quinta-feira, 19 de maio de 2011

GPS

2006 - Window To The Soul
Gênero: Rock Progressivo / AOR



O GPS (Govan, Payne e Schellen) é um grupo de rock progressivo formado em 2006 por três músicos que trabalharam juntos no Asia, um supergrupo da década de 80. O GPS surgiu depois que Geoff Downes decidiu parar o projeto atual com o Asia em 2005, para convocar os músicos da antiga formação e assim comemorar os 25 anos da banda. Isso acabou resultando na dissolução da formação atual. Foi nesse momento que três músicos, que tocaram juntos, o guitarrista Guthrie Govan, o vocalista e baixista John Payne e o baterista Jay Schellen, decidiram formar a nova banda.

O álbum Window To The Soul (2006) foi o primeiro, e até então único, lançado pelo GPS. Como era de se esperar é um álbum que surpreende o ouvinte do inicio ao fim, a começar pela faixa de abertura com o vocal de John Payne, ou então pela base pesada da guitarra de Govan, acompanhado pelo tecladista Ryo Okumoto, convocado na ultima hora, algo difícil de acreditar, principalmente por sua presença evidente nas músicas e o entrosamento com os outros membros. O álbum ainda reserva momentos únicos, como solos inspiradíssimos, a emoção que muitas vezes surge de forma arrebatadora, contrapondo sempre com o peso da guitarra ou até mesmo com o uso do pedal duplo da bateria, sem falar da genialidade de cada músico. Depois de um começo estonteante com a faixa-titulo, “New Jerusalem” surge na sequencia em um ritmo mais cadenciado, porém não menos inspiradora, onde novamente Ryo aparece muito bem. O mesmo acontece em “Heaven Can Wait” e na belíssima “Written on the Wind”, uma música diferente de tudo que eu já ouvi. Em “The Objector”, o peso volta a tona, porém contraponto com melodias melódicas e suaves. Destaque também para “Gold”, “Since You've Been Gone” e “Taken Dreams”.

Quando descobri que o guitarrista Guthrie Govan estava no GPS fiz questão de ouvir esse álbum imediatamente. Eu nunca ouvi o som do Asia, por isso não posso fazer qualquer tipo de comparação em relação a isso. O que eu posso dizer é que Window to the Soul (2006) é um álbum feito sob medida e sob o comando de músicos geniais. Boa Audição.

Track List

01. Window To The Soul
02. New Jerusalem
03. Heaven Can Wait
04. Written on the Wind
05. I Believe in Yesterday
06. The Objector
07. All My Life
08. Gold
09. Since You've Been Gone
10. Taken Dreams

GPS - "Window To The Soul"


Site Oficial: Não Encontrado

Nenhum comentário :

Postar um comentário