segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Hermeto Pascoal e Grupo

2003 - Mundo Verde Esperança
Gênero: Música Instrumental Brasileira


Atendendo aos pedidos do Guilherme Kenzo, estou postando um álbum do gênio brasileiro, Hermeto Pascoal.

Conhecido como “O bruxo”, é considerado por grande parte dos músicos, como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Hermeto é conhecido pela sua capacidade em extrair música de qualquer coisa que possa produzir algum tipo de som, desde chaleiras, brinquedos de plástico e até mesmo copo com água. Nascido em Lagoa da Canoa, no interior de Alagoas, desde de pequeno se empenhou em aprender a tocar flauta e sanfona, aos 11 anos já se apresentava em forrós e feiras na companhia do irmão. Atualmente, Hermeto Pascoal apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.

O álbum “Mundo Verde Esperança”(2003), foi gravado depois de um intervalo de 12 anos, neste trabalho Hermeto se apresenta ao lado do seu grupo musical, que o acompanha há 35 anos. Atualmente o grupo é composto por sete músicos: Hermeto Pascoal (teclado, chaleira, escaleta, berrante, copo com água, oito baixos, flauta-baixo...), Itiberê Zwarg (contrabaixo), Márcio Bahia (bateria), Fábio Pascoal (percussão), Vinícius Dorin (saxes e flautas), André Marques (piano) e Aline Morena (voz e viola caipira), além da participação da Itiberê Orquestra Família, comandada por Itiberê Zwarg (baixo) e formada basicamente por jovens músicos. Todas as músicas são inéditas e de autoria do próprio Hermeto, as canções prestam uma homenagem a seus netos e bisnetos, inclusive todas levam o nome de cada um. A única exceção é a faixa “Victor Assis Brasil”, que foi dedicada ao saxofonista que teve uma morte precoce em 1981.

O álbum segue o mesmo padrão dos outros trabalhos do multi- instrumentista, arranjos muito bem elaborados e surpreendentes, os improvisos são de uma espontaneidade que só Hermeto sabe fazer, se você está ouvindo o som do Hermeto pela primeira vez, vai ter a impressão de que tudo não passa de um emaranhado de notas e ritmos, mas com o tempo você começa a perceber a genialidade que contém no som desse músico que sempre esteve a frente do seu tempo. Não é a toa que até hoje “O bruxo”, ainda serve de referencia para os instrumentistas brasileiros e do mundo inteiro. Boa Audição !

Track List

01. Taiane
02. Celso
03. Airan
04. Uína
05. Caio
06. Taynara
07. Joyce
08. Ilzinha
09. Aluxan
10. Ursula
11. Camila
12. Renan
13. Victor Assis Brasil
14. Ailin

Site Oficial: Hermeto Pascoal

Um comentário :