quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bucky & John Pizzarelli

2007 - Generations
Gênero: Jazz



Quando o assunto é John Pizzarelli, estou sempre correndo atrás de novidades. E foi durante uma pesquisa que me deparei com o excelente álbum “Generations” (2007). Pai e filho tocando juntos um repertório jazzístico de 15 canções, que certamente foram escolhidas a dedo. E não é a primeira vez que esse encontro acontece, para quem não sabe, a Familia Pizzarelli sempre se reúne para tocar, esse laço é tão forte que um acaba participando do trabalho do outro, isso é genial.

O álbum reúne uma coleção que músicas que segundo o próprio John, significam muito para ele e o seu pai. São canções de vários artistas e que ao longo dos anos de alguma forma tiveram a oportunidade de trabalharem juntos. Na gravação do álbum, John e Bucky usaram guitarras elétricas de sete cordas (instrumento que foi introduzido por George Van Eps). Em relação à qualidade dos dois, não é preciso dizer nada, ambos demostram uma afinidade de pai e filho mesmo, um entende o outro, a música flui naturalmente, solos bem estruturados e rápidos – que por sinal é uma das coisas que eu mais admiro no som do Pizzarelli – e o resultado não poderia ser outro, jazz da melhor qualidade. No repertório a excelente “Fred” escrita por Neil Hefti. “Polka Dots and Moon Beams” é um jazz de tirar o fôlego, inclusive o John a regravou no álbum Kisses In The Rain (2000). A swingada “At Sundown” de Walter Donaldson. John Pizzarelli diz que ele ouviu essa música pela primeira vez no álbum Buck & Bud (1976), um duo entre Bud Freeman e Bukcy Pizzarelli. “I'll Remember April” é uma música fascinante, um jazz bem trabalhado e complexo. Já “Avalon” é uma música que ficou conhecida através do clarinetista Benny Goodman. “Graham Avenue Stroll” é uma canção composta por Bukcy e John, escrita em memória dos pais de Bucky. Uma melodia cativante e imprevisível, sem dúvida uma das melhores canções do álbum. Generations ainda reserva outras canções excelentes como, “The Second Movement of Sonatina”, “How Long Has This Been Going On”, “The Way You Look Tonight” e por fim “Variation and Fugue #9 on “La Folia””.

Generations
não é apenas um álbum de recordação familiar, é um excelente álbum de jazz e que irá agradar os fãs da boa música. Boa Audição !

Track List

01. Fred
02. Polka Dots and Moon Beams
03. Rose Room
04. Midnight Sun
05. A Sleepin' Bee
06. At Sundown
07. I'll Remember April
08. The Second Movement of Sonatina
09. Darn That Dream
10. Avalon
11. Early Autumn
12. Graham Avenue Stroll
13. How Long Has This Been Going On
14. The Way You Look Tonight
15. Variation and Fugue #9 on "La Folia"

Um comentário :

  1. Fico contente quando vejo novas postagens de trabalhos do John Pizzarelli. :D

    ResponderExcluir