segunda-feira, 14 de junho de 2010

Semana do Blues: Ana Popovic

2005 - Ana! Live in Amsterdam
Gênero: Blues



Ana Popovic é uma guitarrista de blues de Belgrado, aos 34 anos vem conquistando seu espaço no cenário musical não só por sua beleza, mais por seu talento e competência. Ana cresceu no meio musical, seu pai era guitarrista/baixista, então desde criança ouvia os discos da coleção pessoal dele. Com o tempo se rendeu a guitarra, junto a isso o dom natural e as habilidades necessárias para ser uma grande guitarrista. Seus pais apoiaram desde o começo, mesmo não tendo condições, faziam questão de pagar as aulas particulares. O talento de Ana foi logo notado pelo professor, que viu na jovem um progresso muito rápido na aprendizagem e com o tempo ela mesma adotou um estilo próprio de tocar. Em meados de 1998, Ana se apresentou diversas vezes em seu país, até mesmo em programas de televisão. Como naquela época a sua cidade estava no centro de conflitos militares, boa parte dos músicos eram impedidos de viajar ao exterior. Com o fim dos conflitos, Ana estava livre para alcançar os palcos mundo a fora. “Hometown” (1998) foi o seu primeiro álbum, na época ainda na sua banda Hush. Em 2000, Ana viajou até Memphis para a gravação do seu segundo álbum solo, entitulado “Hush!" (2001), produzido por Jim Gaines. Desde então Ana já gravou três álbuns, sendo “Blind For Love” (2009) o mais recente. Em sua breve carreira, Ana coleciona alguns momentos inesquecíveis, como dividir o palco com BB King por exemplo, e um convite para fazer parte de uma tour Europeia em tributo ao lendário guitarrista Jimi Hendrix.

“Ana! Live in Amsterdam” (2005) é o seu primeiro e único álbum - CD/DVD - ao vivo. No palco Ana contagia, sua guitarra parece ter vida própria, sua música possui toque de agressividade, executa com precisão cada solo e claro com muito feeling. Sua voz também chama atenção e se encaixa perfeitamente ao seu estilo. Destaque para as músicas “My Man”, “Don't Bear Down On Me”, “Sittin' On Top Of The World”, “Love Me Again”, “Bigtown Playboy”, entre outras. Porém Ana não se detém apenas no blues, sua música apresenta outros elementos, principalmente o jazz, rock e o soul. As músicas “Won't Let You Down” e a instrumental “Navajo Moon” trazem um toque jazzístico. Ana é acompanhada pelos músicos Dominique Vantomme (piano), Denis Palatin (bateria) e Fabrice Ach (baixo).

Ana Popovic foi uma das grandes descobertas que fiz recentemente e não poderia faltar na “Semana do Blues”. Em outra oportunidade irei postar os outros álbuns dela. Boa Audição!

Track List

01. Intro
02. Don't Bear Down On Me
03. Sittin' On Top Of The World
04. Love Me Again
05. Comfort To The Soul
06. Navajo Moon
07. Night By Night
08. Bigtown Playboy
09. Won't Let You Down
10. Jaco
11. Long Way Home
12. My Man
13. Long Last Love

Ana Popovic - "My Man" (Live in Amsterdam)


Ana Popovic - "Sittin' on Top of the World" (Chan's Chinese Restaurant and Jazz Club)


Site Oficial: Ana Popovic

5 comentários :

  1. Bela ideia esta Semana do Blues, Daniel, e Ana Popovic é o maior talento feminino no instrumento na linguagem do blues da atualidade.
    []ões

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Ana Popovi é sem dúvida uma das melhores guitarristas (mulher) de blues da atualidade.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o som da Ana Popovi através da Barbearia de Blues www.barbeariadeblues.mypodcast.com/
    Sem dúvida ela manda muito bem no que faz!

    Parabéns ao Jazz&Rock pela semana do Blues

    in off "Que tal a Semana do Heavy Metal" só classicão!

    ResponderExcluir
  4. in off "Que tal a Semana do Heavy Metal" só classicão!

    Excelente dica Luiz. Quem sabe em breve posto alguma coisa anunciando mais uma semana.

    Abraço

    ResponderExcluir