sábado, 16 de julho de 2011

Novos Baianos

1972 - Acabou Chorare
Gênero: MPB / Bossa Nova / Rock



Gostaria de postar aqui uma homenagem ao dia mundial do rock, mas ainda não tive tempo de fazer aquela seleção especial para o blog, porque somente me lembrei do Dia Mundial do Rock um dia antes, pelo Twitter (e isso porque eu gosto muito de rock...). Enquanto isso, porque não ficamos com um grupo baiano radicado em Rio de Janeiro que, por influências da Tropicália e do rock dos anos 70, fundiu de modo extraordinário rock com ritmos nacionais como samba, frevo, baião entre outros.

Os Novos Baianos foi um grupo formado na década de 70 pela vocalista e percursionista Baby Consuelo, o violonista e vocalista Moraes Moreira, o guitarrista, o violonista e vocalista Pepeu Gomes, o vocalista e percursionista Paulinho Boca de Cantor, o baterista Jorginho Gomes, o baixista Dadi Carvalho e o mentor e letrista Luiz Galvão. Eles foram bastante influenciados desde João Gilberto, que influenciou grandemente na produção deste disco, como também pelo crescente movimento da Tropicália, por choro e Jimi Hendrix. O grupo teve oito álbuns antes da dissolução em 1974, onde cada músico seguiu sua carreira solo.

O álbum é o segundo da banda, e foi considerado pela revista Rolling Stone como o melhor álbum brasileiro de todos os tempos. Logo no início verificamos a grande influência de João Gilberto e do samba no som da banda na faixa Brasil Pandeiro, composição de Assis Valente, que compôs a música em homenagem ao retorno de Carmen Miranda ao Brasil. Além desta, temos Preta Pretinha, que é baseada em um encontro de Moraes Moreira com uma moça na barca de Niterói/Rio de Janeiro, Tinindo Trincando que mostra a mistura de baião e rock com um ótimo solo de guitarra de Pepeu Gomes, o samba de salão carnavalesco Swing de Campo Grande, a homônima faixa que claramente também é influenciada por João Gilberto, principalmente pelas onomatopéias inseridas na letra da música, as populares Mistério do Planeta e A Menina Dança, que tem ótimos trabalhos de Pepeu na guitarra, a instrumental Um Bilhete Para Didi e o samba rasgado Besta é Tu que chama o ouvinte para saudar o novo. Os arranjos foram feitos em sua maioria por Pepeu e Moraes Moreira e as letras em sua maioria por Luiz Galvão.

Escutando este álbum sinto orgulho de ser brasileiro pois é um dos poucos que mesclam tão bem ritmos brasileiros como samba e baião com rock psicodélico. Enfim, boa audição e se puderem respondam nos comentários: Este álbum é um álbum de samba com pitadas de rock, ou de rock com pitadas de rock?

Track List

01. Brasil Pandeiro
02. Preta Pretinha
03. Tinindo Trincando
04. Swing de Campo Grande
05. Acabou Chorare
06. Mistério do Planeta
07. A Menina Dança
08. Besta é Tu
09. Um Bilhete Pra Didi
10. Preta Pretinha (reprise)

Novos Baianos - Mistério do Planeta


Novos Baianos - Preta Pretinha

6 comentários :

  1. Todo dia é Dia do Rock, do Jazz, da MPB...

    ResponderExcluir
  2. A propósito, ótimo álbum esse que você postou.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Mais eu vou dispensar..rs

    Novos Baianos?? Isso parece nome de grupo de axé e não de rock..rs

    ResponderExcluir
  4. Daniel, escuta aí, acredito que você vai gostar, não tem nada a ver com axé... sério mesmo

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que não tem nada a ver com axé...(ainda bem). Só disse que o nome Novos Baianos, parece nome de grupo de axé e não de rock/bossa/mpb.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Um dos grandes álbuns da história da música brasileira. Ótima resenha.
    Abraço.

    ResponderExcluir