terça-feira, 28 de setembro de 2010

Esperanza Spalding

2010 - Chamber Music Society
Gênero: Jazz



Elogiar a Esperanza Spalding é uma tarefa muito fácil, aos 25 anos a jovem coleciona inúmeros elogios da mídia especializada, dona de um currículo invejável na música, é talentosa demais, toca contrabaixo muito bem, é compositora e uma cantora de altíssimo nível, não só pela belíssima voz, mais por cantar em três idiomas.

A cantora e contrabaixista ganhou todo esse reconhecimento após lançar dois álbuns excelentes, “Junjo” (2006) e “Esperanza” (2008), em ambos Esperanza surpreendeu com um som de qualidade e inovador.

Esperanza volta à cena com o seu terceiro álbum – “Chamber Music Society” (2010) – e traz a mesma essência dos seus trabalhos anteriores, porém com algumas novidades e participações extraordinárias. Nesse álbum, a contrabaixista passeia com propriedade por gêneros como o jazz, o erudito e a bossa nova, e canta novamente em três idiomas – inglês, espanhol e português -, tudo isso mesclando composições próprias com alguns standards. A jovem contrabaixista já demonstrou o seu amor e admiração pela música brasileira ao gravar “Samba em Preludio” (Vinicius de Moraes) e “Ponta de Areia” (Milton Nascimento). A maior novidade do álbum “Chamber Music Society” é que Esperanza divide os vocais na música “Apple Blossom” com nada mais, nada menos que o próprio Milton Nascimento. Claro que o álbum ainda reserva momentos memoráveis, como a música “Inútil Paisagem” (Tom Jobim) interpretada pela Esperanza em português em companhia da cantora Gretchen Parlato, “Winter Sun” uma música com elementos de soul e jazz, destaque para os backing vocals e o solo de contrabaixo. Outras músicas também merecem destaque, entre elas, “Little Fly” que abre o álbum e a interessante “Knowledge Of Good and Evil”, onde Esperanza cria um ambiente musical sensacional e na hora de cantar não faz uso de palavras, apenas uma espécie de scat e não poderia deixar de citar a faixa que encerra o álbum, “Short And Sweet”, onde Esperanza deixa o ouvinte com um gostinho de quero mais.

Apesar de todo talento da jovem contrabaixista e cantora, eu sempre gosto de citar os nomes dos outros músicos envolvidos no trabalho. Esperanza é acompanhada pelo trio formado por Leo Genovesse (piano), Terri Lyne (bateria) e Quintino Cinalli (percussão), porém não sei se alguém notou, mais a outra novidade no álbum é o uso de instrumentos de corda em algumas músicas e para isso a jovem contou com a participação do trio de cordas formado por Todorov Entcho (violonista), Lois Martin (violonista) e David Eggar (violoncelista), além da participação da cantora Gretchen Parlado e claro do sensacional Milton Nascimento.

Por fim “Chamber Music Society” chega não só para mostrar, mais para certificar ainda mais o talento nato da jovem Esperanza, em três álbuns ela conseguiu fazer um trabalho primoroso, com toques diferentes e sempre originais. Esse álbum é o primeiro de dois projetos que a jovem pretende lançar, no caso, o segundo é o Radio Music Society, previsto para ser lançando em 2011 e que trará um repertório novo e baseado no funk, hip-hop, rock e com elementos de outros gêneros. Imperdivel !. O fato é que Esperanza Spalding continua nos brindando com excelentes trabalhos e música de altíssima qualidade. Boa Audição !

Track List

01. Little Fly
02. Knowledge Of Good and Evil
03. Really Very Small
04. Chacarera
05. Wild is The Wind
06. Apple Blossom
07. As a Sprout
08. What a Friend
09. Winter Sun
10. Inútil Paisagem
11. Short and Sweet

Esperanza Spalding - "Little Fly"


Esperanza Spalding - "Apple Blosson" (Live in Columbus Circle store in New York City)


Site Oficial: Esperanza Spalding

2 comentários :

  1. Sempre é bom poder escutar a Esperanza Spalding e esse album manteve a qualidade esperada, muito bom.
    Vlw!

    ResponderExcluir
  2. Daniel cara... O arquivo foi deletado ou sei lá o que velho...

    Não consegui baixar =/

    Vou procurar o cd, se eu achar posso uppar e repôr o link?

    Hoje vou ver se posto uma discografia =)

    Como ficaria grande, vou divir em partes aí...

    Abraços meu velho!!

    ResponderExcluir