sábado, 13 de fevereiro de 2010

Márcio Faraco


2000 - Ciranda
Gênero: Brazilian Jazz/Bossa Nova/Samba



Reconhecidos no exterior e desconhecidos em seu país. Essa é a realidade de vários artistas e músicos brasileiros, que encontram lá fora a oportunidade que um dia faltou aqui. Márcio Faraco passou por isso, na tentativa de lançar seu trabalho, encontrou apenas portas fechas no Brasil e descobriu a chance para que seu sonho fosse realizado no exterior, aonde acreditaram e apostaram no seu talento musical. Não foi por falta de qualidade e muito menos de indicação, pelo contrário, Márcio teve o apadrinhamento de Chico Buarque. Na época – antes dele ir para França –Chico andava sempre com um CD demo do violonista pelo Rio de Janeiro e mostrava para todo mundo e mesmo assim não teve jeito.

“Ciranda” (2000) foi o primeiro álbum de Márcio e conta com composições próprias e de altíssimo nível. Considero o som inovador, mescla ritmos típicos brasileiros, flerta com a bossa nova, samba e um toque de baião (em algumas músicas). Márcio toca violão como poucos e dono de uma voz suave e que se encaixa perfeitamente com a melodia. As influências do violonista também merecem destaque, entre eles Milton Nascimento, Chico Buarque e João Gilberto. Inclusive o seu padrinho, Chico Buarque faz uma participação na música “Ciranda”, em um duo excelente. Destaque também para as músicas “Na Casa do seu Humberto”, “Meu Juramento”, “Baile das Mascaras”, “Nostalgia” (com a participação do músico francês Didier Sustrac nos vocais e na co-autoria. Ele que ajudou muito o Márcio na França, principalmente por intermediar os primeiros contatos com a gravadora), “Nos Braços do Redentor” e “Vida ou Game” – que retrata a realidade de muitos brasileiros no exterior.

Apesar de ter sido lançado na França, “Ciranda” tem a cara e o toque da música brasileira. Márcio é sem duvida um vencedor, tem o seu reconhecimento mais do que merecido, seu primeiro álbum vendeu mais de 60 mil cópias no exterior, desde então tem sido elogiado pela crítica especializada e pelo público. Sua música é rica, o instrumental é cativamente, transmite sentimento, suas composições têm conteúdo e são grudentas, até por que é impossível ouvir e não ficar cantarolando depois. Espero que você goste e se surpreenda, assim como aconteceu comigo. Boa Audição !

Track List

01. Ciranda
02. Na Casa Do Seu Humberto
03. Flores Pra Lemanja
04. Meu Juramento
05. Aguas Passadas
06. Baile De Mascaras
07. A Dor Na Escala Richter
08. Nostalgia
09. Vitrine Carioca
10. Nos Bracos Do Redentor
11. Vida Ou Game

Músicos Participantes:

Márcio Faraco (Violão e Voz)
Chico Buarque (Vocal) (Faixa: 1)
Wagner Tiso (Piano) (Faixas: 1,2,7,8,10)
David Chew (Violoncelo) (Faixas: 1,5,7,8)
Carlos Werneck (Baixo) (Faixas: 1,2,4,6,8-11)
Ney de Oliveira (Bateria) (Faixas: 1,4,6,8-11)
Dadá Viana (Percussão) (Faixa: 1)
Julio Goncalves (Percussão) (Faixas: 1,2,4,8,10,11)
Claudio de Queiroz (Clarinete e Flauta) (Faixas: 2,4)
Francis Varis (Acordeão) (Faixas: 3,11)
Zé Luis Nascimento (Percussão) (Faixas: 3,6)
Philippe Slominski (Trompete e Flugelhorn) (Faixa: 4)
Jacques Bolognesi (Trombone) (Faixa: 4)
Tarcísio Gondim (Cavaquinho) (Faixa: 4)
Nicolas Dautricourt (Violino) (Faixas: 5,8)
Floriane Bonanni (Violão) (Faixas: 5,8)
Glaucus de Oliveira (Saxofone) (Faixa: 6)
Didier Sustrack (Backing Vocal) (Faixas: 6,8)
Doudou N'diaye Rose Jr (Sabar) - 6
Vincent Aucante (Violão) (Faixa: 8)

Site Oficial: Márcio Faraco

Um comentário :

  1. Incrível! Não conhecia e realmente é incrível. Pra você, apesar de já vir aqui há algum tempo, é a primeira mensagem... então, parabéns! Excelente!

    ResponderExcluir