domingo, 10 de julho de 2011

Gângster Americano e outras histórias de NY (Mark Jacobson)

Ficha Técnica

Título: Gângster Americano e outras Histórias de Nova York
Escritor: Mark Jacobson
Gênero: Literatura Estrangeira
Lançamento: 2008
Páginas: 446 páginas
Acabamento: Brochura
Editora: Martins Fontes

Faz um certo tempo que não posto uma dica de leitura, e a dica de hoje na verdade foi o penúltimo livro que eu li.

“Gângster Americano e outras histórias de Nova York” do escritor e jornalista Mark Jacobson, é um livro contagiante e de fácil entendimento, pois nos proporciona uma leitura fácil e prazerosa. Como o titulo anuncia, o livro não traz apenas uma história, mas várias, algumas curtas e outras um pouco mais longas e detalhadas. Porém existe uma história que pode ser considerada como a principal e que serviu de inspiração para o diretor Ridley Scott, para levar para a telona a história do gângster Frank Lucas.

O livro começa justamente com a história de Frank Lucas, através de várias paginas Mark Jacobson nos leva ao lado mais intimo e até então desconhecido, desse gângster do Harlem. Se não tivesse nascido negro e pobre, Frank Lucas poderia ter sido um politico corrupto e rico. Como esse Sonho Americano não estava disponível, ele se tornou um rico narcotraficante. Uma história de sucesso, do outro lado da lei. Mas Frank Lucas não é o mafioso dos filmes de Coppola e Scorsese. Sua ascensão e reinado foram tão improváveis que até a policia demorou a reconhecer que esse homem elegante, carismático e implacável não só era o dono do Harlem, como também o mentor de um plano ousado. Um homem acima de qualquer suspeita, que desafiou a lógica de que um negro jamais estaria acima da máfia.

Frank Lucas foi considerado o rei do narcotráfico a partir da década de 70, levava uma vida glamorosa, era amigo intimo de atletas e músicos famosos, mas também era um gângster implacável. Sua ousadia não tinha limites, prova disso é que usava os caixões dos soldados americanos mortos no Vietnã para contrabandear heroína. A “Blue Magic” – como era conhecida a sua marca – chegava nas ruas de Nova York para desbancar todas as concorrentes, Frank colocou nas ruas a droga mais pura já vista e usada pelos dependentes e por cima, era vendida abaixo do preço dos outros traficantes.

A história de Frank é conhecida graças ao filme “American Gangster”, mas se você já assistiu o filme, recomendo que leia o livro, pois Mark Jacobson, que inclusive conviveu ao lado do Frank, para relatar essa história, e mostra ela sob uma ótica diferente e muito mais detalhada.

Porém o livro traz outras histórias maravilhosas, recolhidas por Mark nos últimos trinta anos, ele que foi editor convidado das publicações Rolling Stone, The Village Voice, Esquire e New York e outros de romances e outros artigos.

Entre as histórias contadas no livro destaco o relato do sofá mais confortável de NY, a publicação sobre o padre Zlatko Sudac que veio da Croácia para NY e que ficou conhecido por carregar as chagas de Cristo, a deliciosa história sobre o filme de Zumbis gravado nos guetos da cidade, os relatos sobre a criminalidade nas ruas de Chinatown entre outros pontos da cidade, a história sobre o último caubói irlandês, a da mulher de 2 mil dólares por hora, a divertida história sobre o filho dele (Mark) que segundo ele comprou o boné do time errado da cidade, e a intrigante e reveladora história sobre os acontecimentos de 11 Setembro. Nessa história em especial, Mark procura contar os dois lados da moeda, o que aconteceu e que todo mundo viu e o que provavelmente aconteceu nos bastidores do governo, além de contar com detalhes sobre o movimento 9/11 Truth, que prega que todos devem saber a real história por trás dos ataques terroristas. É impossível ler os relatos e não ficar com uma “pulga” atrás da orelha e começar a repensar sobre tudo que já ouvimos e lemos nesses últimos anos.

Enfim, “Gangster Americano e outras histórias de Nova York” é um livro que vale a pena ser adquirido, como disse no inicio, é um livro que nos presenteia com boas histórias, algumas tristes, outras intrigantes e reveladoras, e outras engraçadas, além de ser de fácil leitura.

Não importa se você assistiu ou não o filme “Gangster Americano”, aqui nesse livro você poderá não só conhecer Frank Lucas por um ângulo diferente, como conhecer um pouco mais sobre as histórias e as curiosidades sobre Nova York. Recomendo. Boa Leitura.

Um comentário :