domingo, 9 de maio de 2010

George Benson

2009 - Songs And Stories
Gênero: Smooth Jazz



George Benson figura entre os maiores guitarristas da história e do jazz, são 50 anos de carreira, inúmeros álbuns e sucessos que marcaram época, o auge da sua carreira foi entre 1976 e 1993, na ocasião ficou no topo das paradas americanas por 22 vezes e na inglesa por 17 vezes. Claro que são apenas números, mais que reflete um pouco da importância desse guitarrista. Também já se apresentou ao lado de músicos como Miles Davis e Herbie Hancock. Apesar de ser um guitarrista de jazz, durante a sua carreira, Benson caminhou por gêneros mais populares e com isso alcançou um sucesso ainda maior. Lançou álbuns clássicos, entre eles “Breezin” (1976) e “Give Me The Night” (1980), produzido por Quincy Jones e que foi premiado com o Grammy.

“Songs and Stories” (2009) é o mais novo lançamento deste lendário guitarrista. É um álbum com a marca do George Benson, um som de extrema qualidade, bom do começo ao fim. Benson apostou muito alto na qualidade do álbum e pra isso trouxe o baixista Marcus Miller e John Burk como produtores, além da participação do percussionista brasileiro Paulinho da Costa, das cantoras Patti Austin e Lalah Hathaway e o guitarrista Norman Brown. No repertório algumas releituras de sucessos pop, como “Don’t Let Me Be Lonely Tonight” de James Taylor e “Sailing” de Christopher Cross. O detalhe é que as duas músicas foram gravadas no Brasil e teve a participação do guitarrista, compositor e arranjador Toninho Horta. As demais músicas também são releituras, “Somedy We’ll All Be Free” do cantor americano Donny Hathaway e “Rainy Night In Georgia” do cantor Brook Benton. Destaque para as músicas “Family Reunion”, a funkeada “Show Me The Love” com direito a slaps de Marcus Miller e um excelente arranjo de metais. Em “A Telephone Call Away” Benson canta acompanhado da cantora Lalah Hathaway. “Nuthin' But A Party” é uma música bem funkeada e uma excelente performance do convidado Norman Browm, executando na guitarra solos curtos e precisos e claro, Marcus Miller mandando muito bem no baixo, slapeira pura. “Exotica” é uma das grandes músicas do álbum, Geoge Benson se solta na guitarra e mostra por que é um dos melhores guitarristas e tem o acompanhamento da cantora Patti Austin. “Living In High Definition” é um instrumental de tirar o fôlego, Benson manda bem na guitarra e abusa do scatting (uma técnica vocal). O resultado é uma música envolvente, em um ritmo dançante e que mais uma vez têm um excelente arranjo de metais. A música é do compositor Motown Lamont Dozier.

Depois de lançar o álbum “Givin' it Up” (2006) em parceria com o cantor Al Jarreau, George Benson retorna em grande estilo, com um trabalho de qualidade, diversificado musicalmente, com participações de peso e uma produção que fez toda uma diferença. Impossível parar de ouvir.

Boa Audição! E não se esqueça de opinar a respeito do álbum.

Track List

01. Don't Let Me Be Lonely Tonight
02. Family Reunion
03. Show Me The Love
04. A Telephone Call Away
05. Someday We'll All Be Free
06. Nuthin' But A Party
07. Come In From The Cold
08. Exotica
09. Rainy Night In Georgia
10. One Like You
11. Living In High Definition
12. Sailing

George Benson - "Show Me The Love"


Site Oficial: George Benson

4 comentários :

  1. É sempre muito bom o swing de George Benson. Bem legal este disco. Tanks.

    ResponderExcluir
  2. Tenho este CD e foi o último que gravou, maravilha.

    ResponderExcluir
  3. O álbum é fantástico! Parabéns! Marcos Miller é um monstro...Smooth jazz da melhor qualidade sem preconceito com as pitadas pop.

    ResponderExcluir
  4. Marcos Miller ???? Não entendi..rs.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir