terça-feira, 22 de março de 2011

Poogie Bell Band

2009 - Get on The Kit
Gênero: Jazz Fusion / Funk



Se você curte boa música, certamente já ouviu o som do Poogie Bell e arrisco dizer que na maioria das vezes foi sem saber. Poogie Bell é um baterista renomado no cenário jazzístico, ao longo da sua carreira já tocou com uma infinidade de músicos, como David Bowie, Victor Wooten, Al Jarreau, Stanley Clark, Joe Sample, Roberta Flack, Bugnon Alex, Victor Bailey , Marcos Miller, entre outros. No meu caso, conheci o trabalho do Poogie através do Marcus Miller.

Poogie Bell nasceu em Nova Iorque, seu pai era músico de jazz e professor de música, assim a música sempre esteve presente em sua vida. Na sua biografia, diz que ele começou a tocar com dez meses de idade – difícil de acreditar - e fez a sua primeira apresentação quando tinha dois anos e meio, no Carnegie Hall de Pittsburgh, junto com seu pai e aos cinco anos fez a sua primeira aparição em um programa de televisão, no The Mike Douglas Show, tocando com a cantora de jazz Pearl Bailey. Poogie possui uma formação musical privilegiada, como disse anteriormente, seu pai era músico de jazz, então o som que rolava na sua casa não poderia ser outro, por isso Poogie passou boa parte da sua infância e juventude ouvindo o som do baterista Max Roach, do saxofonista Ornette Coleman, da pianista Mary Lou Williams, dos baixistas Paul Chambers, Ron Carter, entre outros músicos. Claro que esse ambiente musical fez toda diferença na sua vida.

Em sua carreira musical, Poogie excursionou com o DJ Kevin Donavan, conhecido como Afrika Bambaataa , tocou com o grupo Forces MD’s e passou quinze anos tocando com músicos da cena R&B e colaborando com artistas do hip-hop.

Em “Get on The Kit” (2009) Poogie não aparece como coadjuvante – vamos dizer assim – mas como líder da sua própria banda, a The Poogie Bell Band. Para quem já teve a oportunidade de ouvi-lo em outras ocasiões vai perceber que a essência da sua música continua a mesma, Poogie domina com maestria a mistura do jazz e o funk. O fato é que, quando ele assume o controle da batera, é sinal de que vem boa música a caminho, em um repertório formado por 14 canções, Poogie mostra por que é dono de um currículo invejável. É difícil descrever em palavras, mas sua música tem sentimento, é impossível ouvir e não se deixar levar pelo som do jazz fusion embalado por um toque funkeado. Infelizmente não posso precisar com exatidão quais são os músicos que participaram da gravação do álbum, mas em minhas pesquisas encontrei uma lista com vários nomes (e mesmo assim creio que está incompleta), como do baixista Marcus Miller – que também foi co-produtor do álbum –, os guitarristas Wah Wah Watson, Dean Brown e Juan Vasquez, Bobby Sparks, Keith Anderson, no trompete Howie Alexander, no baixo Kevin Barefoot, no sax Tony Camargo, Ian Gordon, Toffee Jacob, entre outros.

Em relação às músicas eu destacaria todas, sem medo de errar, claro que algumas chamaram mais a minha atenção, como “Dark & Happy”, “Breezeword”, “Adolescence”, “Creepin” e “Funky Helmet”. O instrumental é um capitulo a parte, ao ouvir você irá perceber e ter a noção do que estou falando. Enfim, para quem curte um som funkeado e com muito groove, “Get on The Kit” é um álbum ideal. Boa Audição.

Track List

01. Hi There
02. Dark & Happy
03. Breezeword
04. Jamestown
05. Oh No!
06. Adolescence
07. Pay Attention
08. Creepin
09. Kinckerbocker Bling
10. Funky Helmet
11. D's Crib
12. The Natural
13. Our Bedtime Story
14. Twilight

Marcus Miller & Poogie Bell - "Panther" (Jazz a Juan)


Site Oficial: Poogie Bell

8 comentários :

  1. Hola Daniel

    Tienes un blog muy interesante, con mucho material y muy bueno. Seguro que mas de un disco me bajaré para mi disfrute.

    Saludos

    ResponderExcluir
  2. Ola Gumer

    Fique a vontade, obrigado pelos elogios e pela visita.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Daniel. Mais uma para minha lista de novas audições.

    ResponderExcluir
  4. Bacana a sonzera do video!
    Já estou baixando o álbum para ouvir.
    Recomendo o som do Scott Feiner no blog: ouvidodomundo.blogspot.com.
    Um abrassaço!

    Guima

    ResponderExcluir
  5. The Poogie!!!

    Sonzera hein Daniel!!!

    Grande postagem, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelos comentários Edison, Alexandre, Guima e Maverick.

    Tenho outro álbum do Poogie Bell aqui, em breve posto aqui.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Ae cara,
    Baita Blog
    Marcus Miller detona

    Abraço

    ResponderExcluir