sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dica de Filme: "O Gângster" (American Gangster)

Se não tivesse nascido negro e pobre, Frank Lucas poderia ter sido um politico corrupto e rico. Como esse Sonho Americano não estava disponível, ele se tornou um rico narcotraficante. Uma história de sucesso, do outro lado da lei. Mas Frank Lucas não é o mafioso dos filmes de Coppola e Scorsese. Sua ascensão e reinado foram tão improváveis que até a policia demorou a reconhecer que esse homem elegante, carismático e implacável não só era o dono do Harlem, como também o mentor de um plano ousado. Um homem acima de qualquer suspeita, que desafiou a lógica de que um negro jamais estaria acima da máfia.

A história de Frank Lucas chegou aos cinemas com uma megaprodução. O Gângster, de Ridley Socott, estrelada por Denzel Washington e Russell Crowe. Em 2000, contudo, ele era apenas um suvenir de uma Nova York suja e violenta, a Cidade do Medo da era pré-Giuliani, antes da “revitalização” dos bairros menos nobres. Sua história foi relatada no artigo “The Return of Suprefly”, do jornalista Mark Jacobson para a revista New York.

Frank Lucas nasceu em 1930 na cidade de La Grange, Carolina do Norte. Mudou-se para Nova York em 1946, onde começou a trabalhar para Bumpy Johnson (Clarence Williams III) como motorista e guarda-costas por 15 anos. Com a morte inesperada de Bumpy, muitos traficantes do Harlem começaram a almejar aquele “posto” e assim tomar o controle do bairro. É nesse cenário que Frank Lucas demonstra sua ousadia e genialidade.

Na época a Guerra do Vietnã foi a porta de entrada escolhida por Frank Lucas. O método usado por Frank era engenhoso e audacioso. Através do seu “primo” e militar Nat (Roger Guenveur Smith), Frank decidiu que o ideal era ir direto a fonte, negociando pessoalmente com um grande fornecedor de heroína. Para transportar a droga até os EUA, Frank foi além e simplesmente usou nada mais nada menos que o exercito americano. A droga era transportada dentro dos caixões dos soldados mortos em combate.

Com a heroína em mãos, o plano de Frank seguiu adiante. Colocando a droga em pequenos papelotes azuis, estampou a sua marca “Blue Magic” e começou a distribuir pelas ruas a um preço menor que a concorrência. Não demorou muito para que a Blue Magic se tornasse a preferida dos viciados, já que era a heroína mais pura que havia circulado pelas ruas de Nova York. Frank sempre procurou se manter longe dos holofote, ele também decidiu trazer toda a sua família para sua nova casa, assim seus irmãos passaram a ajuda-lo diretamente nos negócios. Sua ascensão foi meteórica, seu esquema era tão seguro que não levantavam suspeitas, fazendo com que outras famílias e traficantes passassem a comprar dele, como foi o caso do Nicky Barnes (Cuba Gooding Jr.), que no filme tem uma aparição bem discreta, porém não menos genial, visto que um grande ator.

Outro fato que deve ser citado é em relação corrupção na policia. Não é de hoje que mafiosos e traficantes corrompem a policia para obter algum privilégio, ou até mesmo, a velha “vista grossa”. Na época do Frank Lucas as coisas não eram diferentes, havia muito policial envolvido no esquema, mas tinha suas exceções. O detetive Richie Roberts (Russell Crowe) era um policial que podemos chamar de diferenciado, não se envolvia em esquemas. Com sua vasta experiência, o detetive começou a notar uma mudança no mundo do crime, mais precisamente no comando. Incomodado e intrigado com a situação, decide iniciar uma investigação minuciosa. Para isso, recorre a outros bons policiais e monta uma equipe para ir ao encalço do crime organizado.

“O Gângster” (American Gangster) é um filme primoroso em vários aspectos. Os dois atores principais dispensa apresentação, mas vale destacar os outros, que também tiveram uma boa atuação. A equipe conseguiu criar um ambiente setentista, tudo milimetricamente pensado e arquitetado. A história é real. O diretor Ridley Scott teve grande competência ao transformar um artigo, em um filme muito bem produzido. Para quem gosta de música, não poderia deixar de citar a excelente trilha sonora, que certamente irá agradar os fãs de soul e black music. Por tudo isso, considero “O Gângster” como um dos melhores filmes dos últimos anos e que vale ser assistido várias vezes, como eu já fiz. Prepare a pipoca e bom filme !

Ficha Técnica:

Título Original: American Gangster
Gênero: Policial
Tempo de Duração: 157 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Direção: Ridley Scott
Produção: Ridley Scott, Brian Grazer
Roteiro: Steven Zaillian, baseado no artigo de Mark Jacobson
Trilha Sonora: Marc Streitenfeld
Estúdio: Universal Pictures

Elenco:

Denzel Washington (Frank Lucas)
Russell Crowe (Detetive Richie Roberts)
Chiwetel Ejiofor (Huey Lucas)
Josh Brolin (Detetive Trupo)
Lymari Nadal (Eva)
Cuba Gooding Jr. (Nicky Barnes)
Ted Levine (Lou Toback)
Armand Assante (Dominic Cattano)
John Hawkes (Detetive Freddy Spearman)
John Ortiz (Detetive Javier J. Rivera)
RZA (Detective Moses Jones)
Common (Turner Lucas)
T.I. (Stevie Lucas)
Yul Vazquez (Alfonse Abruzzo)
Ruby Dee (Mama Lucas)
Idris Elba (Tangov
Jon Polito (Rossi)
Carla Gugino (Laurie Roberts)
Joe Morton (Charlie Williams)
Ruben Santiago-Hudson (Doc)
Roger Guenveur Smith (Nate)
Kevin Corrigan (Campizi)
Norman Reedus (Detective Norman Reilly)

"O Gângster" (American Gangster) - Trailer Legendado

5 comentários :

  1. O filme é realmente muito bom mesmo! Tanto o Denzel quanto Russell trabalharam magnificamente nesse filme.

    P.S.: brother, faço divulgação de vocês no meu blog, tem como a gente conversar aí pra rolar um apoio mútuo?

    ResponderExcluir
  2. Olha, ainda não assisti ao filme, mas seu comentário despertou minha curiosidade. Vou procura-lo para assitir e voltar a comentar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não vi o final... fiquei com sono, mas um dia ainda vou assisti-lo todo rs ...

    ResponderExcluir