quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"O Jardim do Diabo" (Luis Fernando Verissimo)

Ficha Técnica

Escritor: Luis Fernando Veríssimo
Gênero: Literatura Nacional / Romance
Lançamento: 2005
Páginas: 184
Acabamento: Brochura
Editora: Objetiva


O primeiro livro do Luis Fernando Verissimo que eu tive a oportunidade de ler foi o “O Jardim do Diabo”. Um livro agradável, com uma narrativa cativante, uma história surpreendente e muito bem contada. O livro é o primeiro romance do escritor, foi lançando em 1988 e relançado pela editora Objetiva em 2005.

Mesmo escrevendo e lançando seus livros de história policial com certa frequência, Estevão está longe de ser um escritor renomado. Em seus romances o escritor segue uma fórmula que considera infalível: Por volta da página 40 tem a grande trepada e o encontro final com o vilão e o desfecho, a partir da 90. Numa referência ao escritor Joseph Conrad, seus personagens de uma forma ou outra, sempre se chamam Conrad. Outra caracterista do escritor é de assinar cada um dos livros com um pseudônimo americano e diferente.

Estevão é o personagem principal e narrador da história. O seu mundo se resume a seu apartamento, onde passa a maior parte do tempo sentado na sua cadeira de rodas, ao lado da sua velha maquina de escrever e na companhia da Dona Maria, sua empregada doméstica, que tem o costume de ouvir as trágicas notícias do rádio no último volume todo dia. Há ainda Lília, uma moça que vem duas vezes por semana para a faxina, mas sempre acaba em sua cama.

A vida monótona de Estevão começa a mudar a partir do momento em que ele recebe a visita inesperada do inspetor Macieira. O motivo é devido a um assassinato que ocorreu antes do livro “Ritual Macabro” - escrito por Estevão – ser lançado. Porém o que intriga o inspetor é o fato de que a cena do crime é idêntica à cena descrita no livro.

A partir desse momento a ficção e a realidade se misturam de tal maneira, que fica difícil identificar onde começa uma e termina a outra. Com isso Estevão se vê como um personagem dentro da sua própria história, a partir daí o escritor tenta dar continuidade ao “Ritual Macabro” e as aventuras de Conrad, mas agora atento aos acontecimentos publicados nos jornais, no rádio da dona Maria e tentando de alguma forma ligar os pontos citados pelo inspetor Macieira durante suas conversas.

Verissimo cria um ambiente surpreendente, usando sua habilidade com as palavras para lidar com três situações distintas na mesma história. O resultado é uma narrativa alucinante, que prende a atenção do leitor do inicio ao fim. Com um vocabulário fácil e sem complicações, Verissimo põe o leitor na posição de testemunha, onde ele, juntamente com Estevão e o inspetor Macieira, tentam desvendar esse caso macabro.

Livro: "O Jardim do Diabo" (Luis Fernando Verissimo): Arquivo Word - Clique Aqui

4 comentários :

  1. Nunca li um livro dele, mas esse deve ser bom.... ja penso o cara escreve um livro... daqui a pouco começa a ocorrer crimes de mesmo jeito q ele escreveu oO rsrrsrs....

    bjinhus
    o/

    ResponderExcluir
  2. Esse parece ser muito bom. Valeu Daniel vou ler.

    ResponderExcluir
  3. Cara...o seu blog é muito bom!De muito bom gosto.Me animei a comentar pq já li o Jardim do Diabo e chapei total. Este livro é genial. Penso que daria um bom filme dependendo de quem fizer.O livro é soberbamente inteligente e eu, que já admirava o LFV, captulei de vez após este livro.
    Valeu pela escolha!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios ao blog. E bom saber que leu e gostou do livro. No meu caso foi o primeiro contato com o LFV, já que não tinha lido nenhum livro dele ou texto.

    Recomendo o livro "Os Espiões", que também é do LFV. Inclusive fiz uma resenha dele aqui no blog.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir