quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Leo 037

2009 - Títere con Cabeza
Gênero: Hard Rock / Heavy Metal



No exterior, o cenário do rock continua surpreendendo pela quantidade e qualidade das bandas, ao contrário do Brasil, onde o rock’n’roll luta dia após dia para não ir de vez para a uti, lá fora as bandas e o publico vivem em uma realidade é bem diferente.

A novidade da vez fica por conta do vocalista espanhol Leo Jimenez, que atualmente canta e toca guitarra na banda de heavy/power Stravaganza. Sua carreira começou na banda Krysalida, onde gravou o seu primeiro álbum de estúdio, mas foi na banda de heavy metal Saratoga, que Leo ganhou notoriedade e gravou oito álbuns. E ao mesmo tempo em que cantava nas bandas, ele também arrumava tempo para fazer várias participações.

Conheci o trabalho do Leo Jimenez através de um projeto solo recente, chamado 037 (Leo). Com dois álbuns lançados, sendo o primeiro Títere con cabeza (2009) e o recém lançado Los Fuertes Sobreviven (2011). Não há como não elogiar um trabalho desses, a começar pela produção, a qualidade e principalmente o potencial do Leo, como vocalista, sem dúvida um dos melhores da atualidade e dono de um timbre agressivo e melódico.

Gostaria de postar os dois álbuns de uma vez só, mas depois de muito pensar, decidi postar o debut Títere com cabeza (2009). Para a estreia do seu projeto, Leo chamou três músicos de calibre, o guitarrista Ix Valieri, o baixista Marcos Miranda e o batera Carlos Exposito. No repertório, um heavy metal avassalador, com requintes de crueldade para deixar o fã mais exigente boquiaberto. Tudo isso com um detalhe muito importante: Letras em espanhol. Não poderia ser melhor.

E antes de começar o texto sobre o álbum, aproveito para fazer uma pequena ressalva: Não julguem o álbum pela capa, ok? Claro, que isso serve apenas para os metaleiros, já que as metaleiras de plantão não irão pensar duas vezes para baixar o álbum. Bom mais vamos ao que de fato interessa.

O álbum abre com “Caminhos De Agua”, um heavy metal visceral e empolgante, com Leo mandando bem demais no vocal, mesclando o timbre agressivo e o agudo. Outro ponto positivo, fica por conta do instrumental, impecável. Os riffs de guitarra, o baixista e o baterista com uma pegada precisa demais. Bom não precisa dizer que é um baita cartão de visita, né?. Em “Desde El Ataúd”, o heavy metal volta à tona, mas agora mesclando o peso com a melódia, com uma base de guitarra matadora. Com uma introdução ao melhor estilo heavy metal britânico, eis que surge “Condenado”, outra bela composição e com uma pegada bem mais pesada. Como toda banda de hard/heavy que se preze, não poderia de jeito nenhum faltar uma balada, e a canção “Bella Julietta” tem todos os atributos necessários para ficar na memória dos ouvintes, não só pela letra e por ser cantada em espanhol, mas também pelo clipe, muito bem produzido por sinal. Um detalhe interessante – e que eu não tinha reparado, até uma amiga comentar comigo – é o final da música, ao melhor estilo Axl Rose. Sem dar tempo para respirar, é chegada a hora da excelente “Bebe De Él”, um heavy metal que nos remete aos bons clássicos oitentista, com muito riff, solos, um andamento rápido e uma estrutura bem trabalhada, fugindo da mesmice. Para os fãs do heavy metal tradicional, a pegajosa “Volar”, e que música, simplesmente perfeita, destaque mais uma vez para o vocal do Leo e os riffs do guitarrista Ix Valieri. Em “Buitres” a banda deixa o heavy metal acelerado de lado e parte para um andamento bem mais cadenciado, com bases que soam mais arrastadas e ainda mais pesadas. E quando pensamos que já presenciamos do bom e do melhor no álbum, somos surpreendidos com mais um heavy metal arrebatador, “Tras Las Puertas Del Mal”, bom tentei de todas as maneiras encontrar palavras para descrever essa música e não consegui. Essa fica a seu critério caro leitor. E para encerrar em grande estilo, a banda ainda traz duas faixas bônus, a primeira “Llévame”, mais uma balada que não deve em nada para as já conhecidas e consagradas do heavy metal. Para quem estava pensando que a banda iria aliviar um pouco a pegada, está muito enganado, pelo contrário, os caras mandam mais uma daquelas que mais parece um soco no estomago (para tirar o fôlego), a pesada “Huye” e dessa vez um heavy metal com uma levada thrash/power.

Não há como negar a qualidade do projeto 037, do vocalista Leo Jimenez. Um álbum que trouxe a tona o heavy metal na sua mais pura essência e peso. Um jovem, porém experiente vocalista, que consegue reunir em um só trabalho: técnica, melodia, agressividade, boas composições, resultando em um dos melhores álbuns de heavy metal dessa nova safra. Quando eu disse que o rock no exterior, vai muito bem, é por causa de trabalhos como esse. Boa Audição.

Track List

01. Caminos de Agua
02. Desde el Ataúd
03. Condenado
04. Bella Julietta
05. Bebe de Él
06. La danza de Hyde
07. Volar
08. Buitres
09. El Tiempo Curará
10. Tras las Puertas del Mal
11. Llévame (Bonus)
12. Huye (Bonus)

Leo 037 - "Bella Julietta" (Oficial)


Site Oficial: Leo 037

4 comentários :

  1. Malaaandrooo... Curti demais essa música "Bella Julietta"! Não sou muito apegado à Heavy Metal, mas esse eu vou baixar com gosto! Ótima recomendação. Vou até procurar esse CD pra comprar na internet!

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a visita, sempre aberto a parcerias e tenho várias que nem me conhecem, mas só coloco qdo sinto que vale.
    Confere no meu blog'n roll ok?
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O que acho legal do Rock/Metal espanhol é que a grande maioria deles só cantam no próprio idioma. Não querendo soar muito ufanista, mas bem que algumas bandas daqui podiam fazer o mesmo, não?

    ResponderExcluir
  4. Não é ser ufanista não Alan, concordo com você. As bandas nacionais deveriam dar valor ao idioma e não optar sempre pelo inglês. As bandas espanholas e argentinas, na maioria cantam em espanhol mesmo, fica muito bom.

    AbraçO
    Daniel

    ResponderExcluir