quinta-feira, 31 de março de 2011

The Derek Trucks Band

2010 - Roadsongs
Gênero: Blues / Jazz / Rock / Soul



Depois de um fim de semana inesquecível no show do Iron Maiden, é hora de dar continuidade na divulgação da boa música, afinal isso não pode parar. Pensei muito qual álbum postar e nada melhor do que Derek Trucks Band, um guitarrista prodígio e que faz jus a esse título. Derek é considerado como um dos grandes expoentes da nova geração do blues, sendo um dos mais completos guitarristas da atualidade, como disse na primeira postagem, ele começou a carreira aos nove anos e aos doze já tocava com músicos da cena local e aos quinze anos já havia formado a sua própria banda. Não são só os feitos que impressionam, Derek toca guitarra como poucos, possui uma técnica absurda, tudo isso aliado ao feeling.

Apesar de ouvir o som do Derek Trucks há pouco tempo, fiz questão de ouvir toda a sua discografia e posso dizer sem medo de errar que não existe um álbum ruim, por isso é tão difícil escolher um na hora de postar. Enfim, sem mais delongas vamos ao que interessa: Boa música.

O álbum Roadsongs (2010) é o trabalho mais recente do guitarrista e foi gravado durante a turnê do álbum Already Free (2009), que conquistou um Grammy. A qualidade do Derek e sua banda, é inquestionável e por ser um álbum ao vivo, fica ainda melhor. Ao todo são 14 faixas, onde o guitarrista explora e mescla vários estilos musicais, como o rock, o jazz, o blues e o soul.

A faixa “I’ll Find My Way” abre o álbum com uma pegada soul, destaque para a presença dos metais que ficaram a cargo do trompetista Paul Garret, o saxofonista Mace Hibbard e o trombonista Kevin Hyde, no vocal um velho conhecido, Mike Mattison e como não poderia faltar, Derek Trucks encerra a música com um solo de boas vindas. O DTB apresenta a primeira música do álbum Already Free (2009), “Down In The Flood”, uma releitura da composição do cantor Bob Dylan, depois é a vez de “Sailing On” do álbum Songlines (2006). Na sequencia a banda volta a tocar músicas do álbum vencedor do Grammy, com as músicas “Get What You Deserve”, “Days Is Almost Gone” e “Already Free”. O jazz não poderia de forma alguma faltar, e ele aparece justamente através de um clássico de John Coltrane, a música “Afro Blue”. O interessante dessa música é o instrumental, são quatorze minutos e meio de um som contagiante e com várias variações, destaque para o tecladista Kofi Burbrige que deixa o teclado de lado para assumir a flauta e assim fazer um show a parte. Um instrumental dessa qualidade, serve para reforçar ainda mais o que todo mundo já sabe, a experiência e a competência dos músicos que acompanham o Derek Trucks. O disco 2 começa com “I Know” que inicia com um show particular de Derek Trucks, até que surge Mike Mattison com seu vozeirão soul, uma das melhores músicas do álbum. Na sequencia “Down Don’t Bother Me” e “Don’t Miss Me”, duas músicas do álbum Already Free (2009), a primeira possui um feeling que impressiona, novamente Mike e Derek proporcionam momentos agradáveis ao público. “Key To The Highway” é outra música que merece um baita destaque, assim como no último álbum ao vivo que eu postei aqui no blog, nesse não é diferente e o clima de jam session toma conta do palco, com um instrumental perfeito e Mike Mattison literalmente sobrando, com um vocal impecável. Tenho a impressão que o DTB gosta de surpreender o público e isso acontece ao tocar o clássico “Get Out Of My Life Woman”, que foi gravado por inúmeros músicos e bandas, entre eles o The Doors, mas dessa vez é Derek Trucks que da outro tratamento a música com um instrumental refinado e com Mike Mattison nos vocais. Sem dar tempo para o público respirar e muito menos sem parar o instrumental, o DTB emenda outro clássico, “Who Knows” do guitarrista Jimi Hendrix. O resultado não poderia ser outro, são quase treze minutos de um som da mais alta qualidade. O show encerra com “Anyday” do Derek and The Dominos, projeto do guitarrista Eric Clapton que contou com a participação do guitarrista Duane Allman, do The Allman Brothers.

Roadsongs (2010) não é um simples álbum ao vivo, é mais do que isso. Diante de álbum que no meu entender é digno de ser considerado perfeito, as palavras simplesmente somem, mas o fato é que Derek Trucks Band pode sim ser considerada como uma das maiores e mais inovadoras bandas dos últimos anos. Digo isso não só porque o Derek Trucks faz parte, embora ele se encaixe facilmente em qualquer outra banda, mas vale ressaltar a qualidade e a competência dos outros músicos também, a maioria acompanha o Derek Trucks há muitos anos, como o Mike Mattison (vocal), Kofi Burbridge (teclado/flauta), Todd Smalie (Baixo), Yonrico Scott (bateria) e Count M’ Butu (percussão), e que ganhou a ajuda dos “metaleiros”, Paul Garrett (trompete), Kevin Hyde (trombone) e Mace Hibbard (saxofone). Boa Audição.

Track List

Disco 1

01. I’ll Find My Way
02. Down In The Flood
03. Sailing On
04. Get What You Deserve
05. Days Is Almost Gone
06. Already Free
07. Afro Blue

Disco 2

01. I Know
02. Down Don’t Bother Me
03. Don’t Miss Me
04. Rastaman Chant
05. Key To The Highway
06. Get Out Of My Life Woman/Who Knows
07. Anyday

The Derek Trucks Band "Down Don't Bother Me"



Site Oficial: Derek Trucks

3 comentários :