segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mike Stern

2009 - Big Neighborhood
Gênero: Jazz / Jazz Fusion



Mike Stern está entre os melhores guitarristas de jazz fusion da atualidade, ao longo da sua carreira foi indicado cinco vezes ao Grammy e tocou ao lado de músicos consagrados como Miles Davis, Stan Getz, Jaco Pastorius, Pat Martino, Arturo Sandoval, Marcus Miller e tantos outros. Em seus trabalhos solos, Mike esbanja competência, virtuosismo e mostra que possui um talento nato para lidar com a música.

“Big Neighborhood” (2009) segue a mesma linha de trabalho do álbum antecessor “Who Let The Cats Out?” (2006), Mike reuniu um time invejável de músicos, o resultado é um álbum rico tecnicamente e com uma diversidade de influências impressionante. Assim como sugere o nome do álbum, no seu “Grande Bairro”, Mike mostra que há espaço para novas idéias e conta com músicos diversificados e que enriquecem ainda mais o seu trabalho. Os guitarristas Steve Vai e Eric Johnson, os baixistas-vocalistas Richard Bona e Esperanza Spalding, o trio Madesk Martin & Wood, os bateristas Dave Weckl, Lionel Cordew, Terri Lyne Carrigton, Cindy Blackman, os baixistas Chris Minh Doky Goines e Lincoln, os saxofonistas Bob Franceschini e Bob Malach, o trompetista Randy Brecker e o pianista Jim Beard. Como vocês podem ver um time de primeiríssima linha.

Na faixa-título “Big Neighborhood”, o dueto entre Mike e Steve Vai chama à atenção, uma música tecnicamente perfeita, com uma pegada voltada para o rock, onde solos estonteantes e surpreendentes ditam o ritmo em uma sincronia perfeita. Destaque para o excelente baterista Dave Weckl. Impossível não se empolgar logo na primeira música do álbum. Na sequência Mike tem ao seu lado outro guitarrista de peso, Eric Johnson. “6th Street” é uma música excelente, recheada de bons solos e uma técnica invejável, afinal são dois exímios guitarristas. O baixista/vocalista Richard Bona – que esteve presente no último álbum – volta com a mesma energia, e a música “Reach” é a prova disso. A música traz um tema relacionado com os ritmos africanos, com muito groove e scats de tirar o fôlego, acompanhado pelo saxofonista Bob Franceschini e com solos de Mike Stern. Na seqüência o baterista Terri Lyne e a jovem baixista/vocalista Esperanza Spalding apresentam três músicas. “Song For Papper” e “Bird Blue” mostra todo talento da jovem baixista, sua forma suave de cantar e tocar impressionam, seus scats são extraordinários, Terri também conduz as músicas com muita elegância, enquanto Mike os acompanha entoando notas suaves e melódicas na sua guitarra, diria que são duas músicas envolventes. “Coupe de Ville” é um tema trazido dos anos 50, porém com arranjos atuais, uma música livre, com muito improviso. Mike Stern novamente esbanja virtuosismo na guitarra, o pianista Jim Beard e o saxofonista Bob Malach apresentam uma sequência alternada de solos e por fim Esperanza com seu contrabaixo preciso e impecável dita o ritmo juntamente com o baterista Terri. A funkeada “Check One” é tocada pelo saxofonista Bob Malach e o trio de jazz-funk Madeski Martin & Wood, formado pelo baterista Billy Martin, o baixista Chris Wood e o tecladista John Madeski. Mike Stern conta que não tiveram a oportunidade de ensaiar e diz que a música saiu em poucas tentativas depois que entraram no estúdio. “Hope You Don’t Mind” apresenta o trompetista Randy Brecker, um antigo colaborador nos álbuns do Mike. Acompanhados pelo pianista Jim Beard, o baixista Chris Mihn e o baterista Cindy Blackman. É uma música enigmática e que tem como base o improviso, já que cada músico ganha seu espaço para poder desenvolver o seu solo. O resultado não poderia ser melhor.

Em “Big Neighborhood” Mike Stern se sobressai mais uma vez ao criar um universo musical coeso e diversificado. Seu álbum abre espaço para músicos consagrados e jovens talentos, em uma mistura de ritmos, culturas e influências. Resumindo: É uma forma que não tem como dar errado. Boa Audição !

Track List

01. Big Neighborhood
02. 6th Street
03. Reach
04. Song For Pepper
05. Coupe de Ville
06. Bird Blue
07. Moroccan Roll
08. Long Time Gone
09. Check One
10. That’s All It Is
11. Hope You Don’t Mind

Site Oficial: Mike Stern

Um comentário :

  1. o outro album do mike que voce postou era muito bom. baixando esse pra conferir.

    valeu Daniel.

    ResponderExcluir