terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ed Motta

2009 - Piquenique
Gênero: Funk/Soul/Pop



Escrever sobre um trabalho do Ed Motta é sempre uma lição pra lá de complicada. Desde 2003 quando trocou de gravadora, saindo da Universal e ingressando na Trama, Ed Motta trilhou pelo caminho da liberdade musical, prova disso foi o último álbum “Chapter 9” (2008), que foi cantado todo em inglês e o próprio Ed se encarregou de tocar todos os instrumentos, a meu ver foi uma das maiores mudanças na sonoridade do Ed, porém em se tratando de um gênio, o álbum caiu no gosto e agradou boa parte dos fãs. Outra prova dessa liberdade foi o samba-jazz que embalou o excelente “Aystelum” (2005), um álbum inovador e enigmático para muitos e o “Dwitza” (2000), um álbum quase todo instrumental. Mas como tudo tem um preço, Ed acabou pagando com a popularidade (se é que posso chamar assim) e agora com o seu novo trabalho em cena, ele traz um som que nos remete aos bons tempos do "Manual Prático Para Bailes, Festas e Afins" (1997), “Conexão Japeri” (1988) e “Entre e Ouça” (1992).

“Piquenique” foi produzido pelo próprio Ed Motta, em parceria com Silveira, já nas canções a ajuda é da sua esposa Edna Lopes, autora de onze das 12 letras e que também é responsável pela arte gráfica. O ponto forte do álbum é à volta as origens do músico, flertando intensamente com o funk e o soul, sem falar da pegada pop que tanto marcou a carreira do Ed. O som e as letras soam perfeitamente, com um ar de espontaneidade e alegria do começo ao fim, tudo sob medida e nada exagerado, as letras são gostosas e grudentas, sendo impossível ouvir apenas uma vez. Com participações especiais da cantora Rita Lee na letra da música “Nefertite” e da Maria Rita na sensual “A Turma da Pilantragem” – faixa que celebra Wilson Simonal – em um dueto sensacional com o Ed. Apesar de o álbum soar descontraído, Ed preza pelo som sofisticado e arranjos elaborados, usando e abusando de teclados e piano, em uma mescla de instrumentos digitais e analógicos. A prova disso são as faixas “Carência No Frio", uma balada digna de aplauso e as canções “Nicole Versus Cheng” e “Compromisso” ambas trazendo uma pegada jazzística, maravilhosas. Um ponto forte do álbum que me chamou a atenção, é justamente a liberdade – no sentido de cantar de maneira solta e despojada – Ed nem parece um cantor consagrado, seu vocal soa e transmite alegria, principalmente nas faixas “Pé Na Jaca”, “Piquenique”, “Mensalidade” e “Bel Prazer”, músicas que certamente irão embalar boas festas.



“Piquenique” tem tudo para despontar nas paradas de sucesso, vem sendo aceito pela crítica de um modo geral e celebrado entre os fãs, o lamentável fica por conta da gravadora TRAMA, que está pecando no quesito distribuição, já que o CD não chegou a boa parte das lojas pelo país, esperamos que isso seja solucionado o mais rápido possível. Ed Motta mostra por que é um músico conceituado e reverenciado, volta para o cenário musical (se é que ele saiu algum dia), com um som refinado, agradável e delicioso, relembrando os bons tempos de “Fora da Lei”, “Manoel”, “Vamos Dançar”, “Daqui Pro Méier” e tantas outras, um álbum que não merece ser apenas ouvido e sim “degustado” da melhor maneira possível. Apreciem sem moderação !

Track List

01. Minha Vida Toda Com Você
02. Mensalidade
03. Pé na Jaca
04. Carência no Frio
05. A Turma da Pilantragem (com participação da Maria Rita)
06. Piquenique
07. O Mestre e o Aprendiz
08. Nefertiti
09. Compromisso
10. Bel Prazer
11. Nicole Versus Cheng
12. Tanto Faz

Ed Motta "Mensalidade" (Estúdio Ensaio)


Ed Motta "Pé na Jaca" (Estúdio Ensaio)


MySpace Ed Motta: Clique Aqui para ouvir as músicas
Site Oficial: Ed Motta

5 comentários :

  1. Muito boa a resenha assim como o albúm. E o Tim Maia ainda dizia sobre o Ed Motta: O menino é bom, mas ainda tem que sofrer muuuuito de amor...rs

    abs

    http://altafidelidade.posterous.com/

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcus. Eu não conhecia essa frase do Tim Maia em relação ao Ed, mais é muito boa...rs...

    Abraço

    ResponderExcluir