quinta-feira, 23 de junho de 2011

The Allman Brothers Band

1971- Live At Fillmore East
Gênero: Southern Rock



Não tem mais volta, estou definitivamente viciado em Southern Rock. E por esse motivo, podem esperar, que muitas postagens sobre esse estilo irão aparecer por aqui nos próximos meses. Inclusive já tem algumas, principalmente do Derek Trucks Band, que foi uma das bandas responsáveis por isso. E hoje vou falar sobre outra banda que na minha opinião é uma das mais importantes do Southern Rock: The Allman Brothers Band.

E o álbum escolhido para essa postagem pode-se dizer que está à altura da importância da banda, já que ele foi considerado como um dos maiores registros ao vivo da história do rock.

Live At Fillmore East (1971) foi gravado nos dias 12 e 13 de março daquele ano, na casa de show Fillmore East. Na ocasião o Allman Brothers precisou apenas de 7 músicas para deixar o público presente anestesiado, tudo isso devido a uma apresentação memorável. Se existe uma palavra para definir essa apresentação, seria jam session. Sim, basta ouvir as músicas e perceber isso. Munidos de uma sonoridade arrebatadora, os guitarristas Duane Allman e Dickey Becks, o tecladista/organista/vocalista Greg Allman, o baixista Berry Oakley e os bateristas e percurssionistas Butch Trucks e Jai Johanny Johanson, misturaram técnica e virtuosismo, e o resultado claro que não poderia ser outro.

Se tem uma coisa que a banda não economizou foi nos improvisos, talvez essa seja o grande trunfo do Allman Brothers, a prova disso são as músicas “You Don’t Love Me” que leva o ouvinte a uma viagem de 19 minutos, com uma pegada embalada pelo blues-rock. Isso sem falar da “Whipping”, outra música arrebatadora, com seus incríveis 23 minutos, onde a banda esbanja solos virtuosos e uma técnica apuradíssima. Há quem diga que o Allman Brothers Band chegava a tocar músicas ainda mais longas, sem errar uma única nota. É claro que o álbum também reserva canções mais curtas, porém não menos inspiradas, como é o caso da faixa de abertura “Statesboro Blues”, música de Blind Willie McTell, tocada com maestria por Duane Allman e “Stormy Monday”, de T-Bone Walker, um clássico do blues.

Não tem como ouvir e não se render a genialidade do Allman Brothers, quem gosta de boa música, tem por obrigação ouvir este álbum. E digo que mesmo relutando por muito tempo, em ouvir e curtir southern rock, posso dizer que chega uma hora que não tem como resistir, você se sente incapaz de recusar tamanha preciosidade, como é o caso do álbum Live At Fillmore East. Boa Audição.

Track List

01. Statesboro Blues
02. Done Somebody Wrong
03. Stormy Monday
04. You Don’t Love Me
05. Hot’Lanta
06. In Memory Of Elizabeth Reed
07. Whipping Post

Allman Brothers Band - "Stormy Monday" (Live At Fillmore East)


Site Oficial: The Allman Brothers Band

5 comentários :

  1. Finalmente tomei coragem e decidi comentar no blog... Southern Rock é um estilo pelo qual eu me apaixonei, tenho 4 álbuns do Lynyrd Skynyrd, 3 do TDTB e mais 2 do TABB e não canso de escutá-los. Boa postagem para blog, espero que venham novas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pedro

    Agradeço seu comentário. Outra coisa, não precisa ter coragem para fazer um comentário no blog, primeiro que isso deveria ser tratado como algo simples e comum, e segundo, o blog não morde..rs

    Desculpe, mas não resisti não dizer isso. Não me leve a mal.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Clássicão

    Foi por esse álbum que entendi como a Billboard escolheu o Duane Allman foi escolhido como o segundo melhor guitarrista de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  4. Southern Rock para mim, é o melhor que o Blues com Rock produziu. Essa pegada meio country meio tanta coisa despretensiosa é maravilhosa.

    Uma vez lí em reportagens americanas que o southern chegou a ser marginalizado com a idéia de banda de rock caipira.

    ResponderExcluir