quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Projeto: Os 50 Melhores Álbuns da Década (Parte 2)


Continuação do projeto "Os 50 Melhores Álbuns da Década.

Se você perdeu a primeira postagem, entenda o projeto e confira a lista com os 10 primeiros álbuns: Clique Aqui

Blogs Participantes:

Daniel Argentino - Jazz e Rock
Rafhael Vaz - Música & Cerveja
Emmanuela - Here Comes The Zombie
Luiz - Night Diving
Arthur Vaz - Extravasando Ideias

Noção de Nada – Trajes e Comportamentos de Acordo com os Eventos e as Ocasiões (2001)
indicado por Arthur


Acho que é o disco que mais tenho apego em toda a minha coleção. Apesar de não ser o meu favorito, de todas os tempos é o que mais considero em si, até pelo cuidado que a banda teve de colocar notas sobre cada música ajudando ao ouvinte entender o que Bil e cia realmente quiseram passar. Lindo do começo ao fim. Maior disco do rock nacional.

Zélia Duncan - Eu me transformo em Outras (2004)
indicado por Igor Almeida (Parceirdo do Jazz e Rock)


Com um clima de ensaio, de tão descontraído, esse maravilhoso álbum, onde Zélia se transforma em muitos cantores e cantoras de choro e samba, é uma jóia que deveria ser guardada a sete chaves diante de alguma ameaça nuclear que possa deixar nosso mundo às baratas! E não exagero quando falo: grandes músicos, uma grande cantora, belos arranjos, belas canções, uma divina produção,... PERFEITO!

Them Crooked Vultures - Them Crooked Vultures (2009)

indicado por Daniel Argentino


Them Crooked Vultures, recebeu o status de “superbanda” antes mesmo de ter seu primeiro álbum lançado. Desde o anuncio da formação, com o ex-baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones , o baterista Dave Grohl (Foo Fighters) mais que tocou no Nirvana e o guitarrista e vocalista do Queens of Stone Age, Josh Homme, a expectativa em torno do trio era imensa e o projeto ambicioso. O álbum recebeu vários elogios, afinal o resultado foi surpreendente, músicas bem elaboradas, riffs pesados e com qualidade, sem falar do entrosamento dos músicos e a maturidade de cada um. Outro ponto importante é em relação a influência musical, durante as músicas é possível notar um pouco de tudo, porém na medida exata, cada música traz algo que lembra o Led, Foo Fighters e o Queens of Stone. Them Crooked Vultures, até agora é apenas um projeto, se vai ter continuidade e futuros lançamentos, vai depender do trio.

BB King and Eric Clapton - Riding With The King (2000)
indicado por Daniel Argentino


BB King é o rei do Blues e Eric Clapton o deus da guitarra. Encontrar um álbum – entre vários – do BB King por exemplo, é uma tarefa difícil e injusta, em 2008 mesmo , o rei do blues lançou “One Kind Favor”, um álbum que remete aos velhos tempos, todo ambientado nos anos 50. Na minha opinião teve um álbum que superou tudo, “Ridging With The King” é o resultado do encontro entre BB King e Eric Clapton. Poder ouvir os dois em um único álbum, tocando, cantando em uma sintonia perfeita e sentir cada nota soar de maneira mágica em nossos ouvidos, é algo inesquecível. Como disse, em uma década, foram lançados álbuns excelentes, mais nada supera um encontro entre BB King e Eric Clapton.

Teatro Mágico - Segundo Ato (2008)
indicado por Daniel Argentino


De tempos em tempos a música (de um modo geral) é surpreendida por algo inovador, seja um cantor, uma banda, um estilo novo ou reinventado. E a música brasileira teve esse momento em 2003, quando o ator, compositor e cantor Fernando Anitelli criou um projeto inovador, uma trupe, o “Teatro Mágico”. As músicas fogem completamente do tipo e de estereótipos de música de rádio, ou vendável, letras inteligentes, com conteúdo e um som que é diferente de tudo que você possa imaginar, a trupe reúne a música, poesia, teatro e a arte circense. “Segundo Ato” (2008) é o segundo álbum do Teatro Mágico, a escolha é devido às letras, em especial “Xanéu nº 5”, uma música que faz uma critica e aborda o impacto da TV na vida das pessoas e questionamentos que nos leva a uma reflexão. Como se isso não bastasse Fernando ainda tem a companhia de Zeca Baleiro, que interpreta um trecho da música. No geral todos os trabalhos do Teatro Mágico são maravilhosos e de extrema qualidade, além de trazer algo inovador na música brasileira nos dias atuais (conteúdo), a trupe ainda mostra que é possível levar arte as pessoas através da internet e dos CDs com preços populares.

John Pizzarelli - Live At Birdland (2003)
indicado por Daniel Argentino


Eu não poderia deixar o guitarrista John Pizzarelli fora da minha lista. Ele teve grande influência sobre minha vida, principalmente pela paixão que tenho com o Jazz. Foi através da sua música que me envolvi com esse universo. Durante a década, Pizzarelli fez trabalhos excelentes (nem eu mesmo saberia citar o melhor), prestou homenagens a Nat King Cole, Frank Sinatra e a Bossa Nova, apesar disso, “Live At Birdland” é um dos meus favoritos, pela espontaneidade que só um álbum ao vivo proporciona, recheado de improvisos e um jazz de altíssimo nível, sem falar do John Pizzarelli Trio (John, Martin e Ray Kennedy), que dispensam comentários. Neste show, Pizzarelli mostrou por que é considerado um dos grandes nomes do jazz mundial. Fica a dica !

Felipe Cazaux - Help The Dog! (2007)
indicado por Daniel Argentino


Felipe Cazaux é sem dúvida um dos grandes nomes do blues nacional, como cantor, guitarrista e compositor, “Help The Dog!” apresenta de tudo, para não deixar os ouvintes mais exigentes desapontados. Apesar de ser o primeiro álbum solo, Felipe já demonstra uma personalidade forte, seu som chega a ser inconfundível, com uma pegada forte na guitarra – com um timbre sujo e solos muito bem elaborados - e com uma voz que se encaixou bastante ao estilo. Outro destaque são as composições, que vão desde o bom humor de “Got Love” até o romantismo de “Miss You” e “Positive Feeling”, e pelas críticas de “Must Be The Money”, a faixa “Gonzaga’s Blues” traz uma sonoridade regional e “So Glad” um verdadeiro blues raiz. Enfim “Help the Dog!”, um álbum indispensável para os amantes da boa música, e o melhor de tudo, é mais um músico de qualidade despontando para o cenário nacional. Como primeiro álbum agradou, agora se o Felipe continuará fazendo excelentes álbuns (como “Help The Dog”) só o tempo vai nos mostrar. Eu espero que sim.

Against Me! - Against Me! Is Reinventing Axl Rose (2002)
indicado por Arthur Vaz


Disco sensacional. Punk Rock com influências folk, ora muito gritado, ora bem melódico. Pode parecer um disco meio bagunçado pelo fato de em algumas músicas as vozes não estarem sincronizadas, mas a intenção era essa mesma. “Pints of Guiness Make You Strong”, “We Laugh at danger (And Break All The Rules)”, “Walking Is Still Honest”, “Those Anarcho Punks Are Mysterious...” e a faixa título se destacam nessa obra genial.

Foo Fighters – Echoes, Silence, Patience and Grace (2007)
indicado por Arthur Vaz


Depois do fraco “One by One”, Dave Grohl prometeu o disco definitivo dos Fighters e lançou o bom “In Your Honor”. No entanto, para mim, esse disco tem muito mais qualidade que o anterior, chegando muito perto do clássico “There is Nothing Left to Lose”. Tem os rocks característicos da banda, tem as mais radiofônicas e tem as tranquilas.

At The Drive-In – Relationship of Command (2000)
indicado por Arthur Vaz


O que me primeiro me chamou a atenção foi a presença e postura da banda no palco. Omar e Cedric sempre estão elétricos, se jogando, pulando e berrando no palco. Esse cd traz algumas músicas mais pesadas, “Sleepwalk Capsules”, “Cosmonaut”, “Rolodex Propaganda” e o hit “One Armed Scissor” e outras mais viajantes, “Invalid Litter Dept.” e “Quarantined”. Uma banda única, fazendo um som bastante peculiar. O maior disco lançado na gringa na década passada, na minha opinião.

Na próxima quinta a lista continua. Enquanto isso deixe seu comentário sobre a segunda parte do projeto.

6 comentários :

  1. Peguei uns links do seu blog pra fazer o post, viu! hahah

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Em relação a punk rock, os caras do The Gaslight Anthem fizeram um cd muito bom. Outra banda punk que lançou um cd matador é o Nothington - Road, Bridges and Ruins. Curto muito Noção de Nada, valeu pelo post. Era viciado no cd Sem Gelo deles.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. O link do CD da Zélia Ducan não está funcionando, direciona para outro.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por me avisar Alexandre. Eu vou upar o CD. Todo caso se você quiser, no Musica e Cerveja tem o link funcionando.

    Daqui a pouco eu já atualizado aqui.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Boaaa!!
    Desta vez foi mais tranquilo né??
    Outra coisa não deixar para a última hora heheheh

    Abrá!!

    ResponderExcluir
  6. Pior que dessa vez foi tranquilo mesmo; acho que a gente pegou o jeito, hahahah... Mas eu sempre acabo esquecendo de alguma coisa ;(

    E pelo que eu to vendo aqui nos comentários, temos um profeta entre nós :x Se ele estiver falando do álbum que eu to pensando, logo aparece nas postagens! :D

    Abraço!

    ResponderExcluir