quinta-feira, 27 de maio de 2010

James Brown

1973 - The Payback
Gênero: Funk/Soul



James Brown pode ser considerado como um dos músicos mais importantes da história e deixou um legado sem precedentes em todos os sentidos, já que sua importância não resume apenas na música.

“The Payback” é considerado um marco na história do funk/soul e na carreira do Rei do Soul. Lançado em 1973 com o intuito de se tornar a trilha sonora do filme “Hell Up in Harlem”, mas foi rejeitado pelo diretor Larry Cohen. O fato é que o álbum tem uma excelente qualidade, James possuía o “poder” que só os gênios eram dignos de receber, ele moldava a música conforme sua vontade e fazia isso com excelência. A história que cerca esse álbum é comovente, na época James Brown foi internado por exaustão e poucos dias depois de receber alta, seu filho mais velho faleceu em um acidente de carro. Talvez por isso o álbum transmite um pouco da sua indignação e sofrimento.

A faixa-título é de longe a melhor do álbum, “The Payback” é um clássico do funk/soul, James Brown aparece na melhor forma, com sua voz inconfundível, na letra ele pede apenas vingança. O arranjo instrumental é simplesmente genial, são sete minutos de puro êxtase, depois da abertura com backing vocals e metais, a música segue em uma batida cadenciada e hipnótica. O álbum ainda traz duas baladas soul da melhor qualidade, em “Doing The Best I Can” (Fazendo o melhor que posso), letra fala sobre as circunstâncias adversas e como se manter em equilíbrio e “Forever Suffering”. “Time Is Running Out Fast” parece uma espécie de jam session, muito boa por sinal. “Take Some...Leave Some” vem carregada de funk, o mesmo ritmo cadenciado e James Brown mandando ver nos vocais. Em “Shoot Your Shoot” o destaque vai para os metais. “Stone To The Bone” está longe de ser empolgante como as outras, mais tem o seu valor no álbum, destaque para o solo de piano feito por James Brown e os metais. “Mind Power” é um funk interessante, porém o diferencial é que boa parte da letra é falada por James Brown.

E não poderia deixar de citar os músicos que fizeram parte do álbum; James Brown (Vocal, Piano Elétrico) Thomas Fred (Baixo), John Starks Jabo (Bateria), Hearlon Martin e Jimmy Nolen (Guitarra), Maceo Parker e St.Clair (Flauta), Isiah Oakley, Jerone Melson, Darryl Jamison (Trompete), Fred Wesley (Trombone) e John Morgan (Percussão).

Não é por acaso que “The Payback” figura entre os melhores álbuns de funk/soul, sua qualidade é incontestável e sem falar que abrange de maneira coesa o funk ao lado de baladas soul. E mostra também o esforço de James Brown em produzir o álbum e se apresentar de forma impecável nos vocais, ainda mais nas circunstâncias que sua vida estava. É por essas e outras, que James Brown foi um cara diferenciado e reverenciado.

P.S: Segue abaixo dois vídeos. O primeiro é clássico, a música “The Payback”. O segundo é bem interessante e não poderia deixar de citá-lo. É parte de um episódio do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, em que o Chris quer ser DJ e para isso gasta todo seu dinheiro na compra dos equipamentos e com isso não sobra nada para comprar os LPs. Então a sua mãe empresta o disco “The Payback” e por infelicidade o Chris acaba arranhando. Depois surge uma apresentação muito engraçada, de como ele iria fazer para distrair sua mãe, caso ela quisesse ouvir o disco, é aí que o Chris aparece cantando a música “The Payback” e acompanhado por uma banda, destaque para a participação do baixista Marcus Miller.

Track List

01. The Payback
02. Doing The Best I Can
03. Take Some - Leave Some
04. Shoot Your Shot
05. Forever Suffering
06. Time Is Running Out Fast
07. Stone To The Bone
08. Mind Power

James Brown "The Payback" (Audio)


Todo Mundo Odeia o Chris "The Payback"

6 comentários :

  1. James Brown pode ser considerado como um dos músicos mais importantes da história e deixou um legado sem precedentes em todos os sentidos, já que sua importância não resume apenas na música.

    Sem mais.

    Ótimo post!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. No video, além do Marcus Miller merece crédito o grande guitarrista Paul Jackson Jr! =) Muito bom, demais!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog, tudo de muito bom gosto.

    Não sei se é posivel recuperar mas o link esta off, mesmo assim muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores discos do James Brown!
    E que capa massa!

    Abraço

    ResponderExcluir