domingo, 13 de junho de 2010

Semana do Blues: Ray Bailey

2010 - Resurrection
Gênero: Blues / Blues-Rock



Ray Bailey é um bluseiro norte americano, nascido em Los Angeles. Seu primeiro contato com o mundo da música foi ainda na infância, quando a sua mãe – uma saxofonista de jazz - o incentivou a trilhar por esse caminho. Ray teve o seu primeiro contato com o piano muito cedo e tempos depois já freqüentava as aulas, depois aos 7 anos acabou mudando de instrumento e passou a tocar trompete. Porém sua vida começou a mudar, quando a sua irmã levou para a casa um disco do Jimi Hendrix, isso foi o bastante para que o Ray trocasse o trompete por uma guitarra acústica. Ao longo da sua carreira, Ray trabalhou com muitas lendas da música e sempre tocando jazz, blues e rock.

Apesar de ter uma vida dedicada à música, o bluesman tem apenas dois álbuns, o primeiro “Satan’s Horn” lançado em 1995, a oportunidade surgiu após o produtor executivo Crosby Tyler assistir um show da banda de Ray. O álbum foi gravado durante uma maratona de nove horas seguidas, Ray escreveu a maioria das músicas e foi acompanho por Jeff Littleton (baixo), Randy Goldberg (bateria) e Bill Willis (teclados). É um dos melhores álbuns de blues que já ouvi. No decorrer dos anos, Ray continuou tocando e gravando, porém uma serie de problemas pessoais e na família atrapalharam de forma negativa sua carreira. O episódio mais recente aconteceu em 2007, quando um incêndio devastou boa parte do seu material; somando todos os problemas já existes Ray se afundou nas drogas e na depressão, isso fez com que o guitarrista promissor colocasse de vez seus planos de lado. Quando se deu conta que havia chegado ao seu limite, Ray resolveu voltar a sua “casa musical”, o Babe & Ricky’s Inn, depois de exatos trinta e sete anos, desde a sua primeira apresentação no local. E ao retornar encontrou Laura “Mama” Groos, a mulher que havia dado uma oportunidade para o jovem ainda no inicio da sua carreira, foi então que a mulher o recebeu muito bem, alimentando seu corpo e sua alma. E Ray teve a chance de recomeçar sua carreira. Recentemente o guitarrista passou por um programa de reabilitação e logo em seguida foi convidado pelo produtor Jonathan Hodges e o baixista e também produtor Kevin Brandom para gravar o primeiro álbum em uma década.

O nome do novo álbum parece ter sido escolhido sob medida, “Resurrection” (Ressurreição). E com certeza não poderia ser outro. Gravado ao vivo no Babe & Ricky’s Inn, Ray trouxe para o palco onze músicas, sendo seis composições próprias. O guitarrista mostra que ressurgiu para o blues e faz uma apresentação inesquecível. Seu blues tem muita consistência, a prova disso é a mescla que existe entre o tradicional e blues rock, é de tirar o fôlego. O destaque vai para todas as músicas. Ray Bailey é o cara ! Boa Audição !

Track List

01. Miss Mean
02. Blue Shadows
03. Did You
04. I Think About You Every Day
05. Satan's Horn
06. Black Night
07. Why I Sing the Blues
08. I'll Take Care of You
09. Caledonia
10. Sweet Little Angel
11. December Song

Ray Bailey "Satan's Horn" (Bern Jazz Festival 1995)

2 comentários :