terça-feira, 24 de maio de 2011

Macaco Bong

2008 - Artista Igual Pedreiro
Gênero: Rock Instrumental



O power trio cuiabano do Macaco Bong vem escrevendo um capítulo a parte no cenário da música instrumental e independente do Brasil. Com uma sonoridade diferente de tudo e ao mesmo tempo acessível a todos, prova disso é que o trio lançou o seu primeiro álbum, Artista Igual Pedreiro (2008) na internet, de forma gratuita para quem quiser baixar e curtir.

O Macaco Bong surgiu em Cuiabá e a princípio como um quarteto em 2004, mais não demorou muito para se tornar um trio, que é formado por Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (bateria) e Ney Hugo (baixo).

A grosso modo diria que o som do trio é um rock instrumental, porém classifica-los assim seria de certa forma muito superficial, já que as influências e os elementos presentes na música do trio vão muito além disso. O fato é que não se trata de um trio que presa pelo virtuosismo, no sentido de solos demorados e bem elaborados, mas por outro lado busca uma combinação entre o peso e suavidade, a ousadia em criar algo novo e ao mesmo tempo sem firulas.

O álbum traz dez composições, e a sensação ao ouvir é que uma música entrelaça na outra, formado assim um som instrumental único e com inúmeras variações. Não tem como destacar uma música ou outra, o álbum é interessante do inicio ao fim, cada música traz uma particularidade.

No meu modo de ver é difícil rótular o som do Macaco Bong, por mais que alguns críticos procurem isso, no sentido de criar um rótulo exagerado para tentar encaixar o som do trio, no meu caso, não vou fazer isso, deixo isso a cargo dos ouvintes. Mais posso dizer que ao ouvir o álbum, vocês irão deparar com vários elementos musicais e a principio podem até tentar e conseguir definir alguma coisa, mais com o passar das músicas o som te envolve de tal maneira que você já não tem mais noção do que está ouvindo.

Artista Igual Pedreiro (2008) foi considerado pela revista Rolling Stone Brasil como o melhor álbum do ano. Um reconhecimento mais do que merecido para o trio que vem inovando e abalando as estruturas da cena independente brasileira.

Como sou fascinado por novidades musicais, confesso que demorei um bom tempo até ouvir o álbum, o que não quer dizer que não conhecia o som do trio, já que tinha visto alguns vídeos na internet e isso só aguçou a vontade de baixar e ouvir o álbum na integra. Não vou negar que o rock instrumental em si, no meu caso, sempre foi difícil de digerir, principalmente por que não fui acostumado ouvindo esse som, tanto é verdade que demorei muito para ouvir uma banda de rock instrumental. Dizer que o som do Macaco Bong está acessível a todos, é uma verdade, porém não é de fácil compreensão e isso requer de alguns uma insistência a mais, sabe, de ouvir o álbum duas ou três vezes. Isso é normal na música. Mais posso dizer que vale persistir, no final você irá perceber que é um som prazeroso e viciante.

O álbum Artista Igual Pedreiro foi lançando pela TRAMA através do projeto Álbum Virtual, que por sinal é uma ótima iniciativa. Para quem não conhece, esse projeto visa disponibilizar o álbum gratuitamente e ao mesmo tempo garante uma grana para o músico.

Então vou deixar o link do álbum virtual, para baixar basta fazer um cadastro simples e assim você terá acesso a todo conteúdo da banda, mp3 em ótima qualidade, encarte e tudo mais. Além de poder conferir o catálogo da TRAMA e fazer quantos downloads quiser.

Track List

01. Amendoin
02. Fuck You Lady
03. Noise James
04. Shift
05. Black’s Fuck
06. Rancho
07. Bananas For You All
08. Belezza
09. Compasso em Ferrovia
10. Vamos Dar Mais Uma

Macaco Bong - "Noise James" (Instrumental SESC Brasil)


Site Oficial: Nome do Artista

Nenhum comentário :

Postar um comentário