quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Projeto: Os 50 Melhores Álbuns da Década


O Projeto “Os 50 Melhores Álbuns da Década”, foi uma idéia do Rafhael Vaz, dono do blog M&C – Música e Cerveja. A idéia era criar uma lista de álbuns diversificada, que não ficasse presa a um estilo/gênero ou a preferência de apenas uma pessoa. Para isso o Rafhael apresentou o projeto a mais quatro blogueiros: Eu, Luiz, Emmanuela e Arthur. Com isso a lista estava fechada e a divisão foi feita da seguinte maneira:

Cada blog seria responsável por 10 álbuns, só poderiam citar um álbum por músico/banda, independente do estilo/gênero musical. A tarefa foi mais complicada do parecia e durante o tempo estipulado nós pensamos, pensamos e repensamos. Mesmo assim, digo por experiência própria, quando eu finalmente conseguia incluir um álbum, eu me lembrava de um punhado e daí a decisão era complicada, era uma verdadeira injustiça que eu teria que cometer (risos). Alias tenho certeza, que todos participantes do projeto passaram por isso.

Cada álbum escolhido contém uma resenha bem simples e coesa, para facilitar a vida dos leitores. A lista será postada toda quinta feira, sempre de 10 em 10 álbuns, justamente para dar tempo de você baixar o álbum e ouvir. Uma das regras do projeto, é que a lista não está rankeada, isso é, os álbuns foram postados aleatoriamente. Vale lembrar que as resenhar foram feitas de acordo com o gosto musical e a opinião de cada blogueiro envolvido.

Espero que apreciem a lista, afinal ainda é o começo e tem mais 40 álbuns pela frente e que esse projeto proporcione a vocês novas descobertas musicas. Aguardamos o retorno de vocês, deixe o seu comentário sobre o projeto. Certamente isso irá nos ajudar em futuros projetos.

Blogs Participantes:

Daniel Argentino - Jazz e Rock
Rafhael Vaz - Música & Cerveja
Emmanuela - Here Comes The Zombie
Luiz - Night Diving
Arthur Vaz - Extravasando Ideias

Streetlight Manifesto - Somewhere in the Between (2007)
indicado por Emmanuela

Download Clique Aqui

Meu álbum favorito da década. Muitos escolheriam o Everything Goes Numb, mas o Somewhere In The Between é mais especial pra mim. O nomeio melhor da década porque Tomas Kalnoky foi novamente genial - mas, ao invés de escrever coisas mais pessoais, como no EGN, ele conseguiu englobar toda a humanidade numa temática do tipo "o mundo está acabando, estamos todos ferrados e vamos pro inferno!", de uma forma irônica. Irônica porque você pode interpretar o álbum como quiser: você pode prestar atenção às letras e ficar seriamente preocupado. Ou pode simplesmente curtir as músicas e dançar como se não houvesse amanhã.

Social Distortion - Sex, Love & Rock'n'Roll (2004)
indicado por Emmanuela


Download Clique Aqui

É um marco especial na história da banda por muitos motivos, creio eu. Celebra o retorno do Social D. (já que o último álbum havia sido lançado sete anos antes); mostra um amadurecimento notável de Mike Ness, que passou a compor letras mais positivas; e por fim uma bela homenagem ao guitarrista Dennis Dannell, que faleceu anos antes - deixando Ness sozinho com a banda que tinham há mais de 20 anos.

Ed Motta - Segundas Intenções do Manual Prático (2000)
indicado por Daniel Argentino


Download Clique Aqui

Apesar do último lançamento do Ed Motta “Piquenique” (2009) ser de excelente qualidade, creio que só o tempo dirá se ele ficará marcado entre os melhores da década. Mais nesta década o que ficou marcado mesmo foi “Segundas Intenções”, que segue a mesma linha do renomado “Manual Prático Para Bailes e Afins”, neste álbum Ed flerta com influências trazidas do funk, soul, samba, jazz e bossa nova. Seus parceiros também são o grande destaque do álbum, Zélia Duncan na música “A Deriva”, Lulu Santos em “Pisca Alerta” e Rita Lee com “Colombina”. Além dos destaques, “Mágica de um Charlatão”, “A Tijuca em Cinemascope” e “Outono no Rio”. Destaque para o instrumental sofisticado da banda, principalmente pelos grooves, o uso de instrumentos antigos e a maneira de como ele foi gravado. Em uma década que de certa forma foi marcada pelos seus álbuns experimentais, Ed conseguiu aliar um som sofisticado com letras inteligentes.

KISS - Sonic Boom (2009)
indicado por Daniel Argentino


Download Clique Aqui

Foram longos 11 anos de espera, o KISS não lançava um álbum inédito desde o “Psycho Circus” (1998). “Sonic Boom” veio cercado de expectativas, principalmente no que diz respeito sobre a sonoridade da banda. Mas o que se viu, foi um KISS voltando as suas origens, com uma formação consistente com Paul Stanley (guitar/voz), Gene Simmons (baixo/voz), Tommy Thayer (guitar/voz) e Eric Singer (bateria/voz), e as músicas, bom elas relembram os bons tempos de álbuns consagrados como, “Animalize”, “Lick It Up” e “Carnival of Souls”. O KISS voltou com toda energia, a espera de 11 anos, foi dura, mas ao ouvir os riffs, solos e sentir toda a energia contida nas músicas, você logo esquece que precisou esperar tanto tempo. O KISS conseguiu recompensar seus fãs.

Iron Maiden - A Matter of Life and Death (2006)
indicado por Daniel Argentino


Download Clique Aqui - Pt 1
Download Clique Aqui - Pt 2

Iron Maiden por si só dispensa comentários. É difícil encontrar um álbum que possa ser considerado o melhor da década, ainda mais em uma discografia repleta de clássicos. Porém “A Matter Of Life And Death” (2006), me chamou atenção logo pela capa, como sempre bem feita com detalhes que impressionam. Depois pela primeira música “Differente World”, uma música carregada de riffs pesados e solos estonteantes, para deixar qualquer fã de heavy metal maluco. Bruce Dickinson cantando como os velhos tempos, Steve Harris com um baixo sempre impecável e o trio Adrian, Dave e Janick mandando ver nas guitarras de maneira tão marcante e precisa e até mesmo Nicko McBrain, o eterno e competente baterista da Donzela. Junte tudo isso com letras bem elaboradas (como sempre foi a marca registrada do Iron). O resultado é o álbum “A Matter Of Life And Death”.

The Strokes - Is This It (Europe Version) (2001)
indicado por Arthur Vaz


Download Clique Aqui

Quem me conhece sabe que não sou muito de gostar das bandas na primeira audição e com o Strokes não foi diferente. Quando finalmente assisti ao clipe de “Last Nite”, achei exagerado o hype criado sobre a banda. Muito tempo depois, quando finalmente ouvi o disco inteiro, vi o que estava perdendo: rock simples, sujo e bem feito. Quase todas as músicas merecem destaques, mas “Someday”, “Take It or Leave It” e “New York City Cops” estão um pouco acima das demais. A versão do disco lançada nos EUA traz a música “When It Started” ao invés de “New York City Cops”, e por isso perde em relação à versão européia. Um dos melhores discos de estréia que já ouvi, perdendo apenas para as estréias dos Ramones e do Weezer. Hype merecido.

Weezer – Make Believe (2005)
indicado por Arthur Vaz


Download Clique Aqui

Como fã, acho os discos do Weezer sempre são muito bons. Porém, o discos anterior “Maladroit” estava abaixo da capacidade dos caras, apesar de algumas boas músicas. Em “Make Believe” o Weezer volta a a sua melhor forma: músicas pop com refrões sing-alongs, rocks com refrões pegajosos e letras emotivas. Destaco: “Perfect Situation” (fantástica), “We Are All On Drugs” e “The Other Way”. Melhor banda em atividade, para mim.

Strung Out - Agents of the Underground (2009)
indicado por Arthur Vaz


Download Clique Aqui

“Zero e Um” do Dead Fish eu gostava de um disco do estilo tanto quanto gostei deste. O "Strung Out" chega ao seu auge num disco simplesmente sensacional, no qual todas as músicas se destacam. Não tem nada o que criticar. Se tivesse sido lançado 15 anos atrás, talvez seria considerado um clássico junto “Punk in Drublic” do NOFX, “Life on a Plate” do Millencolin e outros. Um dos melhores discos do gênero que já escutei.

Randy – The Human Atom Bombs (2001)
indicado por Arthur Vaz


Download Clique Aqui

Obra-prima do Randy. Deixaram de vez um hardcore normal que faziam para se destacar fazendo um disco de punk rock muito puxado para o velho rock'n'roll. As letras, as atitudes e a disposição continuam as mesmas, mas com uma nova e melhor roupagem.

Lily Allen – It's Not Me, It's You (2009)
indicado por Arthur Vaz


Download Clique Aqui

O primeiro disco da Lily Allen é bom, mas não tem anda de extraordinário, mas esse aqui é muito bom. Canções pop com letras meio divertidas e meio darks e melodias muito boas. Esse disco pra mim foi a grande surpresa do ano passado e um dos que mais escutei. Quase não entrou na lista, mas como tirei outros 2 que já estavam em outras listas, deu pra encaixá-lo. Meu novo disco favorito do pop britânico. Ótimo.


A Lista Continua na próxima Quinta Feira (11/02)

12 comentários :

  1. Aeee!! Valeu por ter aceitado participar dessa roubada, hahahah. Mas no final das contas deu tudo certo e atingimos o nosso objetivo. Com certeza irá proporcionar um vasto conhecimento aos visitantes, assim como está proporcinando para agente.

    Como disse, espero que seja apenas o primeiro e que outros projetos estejam por vir.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima idéia. Estarei acompanhando sempre! Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, foi mais difícil do que parecia! Mas valeu muito a pena, foi divertido e a galera tá curtindo. Tomara que surjam outros projetos :D

    E o Rafhael disse uma máxima, mesmo: Maldito Blogspot! A gente fica mais tempo formatando o post do que escrevendo. hahahah

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Blog bem legal. Vi no comentário da Taverna do Bárbaro e vim conferir.

    Já está nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  5. Rafhael

    Com certeza..será o primeiro de muitos projetos.

    Brenno

    Valeu. Fique ligado que na próxima quinta o projeto continua.

    Manu

    Concordo com você...e como disse acima, será o primeiro de muitos sim. Sobre o blogger, eu quase fiquei louco ontem...arruma uma coisa e bagunçava outra. Um inferno...hahha.

    Michel

    Valeu fique a vontade rs...


    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos vcs! Essa idéia é maravilhosa. Concerteza irei baixar cada título, ouvirei e comentarei, Pois vcs merecem um feedback ao trabalho de vcs!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a idéia e sensacional o Blog, que acompanho já á algum tempo. Mas o Link do Kiss, n funciona.

    Abraços;

    Janjão

    ResponderExcluir
  8. Janjão

    Testei o link do KISS e está funcionando normalmente amigo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Ótima idéia. Aguardo o resto da lista. =P

    ResponderExcluir
  10. Curti muitoo o som do Weezer!!! Muito bom cara. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Daniel.

    Tirando o Iron, Kiss e o Ed Motta não conhecia o trabalho das outras bandas, o que eu acho ótimo, agregar cultura à nossa vida é sempre muito bom.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir