terça-feira, 19 de julho de 2011

John Coltrane

1957 - Blue Train
Gênero: Jazz



A postagem de hoje não é para falar sobre a vida e a obra completa do saxofonista John Coltrane, por se tratar de um assunto conhecido de todos e que não caberia em um único post, mas nem por isso a postagem será menos especial por isso, podem acreditar.

Considero o clássico álbum Blue Train do saxofonista John Coltrane, do mesmo nível de importância e excelência que o Kind of Blue do trompetista Miles Davis.

Blue Train (1957) não é apenas um excelente álbum de jazz, é mais do que isso, é o primeiro álbum solo legitimo de Coltrane e também o primeiro com um repertório escolhido pelo saxofonista. Blue Train é considerado pelo próprio Coltrane, o melhor álbum gravado por ele. Ou seja, isso nos ajuda a entender a importância e a magnitude desse álbum.

Antes mesmo de lançar o álbum, Coltrane já havia tocado com músicos prestigiados da cena jazzística, como Dizzy Gilespei, Thelonius Monk e Miles Davis, com quem gravou muitos álbuns, inclusive o lendário Kind of Blues. Toda essa experiência não foi em vão, já que o saxofonista usou essa bagagem para levar o hard bop a outros patamares dentro do jazz. Outro fator importante era o momento que o jazz passava naqueles anos, foi um período onde surgiram grandes álbuns de jazz e de diferentes músicos. Foi nesse período que o álbum “Blue Train” foi gravado e lançado pelo selo Blue Note.

Um álbum vibrante e que mostra todo virtuosismo de John Coltrane e dos seus comandados, o pianista Kenny Drew, o trombonista Curtis Fuller, o baterista Philly Joe Jones, o baixista Paul Chambers e o trompetista Lee Morgan. Ritmicamente falando, Blue Train é um álbum impecável, Coltrane mostra toda sua capacidade em criar variações rítmicas, melódicas e harmônicas. O álbum abre com “Blue Train”, uma canção de 10 minutos e que tem como destaque os fraseados baseados no blues e claro, usando e abusando da improvisação com seu saxofone. "Moment’s Notice” surge não menos empolgante, Coltrane mais uma vez cria um ambiente favorável para improvisar com perfeição e assim deixar os músicos a sua volta totalmente a vontade para nos brindar com o que há de melhor no jazz, por isso seria injustiça não citar o trompetista Lee Morgan e o trombonista Curtis Fuller, que juntos proporcionam um solo perfeito, com o acompanhamento preciso do baterista Joe Jones o baixista Paul Cambers. “Locomotion” começa de forma alucinante, com Coltrane solando de forma impecável e usando de melodias baseadas no blues, sem dúvida um espetáculo a parte do álbum. “I’m Old Fashioned” serve como prova da genialidade de Coltrane, que deixa de lado o jazz frenético e nos brinda com uma balada lindíssima e muito elegante. O saxofone de Coltrane vai formado cada nota de forma sublime, com fraseados bem construídos, são 8 minutos onde o ouvinte entra em um transe quase que inconscientemente. “Lazy Bird” encerra o álbum com chave de ouro, Coltrane volta ao jazz vibrante e com os músicos novamente a vontade para improvisar, é claro que o resultado não poderia ser outro, uma música que mostra o hard bop na sua mais pura essência.

Pode não parecer, mais o álbum Blue Train, foi à primeira tentativa de John Coltrane como compositor e líder do seu próprio grupo. Coltrane conduziu com excelente os músicos a sua volta, e assim escreveu mais uma vez o seu nome na história do jazz ao lançar esse álbum. Depois vieram outros clássicos, como “Giant Steps” e “A Love Supreme”, mas ainda sim “Blue Train” se sobressai, por ter sido composto e gravado quando Coltrane ainda era um líder inexperiente. Por fim, esse é um álbum indicado e obrigatório para todos os amantes do jazz e da boa música. Não há como dispensa-lo. Boa Audição.

Track List

01. Blue Train
02. Moment's Notice
03. Locomotion
04. I'm Old Fashioned
05. Lazy Bird

John Coltrane - "Moment's Notice"


Site Oficial: John Coltrane

3 comentários :