quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Krokus

2010 - Hoodoo
Gênero: Hard Rock



Krokus é uma banda de Hard Rock da Suíça, com mais de trinta e cinco anos de estrada. Conheci o som dos caras recentemente e gostei do que ouvi. Um hard rock com muita pegada, riffs e solos marcantes, e uma sonoridade que certamente irá agradar os fãs mais exigentes do estilo. A banda foi fundada em 1974, na cidade de Soleura, Suíça, pelo baixista e primeiro vocalista Chris von Rohr, e o guitarrista Tommy Kiefer. O atual vocalista Marc Storace, se juntou ao Krokus logo no primeiro álbum “Metal Rendez-vous, lançado em 1980, que por sinal foi o inicio de uma década especial para a banda, com o primeiro álbum alcançou reconhecimento em algumas partes da Europa e nos EUA. Fizeram turnê com as bandas Nazareth, na Europa e AC/DC, Motörhead, Rush, Judas Priest, Sammy Hagar, nos EUA.

A sonoridade do Krokus lembra o AC/DC, em partes, não é uma copia descarada, pelo contrário, a banda tem identidade e sonoridade própria, a semelhança no caso é principalmente pelo timbre do vocalista Marc Storace, que parece com o do Bon Scott.

O álbum “Hoodoo” (2010) é o 16º da discografia e o mais recente. A formação da banda mudou radicalmente em comparação ao trabalho anterior “Hellraiser” (2006), ficando apenas o vocalista Marc Storace, que agora é acompanhado por Mark Kohler (guitarra base), Fernando Von Arb (guitarra solo), Freedy Steady (bateria) e Chris Von Rohr (baixo). Apesar da mudança na formação, a banda conseguiu manter a mesma sonoridade.

O álbum abre em grande estilo com “Drive it It”, um rock n’ roll com riffs rápidos e pesados, a música imprime um ritmo frenético do começo ao fim, certamente um excelente cartão de visita. Em seguida “Hoodoo Woman”, uma das melhores músicas do álbum, impossível ouvir apenas uma vez, letra e refrão grudentos, com uma levada empolgante, o Krokus envolvente o ouvinte com um hard rock de primeira. A música deu nome ao primeiro single do álbum e também rendeu um vídeo clip. O Krokus que tem como tradição regravar sucessos de outros músicos, e para este álbum escolheu o clássico “Born to be Wild” de Steppenwolf, que ganhou uma versão bem interessante e muito bem tocada. “Rock ‘n’ Roll Handshake” lembra e muito as músicas do AC/DC, tanto no timbre do vocal, como no refrão, riffs e solos. “Ride into the Sun”, parece ter sido trazida dos anos 80, com uma levada cadenciada e lenta, um refrão que fica grudado na mente, destaque para os guitarristas Mark e Fernando, que mandam muito bem. A banda emenda com “Too Hot”, que também tem uma pegada bem oitentista. O Krokus coloca um pé no blues com a faixa “Dirty Street”, uma das melhores composições do álbum, a junção do blues com o hard rock é praticamente inevitável e o resultado não poderia ser melhor. Destaque para o solo do guitarrista Mark Kohler. “Keep Me Rolling” começa explosiva, em um andamento mais acelarado, lembra a música “Walk All Over You” do AC/DC. O álbum fecha com “Firestar”, uma música empolgante, novamente a banda executa riffs precisos, o interessante é que apesar do instrumental intenso, há momentos tudo para, ficando apenas a voz de Marc Storace. “Hoodoo” encerra da mesma forma que começou, com um hard rock pesado e marcante.

Apesar de conhecer a banda a pouquíssimo tempo, gostei muito do que eu ouvi até agora, meu primeiro contato com o som do Krokus foi através do “Hoodoo”, um álbum que não perde em nada em relação aos grandes lançamentos de 2010. Não há como negar que mesmo com tanto tempo de estrada e com uma qualidade musical incrível, o Krokus pertence ao digamos “segundo escalão” no cenário do rock, com isso fica inevitável algumas comparações, como timbre do vocal, riffs, solos, enfim, mas logo na primeira audição percebi que o Krokus é uma banda que possui personalidade e identidade própria, algo raro nos dias atuais. Espero em breve, postar outros álbuns do Krokus aqui no Blog, a medida que eu for conhecendo vou apresentando para vocês. Por enquanto apreciem sem moderação do álbum “Hoodoo”. Boa Audição.

Track List

01. Drive It In
02. Hoodoo Woman
03. Born to Be Wild
04. Rock n’ Roll Handshake
05. Ride Into the Sun
06. Too Hot
07. In My Blood
08. Dirty Street
09. Keep Me Rolling
10. Shot of Love
11. Firestar

Krokus - "Hoodoo Woman"


Site Oficial: KROKUS

3 comentários :

  1. Salve JazzeRock

    Essa banda é o que eu chamaria de honesta. Fazem o trabalho sem o brilhantismo das grandes estrelas, mas tem uma competência que fica bastante evidente. A semelhança do vocal com o do ACDC é bastante grande, mas concordo contigo: eles tem personalidade. Eu tinha uma impressão anterior diferente, e pior, mas ao ouvir esse seu post, mudo minha opinião. Obrigado pelo compartilhamento.
    Abç Lelo

    ResponderExcluir
  2. Olá


    Sugiro deles o LP Head Hunter :)

    Tinha em vinil . Lembrava o ACDC mas tinha toques de Judas Priest .

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica, vou ouvir esse álbum.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir