sábado, 17 de setembro de 2011

B.B. King - "Live in Africa" (1974)


Ontem dia 16 de Setembro, o rei do blues B.B King completou 86 anos. E não poderia de forma alguma deixar essa data tão especial passar em branco, por isso preparei uma postagem especial, como forma de prestar uma singela homenagem ao melhor bluesman de todos os tempos.

Em 1974 aconteceu em Kinshasa, Zaire (atual Congo), uma luta de boxe que até hoje é lembrada e considerada como a mais importante do século XX. No ringue George Foreman e o campeão mundial Muhammad Ali. O interessante que ontem mesmo meu pai e um primo, comentaram sobre essa luta comigo, dizendo que foi algo épico, que durou 8 rounds, o que proporcionou uma luta inesquecível, a luta foi decidida no oitavo round, momento em que Ali aproveitou um descuido de Foreman, e finalizou o combate com uma sequência de três golpes, o que levou Foreman diretamente a lona. Eu não vi a luta, mais para quem se interessar, é possível encontra-la facilmente na internet. No blog do meu amigo Edison Junior , tem um post que conta a história detalhada sobre a luta do século.

Live in Africa (1974) é um registro mais do que especial desse acontecimento histórico, onde o rei do blues tocou para um público de 80 mil pessoas e fez jus ao titulo de rei, com uma das melhores performances da sua carreira. E tal afirmação não é exagero não, BB King cantou muito e tocou absurdamente bem, e realmente fazendo com que cada nota valesse por mil.

No repertório oito canções, entre elas as clássicas “Gess Who”, “I Believe in My Soul”, “The Thrill is Gone” e “Ain't Nobody Home”. O show teve duração de 42 minutos, mais tempo suficiente para BB King mostrar mais uma vez por que é considerado o Rei do Blues. Não consegui obter a informação sobre os músicos que estiveram presentes no show, mas um fato interessante é a presença dos metais no arranjo das músicas, uma espécie de orquestra, com direito a regente. Live in Africa’74 é um registro histórico e portanto obrigatório a todos os fãs de blues e consequente do BB King.

BB King completa 86 anos no auge e que mesmo com 60 anos de carreira e mais de 20 álbuns lançados, ele continua com a mesma disposição quando sobe no palco ao lado da sua inseparável guitarra Lucille. Happy Birthday King of Blues !! Fica a dica.

Track List

01. To Know You Is To Love You
02. I Believe in My Soul
03. Why I Sing the Blues
04. Ain't Nobody Home
05. Sweet Sixteen
06. The Thrill is Gone
07. Guess Who
08. I Like to Live The Love

BB King - "Ain't Nobody Home" (Live in Africa'74)


Site Oficial: BB King

6 comentários :

  1. BB King é fantástico! Ótimo post!

    A propósito da luta que você mencionou, tem um post lá no meu sítio sobre ela, caso interesse:

    http://edisonjr.blogspot.com/2008/04/luta-do-sculo.html

    A quem se interessar mais ainda, há um filme chamado "Quando Éramos Reis" e um livro de Normal Mailer chamado "A Luta". Valem a pena.

    ResponderExcluir
  2. hum valeu Edison, depois vou ler o post sobre a luta. Eu na verdade nunca tinha ouvido falar nela, mas ontem conversando com meu pai e um primo, eles comentaram sobre essa luta. E a noite acabei me lembrando de uma apresentação do BB King na Africa, mais não sabia que o show foi na mesma época da luta do século.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. mto bom o blog
    estão de parabens

    sugiro uma banda que se nao conhecem deem uma olhada...chama-se The J. Geils Band mto boa...
    ouvi a primeira vez num programa de rádio da minha city...
    teh mais

    ResponderExcluir
  4. Este dvd é sensacional, recomendadíssimo!!! Eu dei sorte, comprei por 5 contos nas lojas americanas. Ótimo post!

    Abraço!

    ResponderExcluir