quarta-feira, 23 de março de 2011

Gil Scott-Heron

2005 - Anthology: Messages
Gênero: Funk / Soul



Continuando com os post sobre artistas do funk e soul, decidi postar esse álbum totalmente roots. Sempre fui fã de músicas que tem algum apelo social ou mostram algum aspecto da sociedade. Por isso, quando escutei as músicas desse poeta de Chicago, que foi considerado até um "Bob Dylan negro", adorei a mistura do soul com letras, coisa que ainda não era feita na época, já que todo o movimento de igualdade racial nos EUA estava efervescendo. Com a parceria de um colega de faculdade, Brian Johnson, marcou o mundo do soul e do funk para sempre.

Com influências de Malcom X e os grandes escritores negros da época, Gil Scott-Heron captou em suas músicas o processo que a luta em favor da igualdade racial nos EUA estava se tornando algo muito mais agressivo, dando espaço para o desenvolvimento do movimento Black Power. Suas músicas falam bastante de temas sociais, como o consumismo, a programação televisiva da época, a vida e a situação dos negros nos guetos, entre outros. Para alguns, Gil Scott-Heron é considerado padrinho do rap.

Este álbum reúne os grandes sucessos de Gil Scott-Heron, que voltou do ostracismo e de uma vida cheia de drogas e processos judiciais em 2009 e produziu um álbum intitulado "I'm New Here", todos gravados na década de 70 com sua antiga banda. Particularmente adoro as faixas: o grande sucesso "The Revolution Will Not Be Televised", "Home Is Where the Hatred Is", a ótima balada "Winter in America" e "The Bottle". Enfim, curtam um ótimo funk com pitadas de crítica social e BOA AUDIÇÃO!

Track List

01. The Bottle
02. Johannesburg
03. Winter in America
04. The Liberation (Red, Black & Green)
05. It's Your World
06. Home Is Where the Hatred Is (LIVE)
07. Racetrack in France
08. Hello Sunday Hello Road
09. We Almost Lost Detroit
10. Delta Men (Where I'm Coming From)
11. Angel Dust
12. Show Bizness
13. Madison Avenue
14. Shut'um Down
15. Alien (Hold on to Your Dreams)
16. The Revolution Will Not Be Televised

Gil Scott-Heron - The Bottle


Gil Scott-Heron - Winter in America


Site Oficial: Gil Scott-Heron

5 comentários :