terça-feira, 15 de junho de 2010

Semana do Blues: Eric Bibb

2010 - Booker’s Guitar
Gênero: Acoustic Blues



“Booker’s Guitar” (2010) é trabalho mais recente do violonista de blues Eric Bibb. A história que cerca este álbum é simplesmente inacreditável. Há alguns anos, durante um show de Eric em Londres, um fã o abordou logo depois do show. Na ocasião o fã carregava um kaise (estojo) e ao abrir foi revelado um violão de 1930, que pertenceu a nada mais nada menos que Bukka White, uma lenda do blues, mais precisamente do delta blues, vertente que foi originada na região do delta do rio Mississippi.

Para a surpresa de Eric Bibb, o fã insistiu para que ele tocasse com o violão de cordas de aço usado por Bukka White. Assim nasceu a canção “Booker’s Guittar”, que depois se expandiu dando origem há mais quatorze músicas e claro ao nome do álbum. A faixa-titulo foi gravada em Londres e foi nessa ocasião que Eric Bibb usou o violão tão valioso. As outras músicas foram gravadas em Ohio, usando seus próprios instrumentos. O álbum é uma homenagem a música de Bukka White e ao Delta Blues. Para quem não sabe, Bukka White era primo do BB King.

O álbum tem um ar melancólico e solitário, a sensação é de estar nos anos 20. Eric Bibb esbanja talento no violão e na voz. A canção “Booker’s Guitar” da uma noção exata do excelente trabalho realizado pelo violonista, sua voz é comovente e seu violão preciso, uma homenagem de alto nível a Bukka White. O estilo segue o mesmo nas demais músicas, o que ocorre é uma ou outra variação, como por exemplo, em “With My Maker I Am One” e “Flood Water” que além do violão e voz, também apresenta o som da gaita. A música “Wayfaring Stranger” tem o mesmo ar melancólico, a voz de Eric soa trêmula, acompanhada pelo ritmo calmo do violão, está música traz uma influência do folk tradicional. “Train From Aberdeen” é a única música instrumental do álbum, é em homenagem a cidade natal de Bukka, Aberdeen. Destaque também para a música “Rocking Chair” que mostra que o blues é a música de um povo orgulhoso, que mesmo passando por vários problemas, está sempre pronto para lutar e faz uma alusão do blues como uma professora e a vida uma escola, dizendo que tudo que devemos fazer é viver e aprender. Já a canção “Good Woman” fala sobre o poder do amor e de como a mulher faz a diferença entre a glória e a derrota na vida do homem.

“Booker’s Guitar” deve ser apreciado de maneira especial e única, se pudesse escolher um cenário ideal para o momento, seria em um chalé e de frente para uma lareira. A sensação ao ouvir o álbum, é de que a música está penetrando no intimo da sua alma. Eric Bibb homenageou Bukka White e o delta blues com muita competência e qualidade, mostrando que a música e as influências do lendário Bukka White continuam vivas mesmo trinta anos após sua morte. Boa Audição!

Track List

01. Booker’s Guitar
02. With My Maker I Am One
03. Flood Water
04. Walkin' Blues Again
05. Sunrise Blues
06. Wayfaring Stranger
07. Train From Aberdeen
08. New Home
09. Nobody’s Fault But Mine
10. One Soul To Save
11. Rocking Chair
12. Turning Pages
13. A Good Woman
14. Tell Riley
15. A – Z Blues

Eric Bibb "Booker’s Guitar"


3 comentários :

  1. cara esse link esta com problema nao consigo baixar o album.

    ResponderExcluir
  2. Amigo

    o link está ok. Eu baixei edescompactei pelo winrar, não tem nada de errado com o arquivo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras. Ou melhor, FANTASTICO !!!!!!

    ResponderExcluir