quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Miles Davis

1992 - Doo-bop
Gênero: Jazz / Funk / Hip Hop


Falar sobre Miles Davis tem sido um prazer muito grande, principalmente por que através da sua música consegui entender melhor o jazz e principalmente no que diz respeito a suas vertentes. Por isso não poderia deixar de falar do álbum “Doo-Bop” (1992), o último lançando por Miles Davis.

Como sempre digo nas postagens do Miles Davis, ele foi um inovador, criou vários estilos de jazz, como por exemplo, o fusion, cool jazz, o jazz-rock, entre outros. Durante toda sua carreira, Miles Davis sempre buscou algo novo, levou muita critica por isso, mais em nenhum momento pensou em desistir, pelo contrário, a cada novo álbum, o trompetista surgia com algo novo. Para o seu último álbum, estava claro que não seria diferente, “Doo-Bop” foi lançado em 1992, um ano após a morte do trompetista. Nesse álbum Miles Davis fez algo praticamente improvável, ele criou a fusão entre o jazz, funk e o hip hop, o resultado foi uma sonoridade que ninguém conhecia e que sequer pensavam em tentar criar. “Doo-Bop” traz nove músicas, sendo as “Fantasy” e “High Speed Chase” póstumas, ambas foram criadas a partir de pré-gravações feitas por Miles Davis. O álbum foi produzido pelo rapper Easy Mo Bee, que também fez participação nas músicas, juntamente com AB. More Jr. No repertório a excelente “Chocolate Chip”, onde a bateria dita o ritmo, acompanhado pelo som inconfundível do trompete de Miles Davis, “Mystery” é mesmo misteriosa, uma música que começa com uma pegada funkeada, enquanto Miles executa pequenos solos no trompete, “High Speed Chase” é um pouco mais agitada que as outras, possui uma batida contagiante e rápida, novamente Miles Davis esbanja habilidade no trompete, “The Doo Bop Song” segue a mesma linha das demais, com uma batida ritmada e com a pegada bem funk/hip hop, enquanto Miles manda ver no trompete.

Miles Davis não poderia ter encerrado sua carreira de outra forma, o trompetista buscou inovar a cada momento. Não só conseguiu isso, como mudou completamente a história do jazz, Miles Davis mostrou ao mundo que o jazz poderia buscar outros horizontes e se aliar a outros estilos, prova disso foram as várias fusões criadas pelo trompetista. Boa Audição!

Track List

01. Mystery
02. The Doo Bop Song
03. Chocolate Chip
04. High Speed Chase
05. Blow
06. Sonya
07. Fantasy
08. Duke Booty
09. Mystery (Reprise)

Miles Davis - "The Doo Bop Song" (Original Video)

3 comentários :

  1. Pela decrição e sendo do Miles Davis, com certeza é um disco maravilhoso. A mistura de jazz com hip-hop me agrada mutio. Acho que tirando o som do Quincy jones foi o primeiro estilo de jazz que realmente gostei. Com certeza vale cade minuto da audição. Já vou baixar. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Legal, Daniel, vou baixar e ouvir. Abraços!

    ResponderExcluir