quinta-feira, 21 de julho de 2011

UmDoisTrio

2002 - UmDoisTrio
Gênero: Jazz / Música Instrumental Brasileira



UmDoisTrio é um trio de jazz e música instrumental brasileira formado pelo baterista Cuca Teixeira, o guitarrista Michel Leme e o baixista Thiago Espirito Santo. O trio foi formado em 2002 e lançou no mesmo ano o álbum homônimo.

Assim como outros trios famosos, o UmDoisTrio também se destaca pela virtuose de seus músicos, que juntos exploram diversos elementos rítmicos e o resultado é um álbum versátil, criativo e com uma sonoridade intensa. O repertório é inédito e formado por nove canções. O interessante é cada música traz uma particularidade, seja pela intensidade ou ritmo. A base é o jazz, mas o ingrediente principal é o improviso, que na minha opinião é o grande trunfo da música instrumental, que dá ao músico a possibilidade de trilhar por vários caminhos em uma única composição. Na minha concepção de ouvinte, esse é a forma mais clara de tentar traduzir em palavras a essência do álbum “UmDoisTrio” (2002).

Logo na abertura, o trio manda muito bem em um tema jazzístico com toques de samba, destaque para o improviso do guitarrista Michel Leme e a base mais do que participativa do baterista Cuca Teixeira e do baixista Thiago Espirito Santo. A primeira música serve de exemplo para as demais, já que o tom do álbum não muda, o que é muito bom. Sendo assim, você será bombardeado por doses excessivas de virtuosismo e um som da melhor qualidade, tocado por músicos competentes e experientes. Um ponto que merece ser comentado, é que o álbum foi gravado e produzido de forma independente, e como não poderia ser diferente, o trio teve que enfrentar grandes dificuldades para a concretização do projeto.

Apesar de ter conhecido o som do UmDoisTrio a pouquíssimo tempo e por acaso, já conhecia o trabalho do baterista Cuca Teixeira e do baixista Thiago Espirito Santo, através do Neural Code, onde os dois formaram um trio com o guitarrista Kiko Loureiro. Claro que isso não representa 1% do trabalho dos dois, já ambos são conhecidos no cenário nacional por tocar com vários músicos, como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Maria Rita, Bocato, Yamandú Costa, Celso Pixinga, entre outros, isso sem contar as participações em festivais nacionais e internacionais. O guitarrista Michel Leme, é outro grande nome da música nacional. Considerado pela critica especializada como um mestre da improvisação, assim como os outros dois músicos, Michel tem inúmeras participações em gravações e também álbuns próprios.

Não é de hoje que tenho um fascínio por trios, principalmente no jazz, como o Nat King Cole e o John Pizzarelli Trio, entre outros que infelizmente não lembrarei o nome. E de uns tempos para cá, passei a descobrir trios formados por músicos brasileiros, como o Nosso Trio, Mansur Samba Trio e recentemente o UmDoisTrio. Na minha concepção de ouvinte, acho que o trio é uma formação privilegiada e que passa a sensação de liberdade aos músicos, e para quem aprecia um som baseado no improviso, é certamente uma ótima pedida. Apreciem o som do UmDoisTrio, sem moderação. Boa Audição.

Track List

01. Bom Dia
02. Filósofos
03. Latin Lover
04. Santa Izabel
05. Fazenda Nova
06. Mila
07. Pilhando A Moçada
08. Nas Montanhas
09. Samba do Bem

Michel Leme e Thiago Espirito Santo - "Bom Dia"

3 comentários :

  1. conheci um pouco do trabalho do MichelLeme pelo you tube e confesso que virei fã na hora. Gostaria que ele fosse meu professor de Guitar Jazz. Por favor posta os dcs dele se puder mano...
    Seu blog é muito massa...entro todos os dias..

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não posso prometer tal coisa, já que os cds do Michel Leme são raros na internet..rs.

    Caso você encontre primeiro, me avisa por favor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Show de bola o Thiago Quebrandotudo o som do seu Fretlles é de mais...Ouçam é musica de Prima...

    Rodney Bass...

    ResponderExcluir