sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

The Derek Trucks Band

1997 - The Derek Trucks Band
Gênero: Jazz, Blues, Fusion, Southern Rock



Derek Trucks é um dos melhores e mais completos guitarristas da atualidade, possui uma técnica apurada, principalmente a do slide, seus solos são estonteantes, sabe aliar a velocidade e precisão, tudo isso com muito feeling. Virtuoso, não há outra palavra para defini-lo. Começou sua carreira aos nove anos de idade, aos doze já trabalhava com músicos da cena local, e também já se apresentava regularmente, nessa época criou a sua primeira banda, mas se apresentava sozinho com seu violão. Saiu em turnê com o The Allman Brothers Band, antes de se tornar um membro oficial, em 1999. Esses foram apenas alguns feitos desse exímio guitarrista. Mas sua maior investida aconteceu aos quinze anos, quando chamou Tood Smallie (baixista de jazz e blues) e depois Yonrico Scott (bateria), formando em 1994 o The Derek Trucks Band.

Lançado em 1997 o “The Derek Trucks Band” foi o álbum de estreia da banda. Gravado no Dockside Studios e produzido por John Snyder, um lendário produtor que já trabalhou com lendas do jazz e do blues. Derek mostra por que é considerado um guitarrista virtuoso, usa e abusa da sua técnica, com composições bem elaboradas, solos estonteantes, arranjos perfeitos, tudo baseado no jazz, blues e rock, uma verdadeira fusão de ritmos. Os elogios não cabem somente ao guitarrista, mas também a sua banda, formada por Todd Smallie (baixo), Yonrico Scott (bateria/percussão), Bill Mckay (órgão Hammond B-3, Piano, Sintetizadores) e Gary Gazaway (trompete/ flugelhorn nas faixas 3 e 6).

O repertório do álbum é formado por 12 faixas, sendo onze instrumentais. Baseado em composições próprias e alguns clássicos do jazz e do blues, Derek cria um ambiente descontraído, onde a sensação é de estar em meio a uma jam session. O álbum abre e encerra com “Sarod” e “Sarod Outro”, dois temas instrumentais com um toque da música indiana, e Derek toca justamente o instrumento que da nome a música, o sarod. Entre os clássicos estão “So What” de Miles Davis, que ganhou uma versão inovadora, com arranjos diferentes mais mantendo a base já conhecida, “Mr.PC” e “Naima” de John Coltrane, e “Footprints” de Wayne Shorter. Já nas composições próprias, a Derek Trucks Band deixa o ouvinte sem reação e ao mesmo tempo perplexo. A faixa “555 Lake” começa em grande estilo, com uma intro de percussão, depois uma levada bem funkeada e um solo de guitarra, é única musica cantada, com vocal do Bill McKay. “D Minor Blues” como o nome já diz é um blues, lento e cadenciado, mas que do meio para o fim reserva um solo magnifico. “Out Of Madness” tem uma levada bem jazzística, a base perfeita para os solos de Derek Trucks. “Egg 15” é a minha música favorita do álbum, um instrumental perfeito e envolvente, e que reforça a ideia de jam session, guitarra, baixo, bateria e órgão em uma fusão perfeita.

The Derek Trucks Band é assunto para várias postagens, e cimo esta é a primeira, foi apenas uma pincelada na história do guitarrista e da sua banda, mais com o tempo e o surgimento de novos posts, a história continuará sendo contada. Bom o que dizer do álbum?. Eu já conhecia o Derek Trucks de ouvir falar, mas nunca me interessei em ouvir sua música, até que o meu amigo e guitarrista Teberga me indicou esse álbum, foi o bastante. Já tive a oportunidade de ouvir outros álbuns dele, que por sinal são tão excelentes quanto esse, mais com uma diferença, a presença do vocal, apesar do instrumental continuar na mesma qualidade e intensidade, o vocal está mais presente nas músicas. No final da postagem, tem um vídeo atual da The Derek Trucks Band, que vale a pena ser visto. Boa Audição.

Ouça a música "Egg 15" (The Derek Trucks Band)


Track List

01. Sarod
02. Mr. P.C.
03. 555 Lake
04. D Minor Blues
05. #6 Dance
06. Footprints
07. Out Of Madness
08. Naima
09. So What
10. Evil Clown
11. Egg 15
12. Sarod Outro

Derek Trucks Band - "Maybe Your Baby"



Site Oficial: Derek Trucks Band

6 comentários :

  1. Muito bom o vídeo e o CD, eu já conhecia pouca coisa dele, mas é bom...valeu.

    ResponderExcluir
  2. Salve Jazz e Rock

    Eu acrescentaria um elogio ao também fantástico Robert Pattinson, que faz os vocais no vídeo que você serve de aperitivo no blog, e que já emprestou a voz para muita gente e que é muito talentoso.
    Outra característica interessante do Derek: semelhante ao Joe Bonamassa, sabe usar palheta na hora certa e dedilhado de jazz também, o que permite a obtenção de uma gama muito grande de sonoridade do instrumento.
    Parabéns pelo post. Esse eu não tinha e vou baixar.
    Abç Lelo

    ResponderExcluir
  3. Salve,
    Mike Mattison é o nome certo.
    Acho que essa overdose de propaganda dos "vampiros" me afetou a memoria.
    Abç e obrigado.
    Lelo

    ResponderExcluir
  4. Achei muito estranho mesmo você falar do Robert Pattinson..hahah. Quando vi eu não liguei o nome a pessoa, mais o Google ajudou.

    Sobre o Mike Mattison o cara canta muito mesmo, estou para postar um álbum ao vivo do Derek Trucks e com ele no vocal. Eu não conhecia nada sobre ele, só fui conhecer por causa da banda do Derek Trucks.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  5. Salve Daniel
    A respeito do Mattison, te sugiro pesquisar uma banda chamada Scrapomatic. É ele e um guitarrista de blues, cujo nome não me recordo (prefiro não lembrar do que trocar novamente...hehehe).
    Abç e parabéns pelo blog. Suas resenhas e escolhas são certeiras.
    Lelo

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela dica e pelos elogios ao blog Lelo.

    Eu já li sobre essa Scrapomatic, justamente enquanto procurava sobre a carreira do Mattison, mas ainda não ouvi.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir