segunda-feira, 18 de julho de 2011

Rainbow

1976 - Rising
Gênero: Hard Rock / Heavy Metal



Dias atrás comentei no twitter e no facebook sobre a hegemonia dos britânicos quando o assunto é rock. A sensação é que os caras descobriram um espécie de fórmula ultra secreta e década após década exportaram para o mundo as maiores bandas da história, sempre mantendo o mesmo padrão de qualidade. Não é difícil chegar a essa conclusão, basta uma passada rápida pela história para perceber a quantidade de bandas que os britânicos exportaram, principalmente em relação aos outros países do mundo. E o que não falta são exemplos, principalmente de bandas clássicas, como o Iron Maiden, Black Sabbath, Judas Priest, UFO, Beatles, Queen, Motörhead, Led Zeppelin, Pink Floyd, Deep Purple, etc. É uma lista imensa.

O Rainbow é outra banda de peso que foi formada em terras britânicas. A banda foi fundada em 1975, pelo fundador do Deep Purple, o guitarrista Ritchie Blackmore. E para dar inicio a nova empreitada, Ritchie recrutou antigos músicos da banda Elf, o renomado vocalista Ronnie James Dio, o baixista Craig Gruber, o tecladista Mickey Lee Soule e o baterista Gary Driscoll. Essa foi apenas uma, das inúmeras formações da banda. Isso sem falar das idas e vindas do próprio Ritchie,que chegou a sair para voltar ao Deep Purple em 84 e depois retornou, até sair definitivamente após o término da banda em 97.

O álbum “Rising” (1976) pode ser considerado o melhor da carreira do Rainbow, por ser um dos mais importantes e elaborados musicalmente. Apesar de ser o segundo álbum da banda, a formação mudou completamente em relação ao álbum debut. O álbum começa com a Tartot Woman, que de cara nos brinda com uma introdução de teclados psicodélicos feita por Tony Carey, som que é quebrado na sequencia pelo som da guitarra de Blackmore e o vocal impecável de Ronnie James Dio. Um belo cartão de visitas. Run With The Wolf começa na mesma pegada, porém com um andamento mais cadenciado, porém não menos melódico, com Dio justificando mais uma vez a sua presença na banda. Na sequencia surge Starstuck, que ganharia fácil o titulo de melhor do álbum, principalmente devido a suas variações, destaque para Blackmore que explora sua guitarra ao máximo, através dos riffs e do solo, o baterista Cozy Powell que manda muito bem na batera, com uma precisão e acompanhamento impecáveis, e claro Ronnie James Dio, que mais uma vez dispensa comentários para o seu vocal. Blackmore dita o ritmo no começo da música Do You Close Your Eyes, apesar de ser uma boa música, não apresenta grandes novidades seguindo a linha do hard/heavy. Stargazer começa com uma introdução de batera, muito bem executada por Cozy Powell, em relação a música em si, a banda surpreende com uma sonoridade bem melódica e riffs impecáveis, com grandes variações e o uso do teclado, que serve para criar um ambiente ainda mais envolvente, enquanto Dio continua desafiando seus limites nos vocais. Por fim tempos A Light in Black, a música mais rápida do álbum, com Blackmore nos presenteando com um solo arrebatador e riffs precisos, enfim, sejamos justos, a banda toda merece destaque nessa música, o batera Cozy Poweel e o tecladista Tony Carey proporcionam um momento único, com uma participação imprescindível no solo, e Dio que começou o álbum em alto nível, termina mostrando por que é um dos melhores vocalistas de todos os tempos.

Rainbow é mais uma banda lendária e que teve seus momentos de auge, apesar das inúmeras formações a base – Dio e Blackmore – era o que sustentava os caras, isso era nítido. Apesar de já ter ouvido falar várias vezes do Rainbow, o que me motivou a conhecer o som dos caras, foi uma matéria sobre o Bruce Dickinson, na qual ele citava os cinco melhores álbuns na opinião dele, e o Rising estava na lista. Ou seja, uma indicação que eu não poderia deixar de ouvir. E o resultado foi instantâneo: Fiquei viciado no som do Rainbow, em especial os três primeiros álbuns. Boa Audição.

Track List

01. Tarot Woman
02. Run With The Wolf
03. Sturstruck
04. Do You Close Your Eyes
05. Stargazer
06. A Light In The Black

Rainbow - Tarot Woman

4 comentários :

  1. Grande álbum Daniel!!! Gostei bastante principalmente Dio e sua potente voz, the master of metal!!!

    O que conhecia do Rainbow era somente o single "Since You've Been Gone", mto interessante esses álbuns anteirores...

    Preparando pra baixar a discografia em 5,4,3,2...

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto todos os álbuns do Rainbow não, agora além do Rising, recomendo o Long Live Rock 'N' Roll e o Ritchie Blackmore's Rainbow.

    ResponderExcluir
  3. Ritchie Blackmore e
    Dio, combinação perfeita... além da cozinha da banda, que detona... acho que Rising é talvez o melhor álbum do Rainbow... sendo os demais sem sombra de dúvidas, surpreendentes, fantásticos... grande post...

    abraços

    ResponderExcluir