sábado, 27 de março de 2010

"O Símbolo Perdido" (Dan Brown)

Ficha Técnica:

Titúlo: "O Símbolo Perdido" (The Lost Symbol)
Escritor: Dan Brown
Gênero: Romance
Lançamento: 2009
Páginas: 512
Acabamento: Brochura
Selo: Sextante

Continuando o projeto "Resenha de Livros", hoje a resenha é o sobre um dos livros mais aguardados de 2009. "O Símbolo Perdido" (Dan Brown). Eu não li ainda, mais quem enviou a resenha foi minha noiva Gislaine, que leu e depois de muita insistência da minha parte, escreveu sobre.

Por Gislaine dos Santos

Pra mim Dan Brown é o melhor escritor, e o Robert Langdon o melhor personagem fictício. Um escritor polêmico por citar em suas obras Ciência e Religião. Uma das 100 pessoas mais influentes no Mundo.

Acho que isso a maioria já deve saber, "O Símbolo Perdido", não é uma continuação de "Anjos e Demônios", nem do "Código da Vinci", porém todos têm o mesmo personagem incomum, Robert Langdon.

Langdon é um simbologista, professor da Universidade de Havard, ele ensina Iconografia Religiosa e Simbologia. Em “O Símbolo Perdido” Langdon é convidado por seu amigo Peter Solomon a dar uma palestra em um instituto de Washington.Chegando no capitólio, Robert vem contando os minutos pois não pode se atrasar, afinal veio a pedido de seu grande amigo maçom.

Porém ao chegar percebe algo de errado, foi enganado, não havia palestra, não havia nada, ao procurar respostas para o que houve, descobre que seu amigo na verdade está desaparecido. Peter Solomon é um maçom de um alto grau, o que poderia ter acontecido!? Robert ouve gritos no meio da rotunda, ao se aproximar percebe uma mão ensaguentanda no meio, é a mão direita de Peter, e apontando para um quadro de 1865, Robert entende no exato momento o significado disso.

Nesse momento Robert Langdon está encrencado, pois o homem que seqüestro seu amigo, acha que somente ele pode desvendar os mistérios maçons e mais que isso acha que ele poderá ajudá-lo a desvendar o segredo maçom capaz de dar poderes sobrenaturais a ele. Robert é ajudado por Katherine, irmã de Peter, uma pesquisadora da ciência noética, a partir daí, precisam decifrar símbolos, mistérios ocultos e achar pistas onde para qualquer outro seria invisíveis, até mesmo para a CIA. Passando pelos principais pontos da capital norte americana, Robert e Katherine recebem ajuda, o professor precisa utilizar todo o seu conhecimento sobre os maçons.

Esse livro é um dos poucos, onde o começo é bom, o meio é bom, e o final melhor ainda, não encontrei nenhuma parte dele que eu pudesse pensar, poxa que parte chata, é eletrizante do inicio ao fim, Robert sem duvida nenhuma é um herói, inteligente como é, e totalmente calmo, tem uma habilidade fora do normal para solucionar problemas. Dan Brown nos mostra rituais, histórias e símbolos ligados a maçonaria, na trama é contado algumas partes da bíblia ao qual estamos acostumados a ler ou ouvir, mas como o livro nos ‘diz’ existem mistérios ainda a revelar... apocalipse não é o fim, e sim apenas uma revelação. Por Dan Brown Washington parece ser tão fascinante e misteriosa quanto o Vaticano.

Segundo andei pesquisando, como "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios", "O Símbolo Perdido" também ganhara uma adaptação, a Columbia Pictures está começando a mecher os pauzinhos, e já está confirmado Tom Hanks novamente como o Langdon.

Agora é torcer e aguardar, e fica uma dica, leiam o livro, como eu disse inicialmente na verdade não é uma continuação, então se alguém não leu o "Anjos e Demônios" ou o "Código da Vinci", não tem problema pode ler "O Símbolo Perdido", e conheça as aventuras e encrencas que o Professor e Mergulhador de Havard apronta.

Entrevista: Dan Brown fala sobre o "O Símbolo Perdido".

3 comentários :

  1. Li esse livro em dois dias, assim como os outros de Dan Brown. Ele tem um ritmo frenético que não dá pra largar no meio, você quer ler tudo pra não perder nada, haha

    Não vejo a hora de sair o filme, apesar de que os filmes dos outros dois livros tiveram umas alterações... Mas ainda assim valerá a pena!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela resenha foufa.

    Como já conversamos antes sobre o livro, depois que vc me contou um pouco minha vontade de ler só aumentou. Você tem que me emprestar hein...rs

    E sinta-se a vontade para continuar contribuindo com resenhas...rs.

    Valeu a minha insistência né?

    Bjos
    Te Amo !

    ResponderExcluir
  3. Valeu a insistência. Bela resenha. Dan Brown realmente sabe prender a gente numa narrativa, mesmo que não se leve a sério todos os mistérios que ele costura em uma única história. Ele achou um belo filão e um ótimo personagem.

    ResponderExcluir