segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pearl Jam

1991 - Ten
Gênero: Rock



Relembrando alguns álbuns clássicos do rock, gostaria de compartilhar com vocês o álbum que mudou meus conceitos em relação ao "peso" do som da guitarra. Antes só escutava coisas mais soft como por exemplo U2, e a partir deste álbum debut do Pearl Jam lançado no ano do meu nascimento, adorei os solos e tudo mais que veio combinado da melhor banda da cena grunge de Seattle, na minha opinião.

Pearl Jam é uma banda de grunge dos EUA que é proveniente de Seattle, assim como todas as grandes bandas de grunge como Nirvana, Alice in Chains e Soundgarden. Já está na estrada há 21 anos, quase a minha idade, e, com 9 álbuns gravados, é formada pelo vocalista, guitarrista e letrista Eddie Vedder, o guitarrista solo Mike McCready, o guitarrista base Stone Crossard, o baixista Jeff Ament e o baterista Matt Cameron. Este álbum é o primeiro e mais aclamado da banda, sendo incluído em várias listas dos melhores álbuns de rock de todos os tempos e a canção "Alive" adicionada em listas dos melhores solos de guitarra de todos os tempos.

Assim como todo álbum de grunge, as letras do álbum tratam de temas sombrios, como por exemplo "Jeremy", que foi inspirados em uma história real em que um estudante do ensino médio atira em si mesmo na frente de seus colegas e cujo clipe foi por muito tempo censurado por ser baseado nesta história, e "Alive", que conta a história do próprio Eddie Vedder, que descobriu por sua mãe que seu pai não era de verdade e o de verdade estava à beira da morte. Além desses temas, o álbum também aborda questões sociais como a falta de moradia em "Even Flow" e o uso de hospitais psiquiátricos "Why Go", e até baseada na em um "pé-na-bunda"que uma namorada artista plástica deu em Eddie Vedder, que inspirou "Black".

Em relação a banda, a mistura entre a voz grave e firme de Eddie com os solos do Mike dão uma visão ótima de como o grunge é de certa forma triste por suas letras, mas contagiante pelo ritmo. Enfim, BOA AUDIÇÃO e se puderem respondam nos comentários: O que que vocês acham do grunge?

Track List

01. Once
02. Even Flow
03. Alive
04. Why Go
05. Black
06. Jeremy
07. Oceans
08. Porch
09. Garden
10. Deep
11. Release

Pearl Jam - Even Flow


Pearl Jam - Jeremy


Site Oficial: Pearl Jam

7 comentários :

  1. Ganhei esse clássico de presente de aniversário - ano passado!!! Somzeira!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse álbum eu já tenho e achei bem legal ver algum material do movimento grunge. Sou fã assumido do Nirvana, AIC e Pearl Jam, mesmo não tendo acompanhado ele (já que nasci em 95). As letras sombrias e os gritos rasgados são o mais me atraem hehe.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço nada do Pearl Jam, até por não curtir muito o o estilo grunge. Mas depois vou ouvir o álbum.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Também não curto muito o grunge, mas é sempre bom estar com os ouvidos abertos a novos sons.

    ResponderExcluir
  5. gosto muito do som do nirvana é desses caras do perjam.já curto muito o cuidado que devemos ter é para não viciar.

    ResponderExcluir
  6. Nossa cara agora acertou,já curtir muito o nirvana e o perjam .esse caras marcaram minha adolescencia.
    parabens.

    ResponderExcluir