domingo, 31 de outubro de 2010

The Answer

2006 - Rise
Gênero: Hard Rock



Desde que comecei a ouvir rock, sempre tive as bandas clássicas como minha referência. Ouvia um pouco de tudo, Iron Maiden, Pink Floyd, Aerosmith, Kiss, Queen, Led Zeppelin, Deep Purple, The Beatles, e com o passar do tempo fui descobrindo outras. Digamos que isso é quase uma regra em qualquer estilo, sempre buscamos nos clássicos as nossas referências. Se fosse possível fazer uma comparação, acho que o cenário jazzístico é mais propicio a novas descobertas, mas no sentindo de você conhecer, ouvir e já curtir. No rock isso é um pouco mais difícil, muitas vezes ficamos focados apenas nas bandas clássicas e nos esquecemos das demais. E hoje está cada vez mais difícil encontrar uma banda diferenciada no cenário musical. E sem um sinal de mudança, passamos não nos preocupar em ir atrás de novidades, como acontece no jazz por exemplo.

Bom vamos ao que de fato interessa. Semana passada estava lendo um fórum sobre música e vi um tópico de sugestões e que me chamou a atenção, pois o assunto era: Hard Rock. Resumindo, foi nessa lista que descobri a banda: The Answer.

The Answer
é uma banda da Irlanda do Norte formada em 2000. O reconhecimento dos caras foi algo meteórico, antes mesmo de lançar o primeiro álbum. Eles abriram o show do Deep Purple no Witness Festival e através da revista Classic Rock foram escolhidos como a maior revelação de 2005, claro que isso trouxe ainda mais visibilidade aos caras. Nesse tempo, os caras lançaram alguns EP’s, mais foi em 2006 que a banda lançou o seu primeiro álbum: “Rise”. No mesmo ano, o álbum ganhou o prêmio de melhor do ano, pela revista Classic Rock. Isso sem falar da aceitação, o álbum vendeu cerca de 100 mil cópias no mundo e rendeu vários elogios da mídia especializada, a banda ainda abriu shows do AC/DC durante a Black Ice World Tour.

“Rise” (2006) faz jus a tudo isso. A influência do hard rock e do blues no som da banda é um dos pontos fortes, o álbum certamente vai agradar muita gente, principalmente os fãs e apreciadores do rock setentista. Para um primeiro álbum “Rise” soa praticamente perfeito, um som com muita energia, melodias marcantes, tudo na medida certa. Cormac Neeson surge como uma das grandes revelações, sua qualidade no vocal impressiona, nas músicas em nenhum momento ele procurou enfeitar, seu vocal foi preciso, agressivo, rasgado, agudo e melódico, tudo feito com muita competência, o mesmo posso dizer do guitarrista Paul Mahon que esbanjou talento, com riffs e solos bem executados, o baixista Micky Water não é o tipo que procura aparecer, pelo contrário, é muito discreto, mais conduz com uma precisão impressionante e até arrisca alguns grooves e James Heatley um excelente batera, que faz o necessário e muito bem feito, algo que toda boa banda de hard rock precisa.

Em relação às músicas, são todas de altíssimo nível, mais poderia citar algumas que merecem um destaque a mais, “Under The Sky” que abre o álbum em grande estilo, a explosiva “Come Folow Me”, o blues clássico e fantástico de “Memphis Water”, “Into The Gutter”, “Sometimes Your Love” e a balada “Always On My Mind”.

The Answer
surge como uma grande revelação, uma banda que possuiu qualidade em todos os quesitos, suas influências musicais são clássicas, tem um pouco de Led Zeppelin, AC/DC, Aerosmith (antigo) e The Black Crowes. Então se você está à procura de uma banda nova, com um som clássico, The Answer é a melhor sugestão. Impossível não curtir !! Boa Audição !!

Track List

01. Under The Sky
02. Never Too Late
03. Come Folow Me
04. Be What You Want
05. Memphis Water
06. No Questions Asked
07. Into The Gutter
08. Sometimes Your Love
09. Leavin' Today
10. Preachin'
11. Always On My Mind

The Answer - "Under The Sky"


The Answer - "Into The Gutter"


Site Oficial: Nome do Artista

5 comentários :

  1. Acompanho, de maneira sutil, seu blog que conheci procurando material da Ana Canãs.
    Gosto da variedade e diversidade das postagens. Conheci bons sons e passei a confiar em seus comentários, por isso vou baixar esta dica.
    O que me leva a escrever é o comentário oportuno sobre a difuculdade em se inovar no rock e conhecer novos sons.
    Recomendo uma banda Australiana, que já acabou, chamada Powderfinger. Tem albuns excelentes para quem curte um classic rock.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo muito obrigado pelo comentário e pelos elogios ao blog.

    Já anotei sua dica e vou procurar. Como eu disse na postagem, o cenário do rock anda bem carente de boas novidades. The Answer foi um achado, uma banda excelente e que tem tudo para despontar ainda mais. Em breve vou postar o outro álbum deles e também uma outra banda que conheci recentemente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma boa descoberta. Boas novas para os amantes do bom rock.
    SObre o Powderfinger, segue um link para vc conferir o disco Vulture Street. Considero o melhor da banda
    www.4shared.com/file/gY59Suaf/Vulture_Street.html

    ResponderExcluir
  4. Gostei do vídeo... Vou baixar o disco e ouvir o som. Seu blog é honesto.

    Higor Romualdo

    ResponderExcluir