sábado, 14 de maio de 2011

Guthrie Govan

2006 - Erotic Cakes
Gênero: Jazz Fusion



Não. Guthrie Govan não é mais um guitarrista “fritador”, apesar de ser considerado um guitarrista shredders (guitarristas que usam a velocidade e muita técnica em suas composições), Govan tem um diferencial entre os demais, é a habilidade em mesclar vários estilos em suas composições. Porém não é só isso que chama atenção no guitarrista, o seu visual anos 60 é fantástico, até parece que Govan acabou de voltar do Woodstock. Bom sem mais delongas, segue abaixo um breve histórico sobre esse fenomenal guitarrista.

Guthrie Govan nasceu em Ghelmsford (Inglaterra) em 1971. Como todo bom músico, começou a se aventurar na guitarra muito cedo, aos três anos e teve seu pai como o grande incentivador. Govan pode-se dizer que foi um autodidata, no inicio aprendia tudo de ouvido, sem ajuda de professores. Sua primeira apresentação aconteceu aos nove anos, Govan tocou junto com seu irmão em um programa de TV chamado “Ace Reports”. Além da música, Govan também gostava muito de gramática e por isso estudou língua Inglesa na Universidade de Oxford, porém não foi muito longe e decidiu abandonar para se dedicar exclusivamente a sua carreira musical. Enquanto sua carreira não estava consolidada, Govan se viu na obrigação de trabalhar em uma rede de fast food. Mas foi em 1991 que as coisas começaram a dar certo, Mike Varney da Shrapnel Records teve a oportunidade de ouvir uma gravação demo de Govan e após se impressionar com a técnica do guitarrista, ofereceu um contrato de gravação, convite que Govan acabou recusando, por achar que não era o momento certo. Passado dois anos, Govan inscreveu a música “Wonderful Slippery Thing” em um concurso da Guitarist Magazine’s e ganhou o prêmio de “Guitarrista do Ano”. Esse prêmio abriu as portas para várias oportunidades, uma delas era a de transcrever a peça de “Shawn Lane” na revista Guitar Techniques e assim Govan passou a ser um colaborador fixo da publicação. Govan também trabalha como professor de guitarra e deu aulas em várias instituições, é conhecido por ensinar uma variedade de estilos. O guitarrista também publicou dois livros voltados para técnicas e ensino de guitarra, o primeiro “Cutting Edge Techniques” e o segundo “Advanced Techniques”.

Em 2001 o guitarrista fez parte da banda inglesa de rock progressivo Asia e permaneceu até 2006. No mesmo Govan e os músicos John Payne e Jay Schellen (ambos da banda Asia) formam o GPS e lançam naquele mesmo ano o álbum “Window To The Soul” (2006). Govan também tocou no álbum “Your Music is Killing Me” (2007), o primeiro do grupo inglês The Young Punx.

O álbum “Erotic Cakes” (2006) é o seu primeiro trabalho solo, um álbum fantástico, nele Govan explora e demonstra suas técnicas da melhor forma possível, sem deixar de lado suas influências, como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Steve Vai, Yngwie Malmsteen e Joe Pass. O interessante é que em nenhum momento o álbum fica cansativo, Govan consegue mesclar as técnicas usadas no passado com as atuais, tudo isso com muita habilidade. Tudo isso com um toque jazzístico. Para a gravação do álbum Govan foi acompanhado pelo irmão Govan Seth (Baixo) e Pete Riley (Bateria), e conta com a participação dos guitarristas Richie Kotzer e Bumblefoot e do saxofonista Zak Barrett (The Fellowship). “Erotic Cakes” é uma boa pedida para quem está a procura de novidades e uma dose extra de boa música. Boa Audição!

Track List

01. Waves
02. Erotic Cakes
03. Wonderful Slippery Thing
04. Ner Ner
05. Fives
06. Uncle Skunk
07. Sevens
08. Eric
09. Slidey Boy
10. Rhode Island Shred
11. Hangover

Guthrie Govan - "Bullet Blues"


Guthrie Govan - "Funky Blues"


Site Oficial: Guthrie Govan

2 comentários :