segunda-feira, 24 de maio de 2010

Herb Ellis

1960 - Thank You, Charlie Christian
Gênero: Jazz



Enquanto ouvia atentamente Herb Ellis esbanjar virtuosismo na sua guitarra e ficar sem palavras com tamanha qualidade, ao mesmo tempo me lamentava por não ter conhecido ele antes. E graças ao amigo e guitarrista, Thiago Teberga, que fez uma postagem sobre Herb Ellis no blog Musicólatras Anônimos, tive a oportunidade de descobrir a obra desse virtuoso guitarrista.

Herb Ellis, nasceu em Farmersville, Texas em agosto de 1921. Tocou banjo e gaita quando criança antes de fazer aulas de guitarra no North Texas State Teachers College, uma das primeiras a oferecer aulas de jazz. Tocou ao lado de grandes nomes do jazz como, Billie Holiday, Louis Armstrong, Stan Getz, Dizzy Gillespie, Ella Fitzgerald, Stan Getz, Jonnhy Frigo, Barney Kessel, Charlie Byrd, Joe Pass e com Oscar Peterson, formando um dos trios de jazz mais memoráveis da história. Herb faleceu este ano, aos 88 anos.

Em “Thank You, Charlie Christian” (1960), Herb Ellis presta uma homenagem ao lendário guitarrista que influenciou diretamente a sua maneira de tocar. Ao lembrar sobre a primeira vez que ouviu Charlie tocar, o guitarrista diz que apesar de saber que poderia tocar mais rápido, percebeu que a velocidade não era tudo na música. E neste álbum, Herb mostra que mesmo depois de ter aprimorado sua técnica e com isso estabelecendo um jeito próprio de tocar, ele jamais se esqueceu do estilo de Charlie Christian. Sua música tem como característica a sofisticação harmônica do jazz bebop com algumas influências trazidas do blues. Na gravação do álbum, Herb teve o acompanhamento do pianista Frank Strazzi, o baixista Chuck Berghofer, o baterista Kenny Hume e o violoncelista Harry Babasin.

Como ouvinte assíduo de jazz, digo sem medo de errar que “Thank You, Charlie Christian” foi um dos melhores álbuns de jazz que já ouvi. O Bebop é uma das vertentes do jazz que mais me fascina, surgiu nos anos 40 e possui uma forte ligação com o swing, porém o diferencial é que no bebop os músicos apostaram em um som mais técnico e com harmonias complexas. Sua principal característica são os solos e improvisos estonteantes, aliados a uma cadência rítmica precisa e a liberdade que o músico possuiu para desenvolver e criar, sempre privilegiando pequenos grupos e solistas virtuosos. É a fórmula perfeita para um amante do jazz. Boa Audição !

Track List

01. Pickley Wickley
02. I Told You I Loved You No
03. Cook One
04. Karin
05. Cherry Kijafa
06. Thank You Charlie Christi
07. Alexander's Ragtime Band
08. Lemon Twist
09. Everything's Pat
10. Workin With the Truth

Herb Ellis "Medley"


Herb Ellis "The Days Of Wine And Roses" (Live)

2 comentários :