domingo, 5 de setembro de 2010

Dave Brubeck Quartet

1961 - Time Further Out
Gênero: Jazz



Dave Brubeck é um dos grandes nomes do jazz. A música sempre esteve presente em sua vida, principalmente por ser de uma família musical, isso fez com que Dave começasse muito cedo no piano - aos 4 anos - aprendendo com sua mãe, e depois aos 9 anos já se empenhava no violoncelo. Apesar disso, Dave não era muito aplicado em aprender métodos, sua vontade era apenas compor suas músicas e toca-las, talvez por isso nunca aprendeu a ler partituras. Mais tarde, já na faculdade, Dave quase foi expulso do curso, após um professor descobrir que ele não sabia ler partituras, a sorte foi que os outros professores o defenderam apontando seu talento em contraponto e harmonia, porém o mais surpreendente foi que a faculdade temia que isso pudesse causar um escândalo e propôs que Dave só receberia o diploma se ele concordasse a nunca dar aulas de piano. Dave também estudou com o compositor francês Darius Milhaud. Em 1951 o pianista criou o seu quarteto, que nos primeiros anos teve algumas mudanças de bateristas e baixistas. Mais foi entre os anos de 1958-1967 e com a seguinte formação, Dave Brubeck (piano), Eugene Wright (baixo), Paul Desmond (saxofone) e Joe Morello (bateria) que o quarteto lançou dois álbuns clássicos.

Em 1959 o quarteto gravou “Time Out”, um dos álbuns mais revolucionários do jazz. Nesse álbum, o quarteto literalmente brincou com o tempo das músicas, prova disso é a clássica “Take Five”, tocada em 5/4. Porém Dave Brubeck Quartet, não parou por ai e dois anos depois lançou “Time Further Out” (1961), um álbum que continuou o excelente trabalho do anterior, porém uma forma ainda mais inovadora. Destaque para “Bluette”, uma música com um ar sombrio, melódica e com um toque sutil e cadenciado que acompanha o saxofonista Paul Desmont e Dave Brubeck. “Far More Drums” é tocada em 4/5 e o baterista Joe Morello literalmente rouba a cena, em uma apresentação impecável. “Unsquare Dance” começa e termina acompanhada pelas palmas, enquanto o baixista Eugene Wright executa grooves perfeitos. Em “Bru's Boogie Woogie” o quarteto embala um jazz swing e Dave Brubeck simplesmente arrasa no piano. “Blue Shadows In The Street” é uma balada bem cadenciada. O álbum ainda traz duas faixas bônus, “Slow And Easy” e “It's A Raggy Waltz” na versão ao vivo tocada no Carnegie Hall. Uma curiosidade em relação à capa do álbum, ela que na verdade é um quadro do pintor Joan Miró e que seria usada no álbum “Time Out”, mais por falta de tempo para cuidar da parte legal para usar a imagem, Dave Brubeck foi pessoalmente até o pintor pedir autorização e assim utilizou no álbum “Time Further Out”.

“Time Further Out” é daqueles álbuns que deve ser apreciado com calma, para que nada passe despercebido, a principio parece estranho devido a variações de tempo, digo isso por que senti isso, mais depois acabei me acostumando e vendo toda a genialidade do Dave Brubeck Quartet atrás disso.

Aproveito para deixar meus agradecimentos ao Edison Jr. (parceiro do blog Musicólatras) que me apresentou e upou o álbum. Alias confiram a postagem dele no Musicólatras sobre o Dave Brubeck, está imperdível. Boa Audição !

Track List

01. It`s a Raggy Waltz
02. Bluette
03. Charles Matthew Hallelujah
04. Far More Blues
05. Far More Drums
06. Maori Blues
07. Unsquare Dance
08. Bru's Boogie Woogie
09. Blue Shadows In The Street
10. Slow And Easy (A.K.A. Lawless Mike)
11. It's A Raggy Waltz (Live At Carnegie Hall)

Dave Brubeck Quartet - "It's A Raggy Waltz"


Site Oficial: Dave Brubeck

5 comentários :

  1. Esse álbum é ótimo! Dave sabe exatamente o que faz, e só faz coisa boa. Gostaria que tivesse mais materias dele aqui. Obrigado pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Brubeck arrasa e estes 2 álbuns são classicaços. E 'Take Five', escrita por Desmond, é um dos maiores clássicos do jazz e uma das que utilizo pra 'esquentar' os dedos.
    []ões

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA MEU QUERIDO!!! ADORO SEU BLOG E OBRIGADO POR COLOCAR O JAZZ NA VÉIA NOS PARCEIROS... QUERO ANUNCIAR A VOLTA DO JAZZ NA VÉIA.... VAMOS TROCAR MUITAS FIGURINHAS...

    ResponderExcluir
  4. Christian SM: Obrigado pelo comentário, em breve irei postar outro álbum do Dave Brubeck, conforme eu for conhecendo.

    Jazz Na Véia: Aguardo seu retorno à blogosfera. Obrigado pelo comentário.

    Edson d'Aquino: Obrigado pelo comentário.

    Abraço

    ResponderExcluir