terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Avishai Cohen

2010 - Introducing Triveni
Gênero: Jazz / Post-bop



Introducing Triveni (2010) é o mais recente trabalho do trompetista israelense Avishai Cohen. Em um trio sem pianista, Cohen é acompanhado pelo baixista Omer Avital e o baterista Nasheet Waits. A palavra que melhor define esse álbum é: Melódico. Com seu trompete, Cohen cria um ambiente impressionante, com frases e solos marcantes, criados sob uma base sólida e de ritmo cadenciado. O titulo do álbum é uma referência aos três rios sagrados na tradição hindu, os rios Gages e Yamuna e o mítico rio já existindo Saraswati, que também é o nome da deusa hindu da sabedoria, das artes e da música. Curiosidades a parte, Cohen apresenta um repertório com oito canções, sendo quatro composições próprias. Entre os destaques estão as suas composições próprias, a faixa de abertura “One Man's Idea” e a funkeada “October 25th” e também as regravações, como a versão da canção “Art Deco” de Don Cherry, “Mood Indigo” de Duke Ellington, “Wise One” do saxofonista John Coltrane, e “You'd Be so Nice to Come Home To” do músico e compositor Cole Porter.

Avishai Cohen é um dos grandes nomes do jazz atualmente, para quem não sabe, ele é um dos músicos do quarteto Third World Love, do qual faz parte o baixista Omer Avital. A princípio o álbum Introducing Triveni (2010) pode parecer estranho, mais basta uma segunda audição para perceber a genialidade de Avishai Cohen, pela sonoridade e pela ousadia em formar um trio sem pianista. Boa Audição.

Ouça a música: "One Man's Idea" (Avishai Cohen)


Track List

01. One Man's Idea
02. Ferrara Napoly
03. Art Deco
04. Mood Indigo
05. Wise One
06. Amenu
07. You'd Be so Nice to Come Home To
08. October 25th

Site Oficial: Avishai Cohen

6 comentários :

  1. Trio formado por trompete, baixo e bateria, preciso muito ouvir isso. Valeuu!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post! Muito obrigado, vou baixar assim que possível. Porém, até onde me lembro, ele é baixista (e dos bons). Tenho um CD dele com o Chick Corea que é sensacional.
    Abração e parabéns pelo alto nível do blog (ele é um dos meus bookmarks).
    Abraços,
    -- zm

    ResponderExcluir
  3. ZM

    Você está confundindo os músicos..rs.

    Na verdade existem dois Avishai Cohen, ambos de Israel. O Avishai que você citou, realmente é um excelente baixista, mas esse do post é o trompetista.

    Quando conheci o quarteto Third World Love, também fiz essa confusão entre os dois músicos, cheguei até a postar a informação errada aqui, até que um leitor me corrigiu.

    Espero ter esclarecido sua duvida.

    Abraço

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Daniel,
    Obrigado pelo esclarecimento. Aprendi mais uma!
    Isto posto, podemos inferir que: AVISHAI COHEN (em Israel) = JOSE SILVA (no Brasil). Que coincidência heim?
    Forte abraço, e mais uma vez meu muito obrigado por mais um CD de qualidade, que dificilmente encontaríamos nas lojas.
    -- zm

    ResponderExcluir
  5. hahaha..

    É por ai mesmo, não sei se o nome Avishai Cohen é tão popular assim em Israel, mas é uma baita coincidência mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir