terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Rufus Harley

1967 - The Pied Piper of Jazz
Gênero: Jazz / Jazz Bagpipes



Uma das coisas que mais me fascina no jazz, é o poder que ele tem em surpreender. As novidades estão por toda a parte, não importa sua ligação com esse universo jazzístico, se você está começando a ouvir ou já se sente um profundo conhecedor, o jazz sempre encontra um jeito de te surpreender e isso é genial. Em quatro anos conheci muita novidade, entre músicos excelentes, encontrei também o jazz tocado de diversas maneiras e nos mais variados instrumentos, alguns bem inusitados.

Quem aqui já parou para pensar que a gaita de foles poderia ser usada como um instrumento de jazz ?. Em uma primeira impressão e audição, parece um absurdo, mais não para o saxofonista Rufus Harley.

Enigmático, inusitado e surpreendente. Palavras que melhor descreve o som do Rufus Harley. Nascido em 1936, em Raleigh, Rufus é saxofonista, flautista e oboísta. Começou a tocar saxofone com 12 anos, em seguida aprendeu trompete. Aos 22 anos, estudou a fundo o saxofone, flauta, oboé e clarinete com o músico Dennis Sandole, um guitarrista de jazz que ensinou vários músicos de jazz da Filadélfia. O primeiro contato de Rufus com a gaita de foles foi através da televisão, na época Rufus assistia o cortejo fúnebre do presidente John Kennedy e viu o The Black Watch (3º Batalhão de Regimento Real da Escócia) tocando o instrumento durante a cerimônia. Após tentar reproduzir – sem sucesso - o som da gaita em seu saxofone, Rufus decidiu procurar o instrumento em sua cidade. Como não encontrou, viajou até Nova York e comprou a gaita por $ 120 dólares. Uma situação engraçada, que encontrei em sua biografia, é sobre os problemas que a tal gaita causou. Rufus ensaiava dentro do apartamento e não demorou muito para incomodar os vizinhos, que logo chamaram a policia. No entanto, Rufus era muito esperto, pois assim que chegava a policia, tratava de fingir que não sabia de nada e ainda questionava os policias dizendo: “Por acaso pareço escocês?”. Um detalhe curioso era que em suas apresentações, Rufus fazia questão de usar o traje escocês.


Por ser o primeiro jazzista a tocar gaita de fole, creio que uma das maiores dificuldades enfrentadas por Rufus, era adaptar a gaita de foles a linguagem do jazz, feito que ele alcançou com muito trabalho. Em minhas pesquisas, encontrei algo relacionado ao saxofonista John Coltrane, segundo os textos, Rufus usou os métodos de Coltrane para se aperfeiçoar, há quem diga que ele trouxe as influências de Coltrane para a sua música. Não é algo que posso afirmar com toda a certeza, inclusive se alguém souber disso, por favor, me corrija.

Depois de comprar sua gaita de fole, Rufus assinou um contrato com a Atlantic Records e foram lançados quatro álbuns, o primeiro “Bagpipe Blues” (1964). Rufus tocou com músicos renomados, o flautista Herbie Mann e os saxofonistas Sonny Rollins e Sonny Stitt. Em sua discografia (não muito extensa), consta alguns álbuns interessantes, como “Scotch And Soul” (1967) , “Re-Creation of the Gods”(1972) e “The Cutting Edge”, gravado ao vivo no Festival de Jazz de Montreaux (1974), onde Rufus se apresentou ao lado de Sonny Rollins.

O álbum “The Pied Piper of Jazz” é uma compilação do trabalho de Rufus Harley gravado durante os anos de 1966 e 1970, enquanto ele estava na Atlantic Records. Descobri este álbum por acaso e ao ouvir me surpreendi, não imaginava que o jazz poderia ser tocado em uma gaita de fole. O jazz em questão é o hard bop, mas Rufus vai além, com sua gaita ele explora caminhos até então desconhecidos, sua música é uma teia de influências e sons, é simplesmente genial. As músicas “Bagpipe Blues” e "Sufur" são um exemplo disso, em ambas a introdução começa com aquele toque característico da gaita de fole (é difícil explicar em palavras, só ouvindo mesmo), na primeira a intro é seguida pelo toque inconfundível do jazz tradicional, já na outra a gaita ganha o acompanhamento da percusão, um som envolvente e hipnótico. Uma obra prima. Espero que apreciem essa dica. Boa Audição.

Track List

01. Feeling Good
02. Kerry Dancers
03. Scotch and Soul
04. Pipin' the Blues
05. Bagpipe Blues
06. More Newell
07. Sufur
08. Taurus the 20th
09. Flute Bag [Live]

Rufus Harley: Gaita de fole, Flauta, Sax (Soprano), Sax (Tenor)
Billy Abner: Bateria
Roy Ayers: Vibrafone
Oliver Collins: Piano
James Glenn: Baixo
Bob Gossett: Conga
Billy James: Bateria
Herbie Mann: Flauta
Don Patterson: Orgão
Sonny Stitt Sax (Alto)

Site Oficial: Rufus Harley

3 comentários :

  1. Ótimo post, não o conhecia. Muito engraçada a história dos ensaios dele.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o Rufus Harley.O jazz realmennte é um gênero fascinante, e muito "solidário" (digamos assim) permitindo junções de ritmos a ele. O jazz e rock tá de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Depois do e-mail escutei novamente, Bacana!
    valeu pelo trabalho.
    Um abraço.

    ResponderExcluir