quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tom Kennedy

1997 - Basses Loaded
Gênero: Jazz Fusion



É impressionante como a internet facilita nossa vida, ainda mais quando precisamos encontrar algo relacionado à música, e isso é possível, mesmo que você não tenha poucas informações em mãos. Estou dizendo isso, por que ontem aconteceu comigo. Eu curto muito o som do baterista Dave Weckl, mas como sou fissurado por contrabaixo, no decorrer da música acabo prestando mais atenção no trabalho do contrabaixista, e enquanto eu ouvia um álbum do Dave, comecei a prestar atenção no contrabaixista, nas faixas “The Chicken” e “Rhythm-a-ning (Bass-drum duet)”, o cara simplesmente arrebentou, solou maravilhosamente bem, com muito groove e improviso, enfim, um baixista muito experiente. Então munido dessas poucas informações, descobri que o baixista que tocou ao lado do Dave Weckl, era Tom Kennedy.

Tom Kennedy começou a tocar contrabaixo acústico aos 9 anos, anos mais tarde ele e seu irmão – o pianista Ray Kennedy, conhecido por tocar no trio do John Pizzarelli – começaram a tocar juntos nos arredores de St.Louis. Ainda na adolescência, Tom tocou ao lado de músicos veteranos do cenário jazzístico, como Dizzy Gillespie, James Moody, Peter Erskine, Barney Kessel, David Sabor, Freedi Hubbard e Stan Kenton. Nessa época o interesse de Tom era basicamente o mainstream jazz, um gênero do jazz com origem na década de 50, até que ele decidiu aprender a tocar o contrabaixo elétrico, aos 17 anos de idade. Tom mudou-se para Nova Iorque em 1984 e com o tempo acabou de envolvendo em vários projetos musicais, tocando contrabaixo acústico e elétrico. Gravou um álbum com o guitarrista Bill Crnnors e também excursionou com o grupo de jazz fusion Steps Ahead, com isso Tom ganhou reconhecimento imediato e junto com ele surge as oportunidades, e o contrabaixista divulgou em seu site pessoal uma lista extensa de músicos com que ele teve a honra de tocar ou gravar, entre eles Al DiMeola, Herb Ellis, Barney Kessel, Steve Kahn, Joh Pizzarelli, Dave Weckl, Harry Allen, Bill Evans, Ken Peplowski, Ray Kennedy, Chick Corea, Charlie Byrd e muito mais. Mas foi na banda do baterista Dave Weckl, que ele gravou o maior numero de álbuns, o álbum de estréia “Masterplan” (1990) “Ryhthm of the Soul” (1998), “Synergy” (1999), “Transition” (2000), “Perpetual Motion” (2002), “Live (and very plugged in)” (2003) e o ultimo “Multiplicity” (2005).

O contrabaixista também apostou na sua carreira solo lançando em 1997 o álbum “Basses Loaded”. Ouvi o álbum e achei muito interessante, um jazz fusion bem tocado, com arranjos belíssimos, me chamou a atenção o fato do Tom não explorar seu lado virtuoso, com solos rápidos, por exemplo, muito pelo contrário, ele toca de maneira bem cadenciada, claro que uma hora ou hora acaba usando fazendo uso da técnica com grooves perfeitos. Tom também está acompanhado por músicos excelentes como Dave Weckl (bateria), Ray Kennedy (piano/teclado), Sammy Figueroa (percussão), Keith Fiddmont (Sax tenor e soprano) e a cantora brasileira Tania Maria (vocal/piano nas faixas 4,6). No repertório destaque para as músicas “Song for Sara”, a versão da clássica “Caravan”, “Crystal”, “Made in New York” e “All Of You”. No final da postagem vou deixar o video da música "The Chicken", do baterista Dave Wickl. Assistam e repare na performance do baixista Tom Kennedy. Boa Audição !

Ouça a música "Caravan" (Tom Kennedy)



Track List

01. Song For Sara
02. Caravan
03. Her Eyes
04. Alfred's Book #1
05. Crystal
06. Made In New York
07. I'll See You
08. All Of You
09. Oleo

Dave Wiclk Band "The Chicken"


Site Oficial: Tom Kennedy

Um comentário :

  1. Também me acontece muito isso de começar ouvindo um álbum por causa de um determinado artista ou música e acabar "descobrindo" e me encantando com outra coisa completamente diferente. Ótimo tema para discussão no Musicólatras!

    ResponderExcluir