quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"A Sombra do Vento" (Carlos Ruiz Zafón)

Ficha Técnica

Escritor: Carlos Ruiz Zafón
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Lançamento: 2007
Páginas: 464
Acabamento: Brochura
Editora: Objetiva

Dias atrás terminei de ler o livro “A Sombra do Vento” e não via a hora de poder falar um pouco sobre ele aqui no blog.

Assim como meu xará Daniel Sempere, descobri o livro “A Sombra do Vento” por acaso, a diferença é que eu não precisei ir ao Cemitério dos Livros Esquecidos. Na ocasião eu havia acabado de ler o “Símbolo Perdido” (Dan Brown) e estava à procura de outro livro para ler.

Como todo livro, o começo é sempre complicado, a história vai surgindo meio sem pé nem cabeça, os personagens são desconhecidos e às vezes o tema parece cansativo. Mais conforme ia me aventurando pagina após página “A Sombra do Vento” foi se tornando um livro fantástico, a maneira como o escritor Carlos Ruiz Zafón conta a histórica contagia o leitor quase que de imediato, ele sabe como mesclar um bom romance, com toques de humor e sem falar no aspecto misterioso que toma conta da história ao longo do livro, tudo isso faz com que o leitor fique preso e não pare de ler até encontrar um desfecho.

A história é ambientada na cidade de Barcelona, na primeira metade do século XX, entre os últimos raios do modernismo e as trevas do pós-guerra. Um menino chamado Daniel acorda no meio da noite de seu aniversário de 11 anos e descobre que não consegue mais se lembrar do rosto da sua mãe já morta. E ao vê-lo assim, seu pai decide dar-lhe um presente inesquecível. Durante uma madrugada leva o filho a uma biblioteca secreta que funciona como um depósito para obras abandonadas pelo mundo à espera de alguém que as descubra: O Cemitério dos Livros Esquecidos. É uma biblioteca gigantesca, com labirintos intermináveis. Em meio a vários livros e prateleiras, o jovem Daniel encontra um único exemplar do livro “A Sombra do Vento” do escritor barcelonês Julían Carax.

No livro o pai do Daniel explica de maneira sublime a magia do lugar, diz que cada livro que está lá possui uma alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espirito cresce e se fortalece. E ninguém sabe exatamente desde quando e quem criou o Cemitério dos Livros.

A descoberta do exemplar despertou no jovem Daniel um fascínio enorme pelo escritor desconhecido e por sua vasta obra. A partir daí, Daniel começa uma busca pelos outros livros de Julian Carax e para sua surpresa descobre que alguém vem queimando um por um dos exemplares existentes. Em uma busca aparentemente inocente, Daniel acaba descobrindo os mistérios e segredos mais obscuros de Barcelona e conhece várias pessoas que vão ajuda-lo a resolver o mistério de Carax. Alguns personagens merecem destaque, como por exemplo o livreiro Dom Gustavo Barceló, o primeiro a se interessar pelo exemplar do livro e por várias vezes faz ofertas para comprar o livro, sua sobrinha Clara Baceló é a primeira a revelar alguns mistérios sobre Carax e sua obra, Fermín Romero de Torres sem dúvida é uma das figuras mais sensacionais da história, um mendigo de passado glorioso e misterioso, com um senso de humor extraordinário e que com o tempo passa a ser um dos melhores amigos e aliados do jovem Daniel em busca da verdade, Nuria Monfort é uma mulher triste que guarda um grande e doloroso segredo e Javier Fumero, um cruel policial que dedica-se a perseguir o fantasma de Carax. Daniel Sempere se mostra determinado em todos os sentidos para descobrir a vida do escritor e para isso passa a maior parte do tempo da sua vida atrás de pistas, muitas vezes desencontradas e que não leva a lugar algum. A cada capitulo, o que parecia ser um quebra-cabeça gigante, começa a tomar forma. É com esse universo de mistério e aventura, que nós, juntamente com Daniel, passamos a percorrer as ruas e as casas de Barcelona atrás de indícios da vida e obra de Carax.

O livro “A Sombra do Vento” é uma obra prima da literatura, com uma narrativa eletrizante, que mistura vários gêneros, como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, com esses ingredientes, o escritor Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado continuo de suspense. A lição que fica para o leitor, é a importância da leitura nas nossas vidas, de como o poder do livro pode exercer tanto sobre uma pessoa e com isso muitas vezes torna-se um amigo inseparável. Boa Leitura!

6 comentários :

  1. Já li, é muito bom mesmo. Bem doida a história.

    ResponderExcluir
  2. pvzEste livro chegou ao meu conhecimento porque ganhou o Prémio Literário Correntes d'Escritas, certâme que reune escritores latino-americanos, e que ocorre anualmente na Póvoa de Varzim. Comprei-o, li-o e deliciei-me com uma leitura extraordinária. Do melhor que li em toda a minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler o outro livro do Carloz Ruiz, "O Jogo do Anjo"

    ResponderExcluir
  4. Se vc gostou de Julian Carax, então deve ter gostado mais ainda de Andreas Corelli. Excelentes romances - os dois.

    ResponderExcluir
  5. quem godtou não pode deixar de ler o Jogo do Anjo. Não é uma continuação mas com conexões de locais e personagens. Situado cronologicamente em época anterior ao primeiro livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu já comprei o "O Jogo do Anjo". Bom demais !!

    Encontrei na internet, numa rede de sebos. Paguei a metade do preço e o livro está praticamente novo.

    Quem puder ler...leia !

    Abraço

    ResponderExcluir