sábado, 19 de março de 2011

Back Door Slam

2007 - Roll Away
Gênero: Blues Rock



Encontrar uma boa banda de rock está cada vez mais difícil, as opções não são das melhores e como eu disse em outras postagens, acabamos de alguma maneira presos as bandas clássicas, não que seja ruim, pelo contrário, não podemos nunca ignora-las, seria um grande erro, mas todo mundo tem a necessidade de ouvir novidades, e é neste momento que surgem os problemas. De uns tempos para cá, apresentei algumas bandas de rock que não se deixaram levar pelas mesmices de hoje, são bandas diferenciadas, como o The Answer e o Wolfmother. E hoje apresento uma banda que eu já inclui nesse grupo seleto: Back Door Slam.

O Back Door Slam é uma banda de blues rock formada em meados de 2004 por Davy Knowles (guitarra), Ross Doyle (bateria) e Adam Jones (baixo), vindos da Ilha Man, uma ilhota próximo ao Reino Unido. O nome da banda vem de uma canção do bluseiro Robert Cray, que é uma das maiores fontes de influencia para a banda, assim como Eric Clapton, Cream, Rory Gallagher, Stevie Ray Vaughan, John Mayall, Fleetwood Mac, Jimi Hendrix, BB King, entre outros.

O álbum “Roll Away” (2007) foi o primeiro lançado pela banda. A qualidade do trio é inquestionável, assim como o som, que alia as características do blues ao rock moderno. A criatividade da banda é notavel, impossível não se empolgar com os riffs e solos bem elaborados, e com melodias empolgantes e cativantes. O álbum conta com um repertório formado por 10 canções e um bônus track, todas escritas pelo guitarrista/vocalista Davy Knowles, considerado por muitos como um prodígio. A música “Come Home” abre o álbum em grande estilo, com o baixista Adam Jones fazendo um excelente groove e Davy dando as boas-vindas com solos virtuosos, “Heavy on My Mind” é uma forte candidata a melhor do álbum, com uma levada cadenciada e precisa, a música possuiu um refrão grudento, assim como solos muito bem executados. “Outside Woman Blues” é um blues clássico, com uma leve pegada funkeada, Davy Knowles se destaca ao fazer uma série de solos impecáveis e mandar muito bem no vocal. Na sequencia “Gotta Leave”, uma balada blues de tirar o fôlego. “Stay” é uma música carregada de história, na verdade uma homenagem ao guitarrista Brian Garvey, que faleceu em um grave acidente de carro, ele era guitarrista da banda nos tempos de escola, após sua morte, seus amigos decidiram continuar e eis que surgiu a Back Door Slam, então essa música é uma forma de homenageá-lo, ela descreve como é ruim viver sem o amigo. O blues volta a flertar com o funk na música “Takes a Real Man”. A faixa-titulo “Roll Away” mostra muito bem a criatividade da banda, é diferente de todas as outras, tem uma pegada folk e com um toque acústico, uma música que é impossível descrever em palavras.

Apesar do excelente álbum de estreia, o Back Door Slam chegou ao fim em 2009, quando os integrantes decidiram que não era possível tocar o barco adiante, assim cada um tomou o seu rumo e partiu para outros projetos. O guitarrista Davy Knowles formou outra banda, mas manteve o mesmo nome e gravou o álbum “Comming Up For Air”, está em turnê e se apresenta como Davy Knowles & Back Door Slam. Tristezas a parte, digo que vale e muito ouvir sem moderação o álbum “Roll Away”, novamente digo que a criatividade do trio é algo que realmente chamou a minha atenção, o fato de buscar influências na velha escola do blues e mesclar com a pegada do classic rock ou até mesmo o rock moderno, foi um feito ousado e o resultado não poderia ser melhor. Boa Audição.

Track List

01. Come Home
02. Heavy on My Mind
03. Outside Woman Blues
04. Gotta Leave
05. Stay
06. Too Late
07. Takes a Real Man
08. It’ll All Come Around
09. Too Good For Me
10. Roll Away
11. Real Man (Bonus Track)

Back Door Slam - "Come Home"


Site Oficial: Back Door Slam

6 comentários :

  1. descobrindo este som...
    valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Assisti um show dos caras no House of Blues em New Orleans a uns 3 ou 4 anos atrás e foi muito bom! Vale a pena!
    Abs
    Bob
    http://rocknlist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Grande post esse. Já conheço essa banda e é muito boa. O David Knowles foi inclusive chamado para dar uma canja com o Govt Mule, o que já é um sinal que ele é muito bom.
    Parabéns. Lelo

    ResponderExcluir
  4. Que SONZASSO!!! Já ouviu falar do Joe Bonamassa? ótimo guitarrista, recomendo aos amigos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gostaria de parabenizar o blog.
    Sou músico e pesquiso música e achei este blog muito muito bom mesmo. Tem muito do que gosto.
    Continuem o trabalho, material de primeira qualidade. Textos claros e objetivos, resenhas de ótima qualidade. No mais deixo meu abraço

    Ricardo Priba

    ResponderExcluir