segunda-feira, 9 de maio de 2011

Buddy Rich

1968 - Mercy, Mercy
Gênero: Jazz / Swing



Em 1968, a banda de Buddy Rich estava fazendo uma turnê acompanhando Tony Bennet no Caesar’s Palace, em Las Vegas. Eram duas apresentações por dia e, numa dessas noites, após o término da segunda apresentação lá pelas 3 da manhã, os músicos já guardavam seus instrumentos quando Buddy Rich anunciou que iriam gravar um álbum. E assim foi, em dois ou três takes de cada música estava completada a gravação de Mercy, Mercy. A banda estava afiadíssima, num de seus melhores momentos. Sorte para o público que ganhou um bônus inesperado.

Achar uma fórmula de sucesso para uma banda é um problema e tanto. Buddy Rich achou a sua em meados dos anos 60. Os ingredientes devem ser tais que o líder não comprometa sua integridade musical, mas, ao mesmo tempo, consiga atingir uma audiência considerável. Essas duas condições são às vezes difíceis ou mesmo impossíveis de conciliar. No caso de Buddy Rich, muito da responsabilidade de ter conseguido isso é de seus arranjadores.

O repertório tem temas clássicos e modernos do jazz, misturado com músicas populares. A banda soa sempre vigorosa, com uma pegada forte, muito suingue e ótimos solistas, como é o caso desse álbum, em que temos o sax tenor Don Menza (ouça o solo dele em Channel 1 Suite e em outras), e o próprio Buddy Rich, considerado um dos bateristas mais técnicos do jazz.

Track List

01. Mercy, Mercy, Mercy
02. Preach and Teach
03. Channel 1 Suite
04. Big Mama Cass
05. Goodbye Yesterday
06. Acid Truth
07. Alfie
08. Ode To Billie Joe
09. Chavala (*)
10. Mr. Lucky (*)
11. Chelsea Bridge (*)

(*)faixas não presentes no álbum original.







Site oficial: Buddy Rich

5 comentários :

  1. http://www.mediafire.com/?gxa0rlxxxx09f5v

    ResponderExcluir
  2. Buddy Rich é sempre uma boa pedida. Não conhecia esse álbum ainda. Já estou baixando para conferir.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Ao assistir aos solos do Buddy Rich fica evidente que ele deve ter sido o baterista mais tecnico q jah existiu. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom realmente! Valeu pelo post!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Excelente,como o restante do conteudo do blog... obrigado!

    ResponderExcluir