quinta-feira, 17 de março de 2011

The Arcade Fire

2010 - The Suburbs
Gênero: Rock Alternativo / Indie Rock



Nessas garimpagens musicais a gente sempre quer encontrar sons novos e atuais, principalmente no campo do rock, que nos últimos anos está sendo muito pasteurizado, e está virando sinônimo de "emos" e "coloridos". No entanto, existem muitas alternativas a esse som que toca no que se chama mainstream. Algumas são oferecidas pelo blog como, por exemplo, as bandas Wolfmother, The Answer, Airbourne, dentre outras, que não são tão divulgadas, mas o som é bastante original e "não-pasteurizado". E o som dessa postagem é um deles...

The Arcade Fire é uma banda de rock alternativo formada no Canadá em 2003. A banda é formada por Win Butler, Régine Chassagne, Richard Reed Parry, William Butler, Jeremy Gara, Sarah Neufeld, Tim Kingsbury e Marika Anthony-Shaw. É meio difícil definir quem toca qual instrumento, pois TODOS os integrantes são multi-instrumentistas, como, por exemplo, o vocalista Win Butler, que também é guitarrista, violinista, tecladista e gaitista, além de tocador de mandolim. O som da banda agrega desde guitarras até acordeón, harpa, e xilófone, entre outros, evidenciando a diversificação de som do grupo. Além disso, quando a banda está em tour, os integrantes da banda se revezam nos intrumentos, mostrando que os mesmos tem qualidade em manter o som da banda coesa.

A banda contém 3 álbuns em sua discografia, sendo este álbum que estou postando o último lançado pela banda, e o que teve mais notoriedade. Ele ganhou o Grammy de melhor álbum do ano 2010, vencendo de grandes concorrentes pop, como Lady Gaga e Eminem, e isso me chamou bastante a atenção, pois eu ainda não tinha o escutado. Depois de conseguí-lo e escutá-lo, me encantei com todas as músicas do álbum.

As letras do álbum são baseadas na infância que os irmãos Win e William Butler tiveram nos subúrbios de Houston. Mas o que mais me impressionou foi a parte harmônica do disco, que, como integra vários instrumentos clássicos, criam uma sintonia perfeita entre rock e arranjos clássicos, principalmente nas faixas "Empty Room", "Rococo", "Half Light I e II" e a faixa homônima ao álbum. Não posso mentir que é um som alternativo, diferente do rock tradicional, mas eu recomendo que se permitam escutar algo diferente e BOA AUDIÇÃO!

Track List

01. The Suburbs
02. Ready to Start
03. Modern Man
04. Rococo
05. Empty Room
06. City with No Children
07. Half Light I
08. Half Light II (No Celebration)
09. Suburban War
10. Month of May
11. Wasted Hours
12. Deep Blue
13. We Used to Wait
14. Sprawl I (Flatland)
15. Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)
16. The Suburbs (continued)

The Arcade Fire - The Suburbs


The Arcade Fire - Empty Room


Site Oficial: The Arcade Fire

4 comentários :

  1. Não conheço a banda e também não sou fã de rock alternativo, mas vou baixa pq fiquei curioso ao ler a resenha, muito boa por sinal.

    Valeu Hewerton.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Me convenceu com a parte da sintonia perfeita entre rock e arranjos clássicos. Conferindo.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. O Arcade Fire é daquelas bandas impossíveis de escolher o melhor disco. Porque o melhor disco deles é aquele que você está curtindo mais no momento. Qualidade ímpar no cenário atual, e Grammy ultra merecido!

    ResponderExcluir
  4. Hj em dia tem ki ser rock alternativo,pq rock memo eh tudo copia,tudo uma bosta,sempre os memo riffizinho de blues...ou os riff tipo Iron,um saco...o rock tem que evoluir

    ResponderExcluir