domingo, 12 de setembro de 2010

Renee Olstead

A maneira como conheci o trabalho da jovem Renee Olstead foi muito interessante. Na época estava escrevendo alguns artigos com dicas de jovens e talentosas cantoras de jazz no blog do Musicólatras . Entre uma dica e outra fui citando as cantoras que já conhecia e acabei conhecendo outras, entre elas, Renee Olstead.

A texana Renee Olstead, de 21 anos, é uma espécie de menina prodígio. Desde pequena já atuava em comerciais para a TV, tem diversas participações em filmes e séries televisivas e em 2000, com apenas 10 anos, gravou seu primeiro CD: "Stone Country". Como o nome do disco diz, ela optou pelo gênero country para se lançar como cantora. Dois anos depois, veio "Unleashed", EP com quatro músicas, seguindo o estilo do CD inicial. A guinada veio com o álbum "By Request" (2002), que trouxe no repertório apenas Standards do jazz, com arranjos conservadores, privilegiando a bela voz da adolescente. "What a Wonderful World", "Sentimental Journey", "Georgia on my Mind", "Over The Rainbown" e "At Last" são apenas alguns ingredientes desse cardápio.

O álbum "Renee Olstead" (2004) segue a mesma fórmula do “By request”, porém com um som mais sofisticado. Na época do lançamento, Renee tinha apenas 14 anos, mais a jovem já impressionava por sua técnica, voz afinada e desenvoltura ao cantar, isso sem falar que em nenhum momento a jovem cantora se intimidou e abriu o álbum com a clássica “Summertime” e interpretações primorosas nas músicas “Taking A Chance On Love”, “Is You Is Or Is You Ain't My Baby”, em “Someone To Watch Over Me” com participação do trompetista Chris Botti, “Breaking Up Is Hard To Do” com participação do cantor e pianista Peter Cincotti, “What A Difference A Day Makes”, “Sentimental Journey”, entre outras. A parte instrumental e arranjos do álbum também merece ser destacado, um jazz muito sofisticado e que em determinado momento lembra até o som de big bands, tudo executado com precisão. Renee é acompanhada pelos músicos, Peter Cincotti (vocal/piano), Dennis Budimir (guitarra), Don Shelton (saxophone alto e tenor), Chris Botti, Rick Baptist (trompete), Chris Downson, Billy Childs (piano), Brian Bromberg (baixo), Joe LaBarbera, Vinnie Colaiuta (bateria), a produção foi realizada por Davi Foster, o mesmo que produziu o álbum de estréia do cantor de jazz Michael Bublé.

O álbum “Skylark” (2009) é o trabalho mais recente da jovem Renee e segue a mesma linha do anterior. O álbum abre com a contagiante “Midnight Man”, uma canção que traz uma mistura de jazz com R&B, destaque para o arranjo que lembra e muito o som das big bands dos anos 40, isso sem falar na voz poderosa da jovem. “Love Man” é uma canção balada, bem calma, Chris Downson toca de maneira sutil o piano e Dan Higgins executa excecuta um solo de sax com maestria, enquanto isso Renee mostra sua versatilidade e facilidade no vocal. “Stars Fell On Alabama” é um clássico escrito por Mitchell Parish e Frank Perfins e que foi regravado e interpretado de uma forma fantástica, achei interessante à introdução, tem um toque vintage, como se Renee estivesse cantando lá nos anos 20. “My Baby Just Cares For Me” é outro clássico do jazz e começa apenas com o baixo e a guitarra, enquanto Renee da o tom nas primeiras notas, em seguida surge novamente a sensação da big band, o arranjo muito bem feito por sinal. Em “When I Fall In Love” a jovem cantora conta com a participação do trompetista Chris Botti, essa música é outro clássico do jazz, uma balada romântica de tirar o fôlego, a primeira vez que ouvi essa musica foi na voz incomparável de Chet Baker. Na música “Thanks For The Boogie Ride”, Renee é acompanhada pela Clayton Hamilton Orchestra, nem precisa dizer que ficou incrível né? Essa música literalmente transporta o ouvinte para os bailes de jazz das décadas passadas. "Hold Me Now” é uma canção escrita pelo produtor Foster e Renee, uma balada linda, a jovem se entrega, emoção do inicio ao fim. A faixa-titulo “Skylark”, outra canção muito bem interpretada pela jovem, com um toque bem suave e um instrumental bem harmonioso, Renee canta com propriedade e faz dessa música, uma das melhores do álbum. Renee ainda nos presenteia com outras músicas sensacionais e interpretações incrível, como por exemplo, “Hit The Road Jack”, “You've Changed” e “Nothing But The Blame”. Sempre é bom citar e destacar os músicos que estiveram presentes na gravação do álbum, Den Parks, Bob Mann (guitarra), Jochem Van De Saag (teclados, harmônica, órgão), Dan Higgins (saxofone), Chris Botti (trompete), Chris Dawson, David Foster (piano, teclado), Randy Waldman, Tamir Hendelman (piano), Frank Capp, Joe La Barbera, Vinnie Colaiuta (bateria); Rafael Padilla (percussão); Angela Fisher, Nita Hutton, Ester Austin, Quiana Parler, Lauren Evans, Richard Page (backing Vocal).

Renee Olstead é mais uma grata surpresa do mundo jazzístico, e que apesar de jovem, ela vem arrancando elogios da crítica especializa e sendo comparada com grandes cantoras de jazz, sem falar que ela tem demonstrado maturidade suficiente para escolher excelentes repertórios e consequentemente produzir trabalhos notórios, afinal o principal ela tem de sobra: talento. Boa Audição!

2004 - Renee Olstead
Gênero: Jazz



Track List

01. Summertime
02. Taking A Chance On Love
03. Is You Is Or Is You Ain't My Baby
04. Someone To Watch Over Me - (participação Chris Botti)
05. Breaking Up Is Hard To Do - (participação Peter Cincotti)
06. Love That Will Last, A
07. Meet Me, Midnight
08. Sunday Kind Of Love - (participação Chris Botti)
09. On A Slow Boat To China - (participação Carol Welsman)
10. What A Difference A Day Makes
11. Midnight At The Oasis
12. Sentimental Journey

2009 - Skylark
Gênero: Jazz



01. Midnight Man
02. Lover Man
03. Stars Fell On Alabama
04. My Baby Just Cares For Me
05. When I Fall In Love (Participação Chris Botti)
06. Thanks For The Boogie Ride
07. Hold Me Now
08. Skylark
09. Midnight In Austin Texas (Participação Robert Randolph)
10. Hit The Road Jack
11. You've Changed
12. Ain't We Got Fun
13. Nothing But The Blame

(Renee Olstead + Skylark)

Renee Olstead - "Summertime" (Live at Montreux Jazz Festival)


Renne Olstead - "Is You Is Or Is You Ain't My Baby" (Live at Montreux Jazz Festival)


Renee Olstead - "Midnight Man" (LIVE)


Site Oficial: Renee Olstead

2 comentários :

  1. Muito bom! então como vieram 2 CDs, alem do descrito veio o Skylark de 2009, aqui vai o pedido p/ se possivel postarem o By request de 2002

    ResponderExcluir
  2. Putz eu nem percebi que tinha upado os dois álbuns de uma vez. Bom menos mau né. Agora vou arrumar a postagem e colocar as informações do "Skylark". Obrigado por avisar Roberto.

    Em relação ao "By Request" eu não tenho, assim que conseguir eu posto aqui.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir