clima mais rock’n’roll, talvez uma das virtudes do trio, é não se prender a rótulos, como o próprio Lemmy diz, o que eles fazem é puramente rock. É na mesma pegada que começa “Out to Lunch”, um rock’n’roll de tirar o fôlego, o trio se mostrando cada vez mais entrosando, com Lemmy mais uma vez cantando demais, os solos de Phil e a batera impiedosa de Mikkey Dee. Em “Wake The Dead”, o Motörhead parte para um clima mais sombrio, com um Mikkey detonando tudo no bumbo duplo, Lemmy com uma voz ainda mais rouca. Na sequencia surge a cadenciada “One More Fucking Time”, uma música que até poderia ser uma balada, mas não quando se trata de Motörhead, essa música tem uma letra muito profunda, vale a pena conferir a tradução. Depois da suposta calmaria, o trio britânico manda outra música avassaladora, “Stagefright-Crash & Burn”, heavy metal com requintes de crueldade, mais um convite ao bate cabeça. Destaque para o solo do guitarra Phil Campbell e para o som brutal do contrabaixo do Lemmy, que não economiza na hora de mandar as suas linhas, sempre com muito peso. Mais uma vez não há tempo para pensar ou puxar um pouco de ar, logo na sequencia surge “(Wearing Your) Heart On Your Sleeve”, curto demais essa música, enquanto Lemmy vocifera, a banda mantem uma base quase hipnótica, com direito a mais um solo de Phil. E para encerrar esse álbum primoroso, a música titulo “We Are Motorhead”, que começa com o baixo distorcido do Mr.Lemmy Kilmister, são 2:22 minutos de um som visceral, a letra em si é muito foda, cada palavra soa como um aviso e por fim o refrão serve para mostrar a grandiosidade dessa banda: “NÓS SOMOS O MOTÖRHEAD !!

Não há palavras que possam traduzir a importância dessa banda no cenário do metal mundial, Lemmy Kilmister não por acaso é reverenciado por onde passa, sempre levando o som do Motörhead até os confins da terra. Como disse no inicio do post, eu curto o som desses caras a pouco mais de três anos e postar um álbum deles no Jazz & Rock está longe de ser uma obrigação, é mais uma gratidão mesmo, por tudo que esses caras representam. Prova disso é que ontem, mesmo não estando no Rock in Rio, a minha expectativa e ansiedade em relação ao show do Motörhead era inexplicável e quando o trio subiu no palco e fizeram aquele show impecável, ao fim a minha adrenalina estava a mil por hora. Então aproveito para avisar aos navegantes, que esse será apenas o primeiro, de muitos e muitos posts sobre o Motörhead. Boa Audição a todos.

Track List

01. See Me Burning
02. Slow Dance
03. Stay Out of Jail
04. God Save the Queen
05. Out to Lunch
06. Wake the Dead
07. One More Fucking Time
08. Stagefright/Crash & Burn
09. (Wearing Your) Heart On Your Sleeve
10. We Are Motörhead

Motörhead - God Save the Queen


Motörhead - We Are Motörhead (Live)


Site Oficial: Motörhead

Um comentário :

  1. Os caras são realmente feras. Esse foi o primeiro CD que ouvi também deles. Peguei emprestado com um colega meu. Parabéns pelo post, camarada!

    ResponderExcluir