sábado, 23 de janeiro de 2010

Bruce Dickinson

1997 - Accident Birth
Gênero: Heavy Metal



“Accident Of Birth” (1997) é um álbum obrigatório para todo amante de heavy metal, riffs pesado, melodia e a voz incomparável de Bruce Dickinson. Em seu quarto álbum solo, Bruce traz para seu trabalho, um som consistente, moderno e que ao mesmo nos remete aos velhos tempos. Os guitarristas Roy Z (que também é o produtor do álbum) e Adrian Smith dão o toque necessário nas músicas, com guitarras sempre precisas e pesadas ao extremo, para quem é fã da Donzela, vai pensar que existe uma certa influência, e não estão errados, afinal os solos de Adrian continuam impecáveis e nos remete ao som da Donzela, porém “Accident of Birth” tem o toque pessoal de Bruce e consegue aliar elementos que não são encontrados no Iron. Entre as faixas, destaque para “Freak”, que faz com que o álbum comece em grande estilo, com guitarras pesadas, frenética e a voz agressiva de Bruce. “Starchildren” é uma das minhas favoritas, enquanto Bruce canta com precisão, as guitarras de Adrian e Roy dão conta de segurar o ritmo pesado, e o refrão que fica grudado na sua cabeça, “We are starchildren, coming out of nowhere and to nowherereturn/ Starchildren, a hundred million souls sucked out in one breath”, alias, nesse tipo de letra, Bruce continua se superando. “Taking The Queen” tem um clima épico, um som mais cadenciado e segue a mesma linha de algumas canções, violão e voz suave, e durante a música Bruce apresenta um vocal agressivo e potente. “Darkside Of Aquarius” tem uma pegada clássica, um heavy metal moderno, porém com um ar oitentista. “Road To Hell” é contagiante, riffs rápidos, solos bem elaborados, baixo no estilo Iron Maiden e a bateria no ponto certo. A faixa titulo “Accident of Birth” é interessante, mas não é a melhor álbum, apesar do vocal agressivo do Bruce e das guitarras soarem mais pesadas do que nunca, a música possui um refrão que contagia, mais nada que impressione. “The Magician” é outra música que merece atenção no álbum, letra emblemática e instrumental preciso, Bruce mais uma vez acerta nas linhas de vocais, enquanto Roy e Adrian apresentam um dos melhores solos do álbum, é mais uma que nos remete aos tempos da Donzela. “Welcome to The Pit” não é uma faixa que está na altura das demais – na minha opinião – porém vale falar pela pegada hard rock. “Omega” pode ser considerada a balada do álbum, outra marca registrada na carreira solo e a frente da Donzela, Bruce canta com maestria e a letra como sempre excelente. Por fim “Arc Of Space”, que encerra o álbum com chave de ouro, uma bela canção acústica, com um instrumental que fascina e mostra por que Bruce Dickinson é considerado um dos grandes nomes da história do heavy metal.

“Accident Of Birth” é isso aí, um álbum certo e na voz certa, com instrumental impecável, fazendo com que seja um álbum obrigatório para todo amante do heavy. Boa Audição !

Track List

01. Freak
02. Toltec 7 Arrival
03. Starchildren
04. Taking The Queen
05. Darkside Of Aquarius
06. Road to Hell
07. Man Of Sorrows
08. Accident Of Birth
09. The Magician
10. Welcome to The Pit
11. Omega
12. Arc Of Space

Site Oficial: Bruce Dickinson

4 comentários :

  1. Daniel, muito obrigada pelas dicas em meu blog, adorei.

    Vou deixar uma dica aqui também, de um cara que tenho escutado bastante esses dias: Amos Lee. Acho que não há nada dele no blog, mas vale a pena dar uma ouvida, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Opa, vou baixar então.
    Obrigada! ;)

    Depois diga o que achou do Amos. Espero que goste.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acho esse disco do BDickinson muito bom. Talvez não seja o melhor (depende, óbvio, muito de opinião).
    Mas ARC OF SPACE é uma música inesquecível, que me teletransporta para um amor perdido...
    Enfim, recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço todos os álbuns do Bruce, e considero o "Accident Of Birth" o melhor. Mas como você mesmo disse, é questão de opinião de cada um.

    ResponderExcluir