quarta-feira, 20 de abril de 2011

Count Basie Encounters Oscar Peterson

1975 - Satch and Josh
Gênero: Jazz



O álbum Satch and Josh (1975) é o resultado do encontro de dois mestres do piano, Oscar Peterson e Count Basie. Apesar do contraste de estilos, o swing de Count Basie e o jazz clássico de Oscar Peterson, ambos proporcionam um momento mágico e único ao realizar esse encontro. Os dois mostram um entrosamento impecável, solando e improvisando maravilhosamente bem, para o deleite dos aficionados por jazz. Enquanto Perterson e Basie comandam o encontro, o acompanhamento fica por conta do excelente baixista Ray Brown, o guitarrista Freddie Green e o baterista Louis Bellson, que juntos criam uma “base”, deixando os dois mestres do piano totalmente à vontade.

Em um repertório formado por 10 canções, Perterson e Basie caminham livremente pelo jazz clássico, o swing e até mesmo o blues, explorando ao máximo as qualidades e as características de cada um. Por se tratar de um trabalho primoroso, meu destaque vai para todas as músicas, em especial a suingada e extremamente veloz “Lester Leaps In”, “Buns Blues”, o jazz clássicão de “The Foolish Things” e a cadenciada “Exactly Like You”.

É nesses momentos que eu gostaria de entender um pouco de teoria musical, para poder tentar traduzir em palavras todo o significado de uma obra prima dessas, infelizmente meu conhecimento nesse quesito é muito limitado. O fato é que Satch and Josh nos proporciona um encontro memorável e nos presenteia com uma apresentação de dois mestres do piano, sem dúvida um dos melhores álbuns de jazz que eu já tive a oportunidade de ouvir. Assim como está escrito no texto postado recentemente aqui no blog, que diz que o jazz é acessível a qualquer um que, simplesmente, goste de música e tenha abertura e curiosidade suficientes para ampliar seu conhecimento. Essa citação é a mais pura verdade. Satch and Josh é sem duvida uma ótima trilha sonora para o feriadão prolongado. Boa Audição.

Track List

01. Buns Blues
02. These Foolish Things (Remind Me of You)
03. R B
04. Burning
05. Exactly Like You
06. Jumpin' at the Woodside
07. Louie B.
08. Lester Leaps In
09. Big Stockings
10. S & J Blues

Oscar Peterson e Count Basie - "Exactly Like You"

6 comentários :

  1. Count Basie Encounters Oscar Peterson

    http://www.mediafire.com/?5n4f90qtez5k66q

    ResponderExcluir
  2. Valeu! não ouvi o álbum, mas só pelo audio do link, achei muito sensível. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi sua página e acho isso muito interessante. Eu gosto de você ter incluído o meu blog com o título de favorito blog é dedicado a coletar as melhores pianistas da história, com links para performances ao vivo e links para sua biografia.
    Se concordar, basta deixar um comentário em qualquer um dos meus posts, e vou incluí-lo para você.
    Meu blog é:

    www.pianistasdelmundo.blogspot.com

    Muito obrigado pelo seu tempo.

    ResponderExcluir
  4. Este encontro é muito raro de ver em bloger parabens pelo disco

    Antonio Luiz

    ResponderExcluir